Vestígios arqueológicos recontam a história da ocupação da Amazônia mato-grossense
Publicado 4 de jul. de 2019, 23:14 BRT, Atualizado 21 de ago. de 2019, 11:38 BRT

Cerâmica coletada na região do sítio arqueológico Cadeado, na região da Usina Hidrelétrica Teles Pires, pela empresa Documento com apoio do Instituto Homem Brasileiro, em Mato Grosso. Tradição dos povos do cluster Teles Pires, área da Cachoeira Sete Quedas.
Foto de Juliana AriniMaterial lítico, ponta de flecha polida coletada em sítio arqueológico da região da Usina Hidrelétrica de Sinop pela empresa Arqueo, em Mato Grosso. Será exposta no Museu de História Natural da Casa Dom Aquino, em Cuiabá (MT).
Foto de Juliana AriniCerâmica coletada em sítio arqueológico da região da Usina Hidrelétrica de Sinop pela empresa Arqueo, em Mato Grosso. Será exposta no Museu de História Natural da Casa Dom Aquino, em Cuiabá (MT).
Foto de Juliana AriniMaterial lítico, machados polidos e amoladores coletados em sítio arqueológico da região da Usina Hidrelétrica de Sinop pela empresa Arqueo, em Mato Grosso. As peças serão expostas no Museu de História Natural da Casa Dom Aquino, em Cuiabá (MT).
Foto de Juliana AriniCerâmicas coletadas em sítio arqueológico da região da Usina Hidrelétrica de Sinop pela empresa Arqueo, em Mato Grosso. As peças serão expostas no Museu de História Natural da Casa Dom Aquino, em Cuiabá.
Foto de Juliana AriniCerâmica coletada em sítio arqueológico da região da Usina Hidrelétrica de Sinop pela empresa Arqueo, em Mato Grosso. As peças serão expostas no Museu de História Natural da Casa Dom Aquino, em Cuiabá (MT).
Foto de Juliana AriniCerâmica da tradição tupi coletada em sítio arqueológico da região da Usina Hidrelétrica Teles Pires, pela empresa Documento, com apoio do Instituto Homem Brasileiro, em Mato Grosso.
Foto de Juliana AriniCerâmicas da tradição tupi coletadas em sítio arqueológico da região da Usina Hidrelétrica Teles Pires pela empresa Documento com apoio do Instituto Homem Brasileiro, em Mato Grosso.
Foto de Juliana AriniMachados de pedra polida de sítios arqueológicos da Usina Hidrelétrica Teles Pires, coletados pela empresa Documento com apoio do Instituto Homem Brasileiro, em Mato Grosso. Tradição pré-histórica, área da Cachoeira Sete Quedas, datação de até 10 mil anos.
Foto de Juliana AriniEscavadeira de pedra e ponta de lança de sítios arqueológicos da Usina Hidrelétrica Teles Pires, coletados pela empresa Documento com apoio do Instituto Homem Brasileiro, em Mato Grosso. Tradição pré-histórica, área da Cachoeira Sete Quedas, datação de até 10 mil anos.
Foto de Juliana AriniCerâmicas coletadas em caverna no sítio arqueológico da Fazenda Ponta do Paranaíta, na região da Usina Hidrelétrica Teles Pires, pela empresa Documento com apoio do Instituto Homem Brasileiro, em Mato Grosso. Tradição dos povos do cluster Teles Pires, área da Cachoeira Sete Quedas.
Foto de Juliana Arini