Holi 2023: conheça o festival mais colorido da Índia

Confira estes 9 fatos para conhecer o significado por trás da celebração hindu.

Por Christine Bednarz
Publicado 7 de mar. de 2023, 10:15 BRT

Na Índia, cada estado celebra o Holi de forma diferente. Aqui em Uttar Pradesh, as mulheres de Nandgaon (casa do deus hindu Krishna) atacam os homens de Barsana (cidade natal de Radha) com varas de madeira, reencenando a lenda.

Foto de Ajay Aggarwal Hindustan Times Getty Images

Uma nuvem caleidoscópica paira sobre a Índia, onde os foliões marcam a chegada da primavera brincando com pós coloridos, água e inundando as ruas com diversão. Holi pode ser tradicionalmente hindu, mas todos são iguais durante este feriado. Este ano, em 8 de março, a cor ocultará todas as linhas de classe, o sistema de castas desaparecerá e os estrangeiros se juntarão aos locais.

Por baixo da dança e do caos colorido, encontra-se uma cultura única e uma tradição profundamente enraizada. Aqui está o que você precisa saber sobre o Holi.

1. Holi: o início da diversão 

A festa colorida apenas é uma parte do Festival Holi. Na noite anterior, em Holika Dahan (a noite das fogueiras), os foliões incendiam uma efígie simbólica para comemorar a morte do demônio Holika. As pessoas jogam o famoso pó colorido no Rangwali Holi, o segundo e mais famoso dia do festival. Os participantes da festa se preparam muito mais cedo comprando o pó, e as crianças praticam sua pontaria com entusiasmo. Na região de Braj, na Índia, as celebrações de Holi se estendem por 16 dias.

2. O triunfo do bem sobre o mal

Holi recebe o nome de Holika, a irmã demoníaca do malvado rei Hiranyakashyap na mitologia hindu. Segundo a história, o rei vilão tentou proibir seu filho Prahlad de adorar um dos deuses hindus, Vishnu, mas Prahlad persistiu apesar de seu pai. Então, o rei ordenou que Prahlad e Holika (que era imune ao fogo) se sentassem em uma pira, uma estrutura de madeira para queimar os corpos como parte de um funeral ou execução. Quando as chamas os atingiram, Holika queimou até morrer, apesar de sua imunidade ao fogo, e milagrosamente Prahlad prevaleceu porque pediu a ajuda a Vishnu. Assim, as celebrações do Holi servem como um lembrete do triunfo do bem sobre o mal, refletindo a crença hindu de que a fé e a devoção levam à salvação que pode ser alcançada por aqueles que acreditam.

3. Explosão de sabor no Holi

Famílias em toda a Índia preparam com carinho o gujiya, um doce parecido com um bolinho recheado com frutas secas e nozes temperadas com cardamomo. Existem inúmeras variações, mas os recheios comuns incluem pistache, castanha de caju, coco e passas, que todos apreciam durante o ardente Holika Dahan.

mais populares

    veja mais

    Lathmar Holi, comemorado alguns dias antes do festival Holi real nas cidades de Barsana e Nandgaon, pode ser traduzido como "aquele Holi em que as pessoas batem com paus".

    Foto de STR AFP, Getty Images

    4. Brinde com leite de cannabis

    Algumas pessoas brindam Holi com bhang (uma bebida láctea misturada com uma pasta de brotos e folhas de canábis cultivadas no alto do Himalaia). Conectado ao poderoso deus monge Shiva através da mitologia, este milk-shake de canábis é consumido há 3 mil anos e vendido em lojas de bhang administradas pelo governo.

    5. Por que as cores do Holi?

    Diz a lenda que depois de ser amaldiçoado com pele azul por um demônio, Krishna temia que sua esposa de pele clara, Radha, não o amasse mais. Quando ele reclamou com sua mãe Yashoda, ela lhe respondeu a modo de brincadeira que podia pintar o rosto de Radha da cor que ele escolhesse, e então ele o fez. Os pigmentos multicoloridos, chamados gulal, lembram a história de amor de Krishna.

    Um trabalhador peneira pó colorido, conhecido como gulal, dentro de uma fábrica de vilarejo nos arredores de Siliguri. Embora a importação dos produtos seja frequente e barata, há um movimento crescente de retorno à produção nacional da Índia.

    Foto de Diptendu Dutta AFP, Getty Images

    6. Raízes naturais e modernizadas

    Antigamente, o gulal era feito de flores, especiarias e outros materiais naturais, como o brilhante coral indiano e as plantas chama-da-floresta, e ofereciam propriedades medicinais e benefícios para a pele. Em meados do século 19, tornaram-se comuns os corantes sintéticos. Hoje, a maior parte do gulal usado durante o Holi é sintético da China, mas o governo indiano está promovendo os produtos nacionais e os corantes à base de plantas. Em 2012, cerca de 200 pessoas foram internadas em um hospital de Mumbai por causa de envenenamento por corante.

    7. Cores significativas do Holi

    Muito mais do que pintar um quadro bonito, as cores têm um significado especial. O vermelho simboliza amor, fertilidade e matrimônio. O azul representa Krishna e o verde representa novos começos.

    O vermelho simboliza amor, fertilidade e matrimônio.

    Foto de Pankaj Nangia India Today Group, Getty Images

    8. Limpeza do corpo

    Para prevenir desastres e manchas do gulal, é importante hidratar bem o cabelo e a pele. As roupas normalmente não sobrevivem. 

    9. Juntando-se à diversão do Holi

    Holi se expande muito além do continente indiano. Os hindus comemoram em Bangladesh, no Paquistão e também em outros países com grandes populações de imigrantes indianos, como Suriname, África do Sul e Malásia. O Reino Unido e os Estados Unidos também realizam festas, shows e eventos em todo o país.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados