Doces e cheias de graça: O esplendor das abelhas em 10 imagens
Elas são fonte de vida e essenciais para a economia: confira nossas fotos favoritas desses queridos insetos.
Publicado 29 de jul. de 2019, 16:39 BRT

OS PÁSSAROS E AS ABELHAS
As abelhas visitam as flores para obter alimento, o pólen adere aos pelos do corpo da abelha e é passado para a próxima flor, o que ajuda na reprodução das plantas.
Foto de Anand Varma, Nat Geo Image CollectionCAÇADORES DE MEL
Um homem de Bangladesh utiliza fumaça para atordoar as abelhas melíferas silvestres e um facão para cortar o favo de uma árvore. Durante a estação da colheita, os caçadores de mel ganham cerca de um terço de sua renda anual.
Foto de Tim Lamán, Nat Geo Image CollectionPODE ME CHAMAR DE ABELHA-RAINHA
Cada colônia tem uma rainha. Depois da eclosão do ovo da rainha, ela parte em um voo para acasalar e armazena até seis milhões de espermatozoides em seu abdômen. Depois, ela bota dois mil ovos por dia, determinando se o ovo dará origem a um macho ou a uma fêmea.
Foto de Anand Varma, Nat Geo Image CollectionDINHEIRO DO MEL
Apicultores comerciais, como Bret Adee nesta foto, transportam por caminhão milhares de colmeias por todos os Estados Unidos para polinizar diferentes lavouras comerciais. As abelhas respondem por US$ 15 bilhões da economia dos Estados Unidos.
Foto de Anand Varma, Nat Geo Image CollectionCALÇAS DE PÓLEN
As abelhas armazenam o pólen nos pelos rígidos das pernas, conhecidos como cestas de pólen. O pólen é utilizado como alimento para o desenvolvimento das abelhas. O néctar, que é aspirado pela probóscide da abelha, é levado de volta à colmeia, onde é evaporado e se transforma em mel.
Foto de Scott Leslie, Minden Pictures, National GeographicPROTEGER-SE OU NÃO, EIS A QUESTÃO
Alguns apicultores usam um traje completo com luvas, outros apenas um véu e outros ainda não usam nenhuma roupa de proteção sequer. Após algumas ferroadas, o corpo desenvolve tolerância de forma que quase não há reação.
Foto de Amy Toensing, Nat Geo Image CollectionASAS DE ÁGUA
Assim como qualquer outro ser vivo, as abelhas precisam de água para sobreviver. No verão, uma colmeia precisa de no mínimo um litro de água por dia.
Foto de Karine Aigner, Nat Geo Image CollectionLAR HEXAGONAL
Esta foto mostra a etapa da metamorfose das pupas em abelhas adultas. Aos 10 dias de idade, as abelhas secretam cera, que então utilizam para construir favos de mel perfeitamente hexagonais. Por que hexagonais? O formato oferece o máximo de espaço utilizando a menor quantidade de cera possível.
Foto de Anand Varma, Nat Geo Image CollectionLANCHINHO DOCE
Uma integrante da comunidade Hadza, formada por caçadores-coletores, os últimos do mundo a se dedicar em período integral à caça e à coleta, morde um favo recém-coletado. Além de ser fonte de energia e de doçura, alguns utilizam o mel para cuidar da pele e aliviar a febre do feno.
Foto de Matthieu Paley, Nat Geo Image CollectionENXAME AO PÔR DO SOL
No Panamá, as abelhas africanas formam enxames em volta de uma flor do gênero Ochroma logo após o pôr do sol. As abelhas africanas, embora mais agressivas que as outras raças, também são mais resistentes a doenças e costumam produzir mais mel.
Foto de Christian Ziegler, Nat Geo Image Collection