Peixe primitivo de águas profundas vive até os 100 anos

Celacantos fêmeas também podem gestar seus filhotes por cinco anos, de acordo com um estudo de conscientização sobre o futuro dessa espécie criticamente ameaçada de extinção.

Terra já perdeu e ganhou muitos oceanos. Você sabe onde pode surgir o próximo?

Vestígios geológicos do passado remoto de nosso planeta revelam que as atuais linhas costeiras não durarão para sempre — em contrapartida, outras surgirão.

Sétimo bioma brasileiro esconde tesouro de peixes, mamíferos, aves e algas

Sistema Costeiro-Marinho foi incorporado ao mapa de biomas brasileiros pelo IBGE em 2019.

#SegredoDasBaleias – Jubartes e suas nadadeiras peitorais gigantes

As enormes nadadeiras peitorais das jubartes permitem que elas produzam empuxo suficiente para tirar o corpo inteiro da água ao saltarem.

#SegredoDasBaleias – Veja como as orcas se camuflam no oceano

As orcas são os maiores mamíferos predadores da Terra e usam diferente táticas para caçar.

#SegredoDasBaleias – Belugas criam redes de amizade que duram a vida toda

Com uma capacidade impressionante de comunicação, as belugas formam enormes grupos e vivem nas águas geladas do Ártico.

Ilhas Cagarras, no Rio: o mais novo ponto de esperança na costa do Brasil

O monumento natural, que pode ser visto da praia de Ipanema, é o segundo Hope Spot do Brasil.

O Segredos das Baleias

James Cameron produz e Sigourney Weaver narra esta série documental filmada ao longo de três anos em 24 locais para mostrar como as baleias fazem amizades para a vida toda, ensinam tradições do clã aos filhotes e sofrem pela perda de entes queridos.

Conheça cinco das mais excêntricas criaturas do fundo do mar

Enguias misteriosas, animais de vidro e bichos psicodélicos são algumas das criaturas que compõem a ainda desconhecida biodiversidade das profundezas do oceano.

Morte em massa da vida marinha na Rússia ameaça lontras e outras espécies vulneráveis

Proliferação atípica de algas pode ser a causa da dizimação da vida marinha do fundo do mar, gerando uma onda de efeitos devastadores.

Milhares de pinguins estão morrendo nas praias brasileiras - muitos com lixo no estômago

Uma máscara facial encontrada no estômago de um pinguim-de-magalhães no litoral de São Paulo acende novo alerta sobre a poluição do oceano.

Brasil Selvagem: viaje pelo mundo das tartarugas marinhas em 360

As tartarugas marinhas apresentam uma alimentação variada, que muda de acordo com a espécie e com a idade. Algas são parte de sua alimentação e ela geralmente encontra esse alimento em grandes áreas entre a praia e a barreira de coral.

Brazil Azul, no National Geographic

O Brasil é um mar azul aberto para ser navegado. Viaje com a gente pelo céu ou pelo mar, não importa o seu destino.

Brasil Selvagem: navegue com os atobás pela Ilha Siriba, no arquipélago de Abrolhos, em 360

A Ilha Siriba é dominada pelos atobás mascarados, que constroem seus ninhos em todos os locais. s pais se revezam para ficar sempre cuidando dos ovos e filhotes. Veja de perto como é estar na ilha, lado a lado com o um atobá.

Brasil Selvagem: descubra os caranguejos chama-marés da Ilha dos Lençóis em 360

Na Ilha dos Lençóis, milhares de caranguejos se aproveitam do recuo da maré baixa pra sair das tocas atrás de comida. Os machos possuem uma pinça maior do que a outra. Você consegue identificá-los neste experiência 360?

Brasil Selvagem: viaje pela Ilha das Cobras em 360

Quantas jararacas você consegue ver? A ilha Queimada Grande, no litoral sul de São Paulo, possui uma população estimada de 2 mil jararacas-ilhoa, uma espécie de serpente venenosa que só existe por ali, o que torna a ilha uma das mais perigosas do mundo.

Brasil Selvagem: navegue pela Mata Atlântica em 360

A água está no cerne da vida na Mata Atlântica, principal bioma de nossa Costa Verde. Em constante movimento e sob variadas formas, é a água que está sempre nutrindo e apoiando toda biodiversidade ligada a essa rica floresta. Você consegue ver o sapo?

Brasil Selvagem: embarque nas belezas de Fernando de Noronha em 360

As piscinas de marés de Fernando de Noronha são ambientes ricos e muito frágeis, onde vivem centenas de caranguejos aratus que se deslocam com o movimento da maré em busca de algas suculentas que surgem com a baixa-mar.

Tubarões em grave declínio em recifes de todo o mundo

No maior estudo do gênero, cientistas constataram ausência de tubarões que vivem próximos a recifes de coral em 58 países. Mas ainda há esperança.