• Descubra National Geographic
  • Cadastre-se
National Geographic
National Geographic
  • Programação na TV
  • Coronavírus
  • Disney+
  • Quintas Confidenciais

Imagens impressionantes da Terra

Confira a magnitude das cores e formas criadas pela movimentação do nosso planeta.

Published 25 de jun de 2019 15:33 BRT
CADEIA DE VIRUNGA - A lava sai de uma fissura nas montanhas de Virunga, na República ...
CADEIA DE VIRUNGA - A lava sai de uma fissura nas montanhas de Virunga, na República Democrática do Congo. A cadeia de Virunga faz parte do sistema do Vale do Rift da África Oriental, que marca a fronteira entre duas placas: a placa núbia a oeste e a placa da Somália a leste. O vale do rift é um exemplo clássico de um limite de placa divergente.
Foto de Chris Johns
MONTE ETNA - Um rio de lava derretida flui através de um canal em lava endurecida após uma erupção no Monte Etna, na Sicília, Itália. O Monte Etna, um dos vulcões mais ativos da Europa, foi criado pela subducção de parte da placa africana que se movia para o norte sob a placa eurasiana.
Foto de Carsten Peter
THINGVELLIR - Pessoas caminham na sombra dos penhascos no Parque Nacional Thingvellir, na Islândia. O cume divergente de Mid-Atlantic eleva-se acima do nível do mar, com a placa norte-americana a oeste e a placa eurasiana a leste.
Foto de Crispin Rodwell/Alamy
SAN ANDREAS - Correntes de compensação são cortadas na planície de Carrizo ao longo da falha de San Andreas na Califórnia. Com mais de 1.100 quilômetros, a falha é a fronteira entre as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte. O trecho da falha que atravessa Carrizo Plain é muito bem definido porque a terra é árida e a falha não foi significativamente erodida.
Foto de W.A. Rogers
RAPLEE RIDGE - Parte do Monument Upwarp no sudeste de Utah, é um anticlinal longo e estreito que se formou entre 70 milhões e 50 milhões de anos atrás.
Foto de Michael Collier
MEIO-ATLÂNTICO - Um peixe Zoarcidae nada perto de poliquetas no meio do Atlântico no Oceano Atlântico. O cume do meio-Atlântico é um exemplo de limite de placa divergente e é uma área onde o novo fundo do mar está sendo criado
Foto de Emory Kristoff
FUMEGANTES NEGROS - Uma nuvem de fluidos hidrotermais flui de uma chaminé mineral ao longo da Cordilheira do Meio Oceano, na costa oeste do México. Fontes fumegantes escuras são comuns em zonas que se espalham nos limites das placas. As chaminés são feitas de sulfuretos de chumbo, ferro, manganês e zinco, pelas quais expelem a água do oceano superaquecida. Eles também abrigam formas de vida exóticas, muito abaixo do alcance da luz do sol.
Foto de Al Giddings
TORRES DEL PAINE - O nascer do sol aquece o extremo sul dos Andes, durante uma rara pausa no clima do Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. A Cordilheira dos Andes, que abrange toda a costa ocidental da América do Sul, formou-se quando a placa de Nazca foi subduzida sob a placa sul-americana.
Foto de Peter Essick
DANAKIL - Enxofre, sal e outros minerais colorem a cratera do vulcão Dallol, parte da Depressão Danakil na Etiópia. A 48 metros abaixo do nível do mar, Dallol é o vulcão terrestre mais baixo da Terra.
Foto de Carsten Peter
VALE DO RIFT - Um avião lança uma sombra sobre as águas vermelhas do Lago Natron na Tanzânia, parte do Vale do Rift da África Oriental. O tom vermelho da água é devido às algas que vivem dos sais expelidos de vulcões próximos. O sistema do vale começa no norte da Síria e se estende por toda a África Oriental até Moçambique.
Foto de

George Steinmetz, National Geographic

GOLFO PÉRSICO - Duas placas tectônicas colidem. A placa da Arábia (inferior esquerda) está subindo na placa Eurasiana (canto superior direito). O Golfo Pérsico (em cima) e o Golfo de Omã (parte inferior) já foram o local de uma fenda, um lugar onde duas placas se separam, e o Oceano Índico preencheu o espaço entre as duas placas. No entanto o processo se inverteu e, há cerca de 20 milhões de anos, o golfo começou a se fechar. O choque das duas placas continentais dá ao Irã seu terreno montanhoso.
Foto de

Jacques Descloitres, MODIS Land Rapid Response Team, NASA/GSFC

MAR VERMELHO - Uma mesquita domina as aldeias agrícolas de Adi Caieh, Eritreia. Escarpas de fenda à distância, agora fortemente erodidas, uma vez contornaram a Península Arábica antes que o Mar Vermelho se abrisse. As escarpas mudaram quando a crosta continental se deslocou para o oeste, quando o mar se formava durante um período de 30 milhões de anos.
Foto de Chris Johns
Veja outros meses
Mais informações

Seguir

facebooktwitterinstagramflipboardyoutube

Política de Privacidade (ATUALIZADA)Termos de UsoSobre National GeographicAnúncios com base em interessesProteção de Dados no Brasil