A Atlanta que você precisa conhecer: natureza e arte se combinam para tornar a viagem inesquecível

Aqueles que chegam à capital do estado da Geórgia têm a chance de se deixar levar pelas opções únicas da cena artística e da natureza exuberante de Atlanta. Explore essa cidade incrível de uma maneira diferente!

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de dez. de 2023, 13:32 BRT
A Earth Goddess (Deusa da Terra) é uma escultura de 7 metros com mais de 18 ...

A Earth Goddess (Deusa da Terra) é uma escultura de 7 metros com mais de 18 mil plantas.

Foto de National Geographic Creative Works

Atlanta, a capital do estado norte-americano da Geórgia, foi fundada em 1837 e é uma referência no sul do país. A perfeita integração da natureza com seus arranha-céus e as mais variadas opções culturais fazem dessa cidade um destino imperdível na rota de qualquer viajante que sonha em ultrapassar os limites. 

Com locais e atividades atraentes para todas as idades, a experiência única em Atlanta já começa na aterrissagem do voo no movimentado aeroporto. Nesse momento, os visitantes podem ter um panorama da paisagem por um visual envolvente que transforma os turistas em espectadores. 

National Geographic Creative Works te convida a encontrar seu roteiro ideal com este guia para encontrar três lugares imperdíveis em Atlanta.

 

Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson: o mais movimentado do mundo

A cidade segue crescendo e é considerada um centro capaz de transportar o viajante para as mais diversas partes do mundo, muito por conta de seu aeroporto internacional. Isso porque o Hartsfield-Jackson é o aeroporto mais movimentado do mundo em termos de voos diários, como informa o site oficial do Estado de Atlanta e a OAG (maior rede internacional de dados de voos).

Mas o Hartsfield-Jackson é muito mais do que um aeroporto: é uma viagem em si. Ele possui um programa de artes que integra exposições permanentes e temporárias, além de apresentações musicais que conquistam os visitantes assim que aterrissam, entre outros destaques descritos em seu site oficial.

Uma obra de destaque dentro do local é a Flight Paths, uma instalação artística multidimensional que simula uma floresta da Geórgia por meio da fusão de luz, som e vídeo. Ela foi produzida pelo artista norte-americano Steve Waldeck, que levou 13 anos para dar vida à obra. 

A peça, com cerca de 140 metros de comprimento, foi concluída em 2016 e está localizada entre os terminais A e B, convidando você a olhar para cima e apreciar as belezas de Atlanta desde o primeiro momento.

O Aeroporto Hartsfield-Jackson é o principal da região e recebe voos internacionais com visitantes da Europa, Ásia, Caribe, África e Américas Central e do Sul. Os turistas podem chegar à cidade pela Delta Air Lines, uma das companhias aéreas que oferece voos diretos entre a cidade norte-americana e países como Brasil, Colômbia e Peru.

High Museum of Art: referência na região

O passeio pela cidade pode continuar no High Museum of Art, um museu imperdível para quem está em busca de cor e criatividade. Segundo a própria instituição, o lugar possui um acervo de mais de 19 mil obras que acompanham os visitantes no processo de aproximação com a arte, os artistas e o processo criativo.

Além de ser o maior museu de artes visuais da região, ele reflete não apenas a singularidade de Atlanta, mas também serve como porta de entrada para a rica diversidade de obras vindas de todo o mundo, abrigando coleções de arte africana, americana e europeia.

O High Museum of Art tem mais de 19 mil obras que aproximam a arte e o processo criativo

Foto de ANTHONY BERENYI SHUTTERSTOCK

Graças a variedade de peças de seu acervo, o High Museum explora a ampla diversidade do trabalho artístico ao longo do tempo, exibindo arte popular e autodidata, além de arte moderna, contemporânea e fotografia.

