A floresta amazônica contribuiu para a ‘pequena era do gelo’ do século 17?

Cientistas encontraram novas evidências ao examinarem uma teoria de que a regeneração da Amazônia após a colonização europeia afetou o clima global.
4:20

Combatendo a hiperdoença – como uma aldeia do Xingu passou ilesa pela pandemia

Agora vacinados, os kuikuro não tiveram mortes por covid-19. O esforço de guerra foi registrado pelo cineasta indígena Takumã Kuikuro.

Na luta por demarcação de terra no Pará, indígenas enfrentam novas ameaças

Terra Indígena Maró é reivindicada pelos povos borari e arapium há 20 anos, mas esse e outros 16 processos que esperam por homologação do Ministério da Justiça estão travados. Enquanto isso, pressão de madeireiros e invasores continua.

Quem assassinou essa família indígena na Amazônia peruana? E por quê?

Os trágicos assassinatos de membros de um povoado que já viveu sem contato externo mostram como deixar o isolamento pode ser perigoso.

Morte de anciãos por covid-19 ameaça línguas indígenas do Brasil

“Estamos muito preocupados”, lamenta líder indígena. “Eles têm tanto a contar.”

Mulheres indígenas lideram esforços no combate à pandemia

Entre o luto e a luta, elas arrecadam e destinam doações, protegem aldeias, dão suporte espiritual e comandam importantes associações.

O que são os geoglifos milenares destruídos por trator na Amazônia acreana

Valas de até dez metros de largura abertas por povos indígenas foram aterradas para dar lugar a plantação de milho.

"Nós já estávamos de quarentena, vivendo numa condição de quase refugiados", diz Krenak

Em entrevista para a National Geographic, o escritor Ailton Krenak fala sobre a luta indígena, o enfrentamento da pandemia por sua comunidade, o Brasil diante do colapso e por que se sente um refugiado dentro de seu próprio território. 

Indígenas recorrem à medicina tradicional no tratamento contra a covid-19

Desassistidas pelo sistema de saúde, comunidades indígenas incorporam elementos de suas próprias culturas – como chás e benzimentos oferecidos por pajés – às técnicas médicas convencionais.

Indígenas veem tradição e cultura se perderem à medida que coronavírus vitima os guardiões dos saberes antigos

Em diversas etnias, os mais velhos têm o papel de transmitir oralmente o conhecimento aos mais novos. A pandemia da covid-19 ameaça não apenas as vidas nas aldeias brasileiras, mas toda a ancestralidade das comunidades tradicionais.

Jovens indígenas sofrem impacto mais agressivo do coronavírus que a média brasileira na mesma faixa etária

Elo mais frágil entre povos que sobrevivem a desigualdades históricas, crianças e adolescentes indígenas representam 5% das vítimas da covid-19 em suas comunidades.

Primeiras mortes causadas pelo coronavírus em comunidades indígenas na Amazônia

“A covid-19 possui terreno fértil para rápida disseminação entre as populações que vivem na Amazônia”, segundo presidente de grupo de direitos humanos.

Entenda a polêmica em torno da mineração em terras indígenas

Governo Federal prepara proposta para regulamentar atividade minerária em áreas demarcadas. Requerimentos de pesquisa mineral já abrangem 30% das TIs.

Fotos: Conheça os “sobreviventes” de um genocídio que nunca existiu

Indígenas caribenhos conhecidos como taínos descrevem como a história de seu povo foi apagada — e o que estão fazendo para recuperá-la.

Quem é Raoni Metuktire, caiapó apontado como candidato ao Nobel da Paz

O cacique é uma das vozes mais importantes pela preservação da floresta desde os anos 1960. Este ano, atacado por Bolsonaro, Raoni voltou a se encontrar com líderes europeus, como o papa Francisco e o presidente Macron. 

Escavações em obras de novas hidrelétricas revelam riqueza arqueológica em Mato Grosso

Cerâmicas, ferramentas de pedra polida, desenhos rupestres e urnas funerárias recontam a história da ocupação humana da ancestralidade dos povos indígenas do Alto Tapajós. 

Patrimônios da Humanidade, capoeira, Círio de Nazaré e frevo contam a história do Brasil

Unesco reconhece seis bens imateriais brasileiros como saberes e hábitos humanos que ajudam a registrar e preservar a história do país. 

Abrigos lotados, acampamentos improvisados e viadutos – a dura vida dos venezuelanos em Manaus

O Amazonas é um dos estados brasileiros que recebeu mais imigrantes vindos da Venezuela. Uma parcela mora em abrigos lotados, mas grande parte vive em condições precárias.

Ditadura militar quase dizimou aldeia waimiri-atroari — e índígenas temem novo massacre

De 1974 a 1983, grandes obras na Amazônia serviram de pretexto para genocídio cometido pelo regime, por meio de bombardeios, chacinas e destruição de locais sagrados. Aldeia vive, ainda hoje, sob nova ameaça do governo.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados