Fotos dos Patrimônios Culturais Mundiais no Brasil enviadas por nossos leitores
A lista da Unesco conta com 18 importantes bens brasileiros espalhados de norte a sul do país.
Publicado 12 de jun. de 2019, 14:41 BRT, Atualizado 13 de jun. de 2019, 14:28 BRT

Cidade Histórica de Ouro Preto | Primeiro bem brasileiro inscrito em qualquer das listas de patrimônios da Unesco, Ouro Preto (MG) ganhou o título de Patrimônio Cultural Mundial em 1980.
Foto de Leonardo Homssi, Sua FotoCentro Histórico de Salvador da Bahia | Pôr do sol visto do alto do Elevador Lacerda, importante atração turística de Salvador (BA). A cidade se tornou, em 1558, o primeiro mercado de escravos do Novo Mundo, com escravizados que chegavam para trabalhar nas plantações de açúcar.
Foto de André Lima Olivieri, Sua FotoCentro Histórico de Salvador da Bahia | Com o título de Patrimônio Mundial outorgado em 1984, a primeira capital do Brasil, Salvador, se destaca como ponto de convergência das culturas africanas, indígenas e europeias, além de um conjunto arquitetônico colonial que inclui edificações civis, religiosas e militares dos séculos 17 a 19.
Foto de Tiago Martins Rodrigues, Sua FotoMissões Jesuítas Guaranis | A igreja de São Miguel das Missões é a estrutura mais bem conservada de todo o complexo de missões construídas em territórios guaranis na Argentina – quatro – e no Brasil – uma.
Foto de Maysa Brandao Frizo, Sua FotoSantuário de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas | Para a Unesco, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas (MG) traz exemplos do ápice da arte cristã na América Latina, principalmente nas obras de Aleijadinho. Por isso foi considerado Patrimônio da Humanidade em 1985.
Foto de Leandro Aguiar, Sua FotoRio de Janeiro, Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar | O Patrimônio Cultural Mundial no Rio de Janeiro inclui o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado, assim como toda a paisagem de Copacabana.
Foto de Angelo Maragno, Sua FotoCidade Histórica de Ouro Preto | O sol ilumina as ruas de Ouro Preto (MG) cujo valor histórico foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1980.
Foto de Gisele Carvalho Reginatto Machado, Sua FotoParque Nacional Serra da Capivara | A região da serra da Capivara no estado do Piauí, que não é escassa em atrativos naturais, foi considerada Patrimônio Cultural por desenhos feitos por comunidades primitivas há mais de 25 mil anos – dos mais antigos da América do Sul.
Foto de Marcelo Ismar Santana, Sua FotoCentro Histórico de Goiás | A tradicional procissão do fogaréu ocorre toda Semana Santa desde o século 18 na antiga capital de Goiás, declarada Patrimônio Cultural Mundial em 2001.
Foto de Danilo Ramos, Sua FotoCentro Histórico da Cidade de Goiás | A cidade cidade de Goiás tem sido referência em como utilizar o título da Unesco para melhorar as políticas de conversação e trazer benfeitorias para a comunidade em geral.
Foto de Túllio Morais Franca, Sua FotoCentro Histórico de Diamantina | A Catedral Metropolitana de Santo Antônio, em Diamantina (MG), foi construída no século 20 para substituir a antiga igreja colonial de Santo Antônio. O complexo histórico dessa cidade mineira foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1999.
Foto de Eurípedes Afonso da Silva Neto, Sua FotoCentro Histórico de Olinda | Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife, em Olinda (PE). Localizada na região metropolitana de Recife, Olinda foi reconstruída por portugueses depois de ser saqueada por holandeses e declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1982.
Foto de Gisele Carvallo Reginatto Machado, Sua FotoCentro Histórico de São Luís | Fundada por franceses, ocupada por holandeses e depois tomada por portugueses, São Luís (MA) sofreu influências de diferentes tradições arquitetônicas europeias. O título de Patrimônio Mundial foi concedido Unesco em 1997.
Foto de Ruy Barros, Sua FotoBrasília | A catedral de Brasília (DF) é um dos monumentos emblemáticos da capital que integram o Plano piloto desenhado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A cidade recebeu o título de Patrimônio da Humanidade em 1987.
Foto de Eurípedes Afonso da Silva Neto, Sua FotoBrasília | Pôr do sol em Brasília (DF). O Plano Piloto da capital federal, desenhado principalmente pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou o título de Patrimônio da Humanidade ainda em 1987, apenas 27 anos depois da cidade ser fundada.
Foto de Ivan Mattos, Sua FotoConjunto Moderno da Pampulha | Projetado por Oscar Niemeyer com paisagismo de Roberto Burle Marx e contanto com obras de Cândido Portinari, a construção da Pampulha terminou em 1943 e o conjunto arquitetônico recebeu a honraria da Unesco em 2016.
Foto de Eduardo Oliveira, Sua FotoPraça São Francisco na Cidade de São Cristóvão | Cercada por edifícios históricos, como a Igreja e a Santa Casa de Misericórdia e o Palácio Provincial, a praça São Francisco na cidade de São Cristóvão (SE) representa uma fusão particular de traços arquitetônicos portugueses e espanhóis. Foi inscrita na lista de Patrimônios Mundiais em 2010.
Foto de Alisson Luz, Sua Foto