Atlanta Botanical Garden: beleza e diversidade natural 

O local abriu suas portas em 1976 e, desde então, tem conquistado todos os visitantes da cidade. É um oásis urbano no coração de Midtown, e convida as pessoas a se inspirarem na natureza. O jardim botânico de Atlanta, que fica ao lado do Piedmont Park, é um refúgio para conhecer e descobrir belas espécies de plantas e flores. 

Um dos destaques do local é o Cascade Garden, onde se encontra uma verdadeira obra de arte: a Earth Goddess (Deusa da Terra), uma escultura de sete metros de altura criada pela Mosaïcultures Internationales de Montreal (do Canadá) durante a exposição Imaginary Worlds em 2013 e 2014. Ela é feita de hastes e chapas de aço que proporcionam um espaço perfeito para as plantas e flores que a compõem.

Com cabelos ondulados e a mão estendida derramando água, a Deusa da Terra se tornou parte da coleção permanente do jardim botânico da cidade após o encerramento da exposição. Desde então, a bela obra é renovada a cada primavera com milhares de plantas mantidas por um sistema de irrigação interno.

A capital do estado da Geórgia oferece locais que vão além e combinam natureza e arte

Foto de National Geographic Creative Works

Mas isso não é tudo. Em 12 hectares, os visitantes do Atlanta Botanical Garden podem explorar renomadas coleções de plantas e belas exposições ao ar livre. Outro destaque é o jardim infantil, acessado pela charmosa Ponte das Flores. Lá, os visitantes encontram um pomar, um pântano, viveiro de abelhas e várias espécies de plantas.

Além disso, o Botanical Garden abriga o tranquilo Storza Woods, uma floresta urbana imperdível em Atlanta. Ela possui uma variedade de jardins e uma ponte sinuosa de mais de três metros de largura que se eleva 12 metros no ar e oferece aos visitantes uma vista panorâmica das árvores.

Se você é um turista que gosta de explorar o desconhecido, esta é a sua chance de ir além e se conectar com os cantos menos conhecidos dessa cidade encantadora. Está pronto para este incrível desafio?

Martin Luther King, um dos mais notáveis líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, nasceu na capital da Geórgia. Na foto, vemos a placa de uma rua em Atlanta que, em sua homenagem, leva seu nome: Martin Luther King Jr Drive.

Foto de KATHERINE WELLES SHUTTERSTOCK

Os 5 fatos que você não sabia sobre Atlanta

1. O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson é o aeroporto mais movimentado do mundo em relação a voos diários. Estima-se que ele receba mais de 100 milhões de passageiros por ano.

2. Um dos personagens mais famosos nascidos em Atlanta foi Martin Luther King Jr. Pastor batista e ativista político, Luther King Jr. foi um dos mais importantes líderes do movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos e nasceu na cidade em 1929. De acordo com a Encyclopedia Britannica, a liderança do ganhador do Prêmio Nobel da Paz foi fundamental para acabar com a segregação dos afro-americanos no sul e em outras partes dos Estados Unidos.

3. Em 1886, o farmacêutico John Pemberton criou o xarope da Coca-Cola em Atlanta. Inicialmente, ele testou a comercialização da bebida na farmácia do Dr. Joseph Jacobs, para a alegria de seus clientes. Embora tivesse vários investidores, ele vendeu a participação de sua criação em 1888, devido a problemas de saúde.

4. Durante o verão de 1996, Atlanta sediou os Jogos Olímpicos do Centenário e a décima edição dos Jogos Paraolímpicos. Na época, a cidade se esforçou para ser uma boa anfitriã e novos estádios e instalações esportivas foram construídos para receber atletas do mundo todo.

5. Atlanta foi fundada em 1837 em torno do terminal da Western & Atlantic Railway. Inicialmente, a cidade foi chamada de “Terminus”. Depois foi denominada de “Marthasville”, em homenagem à filha do então governador. Até que, finalmente, o nome foi mudado para Atlanta em 1845, de acordo com a Encyclopedia Britannica.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados