Quanto tempo uma pessoa sobrevive sem beber água?

A água é essencial para diversas funções do organismo. Entenda porque é preciso beber esse líquido todos os dias.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 2 de jun. de 2023, 10:12 BRT
Mulher bebe água de uma fonte pública em um dia quente na Place de la République. ...

Mulher bebe água de uma fonte pública em um dia quente na Place de la République. Paris, França.

Foto de William Daniels

água é o elemento-chave para a manutenção da vida na Terra. Assim como é um recurso natural essencial no meio ambiente, ela também possibilita diversas funções vitais nos seres humanos. 

Mais de 70% do organismo humano é composto de água, que é necessária para várias reações químicas do corpo, como explica Gabriela Cilla, nutricionista especialista em nutrição clínica, funcional e esportiva consultada pela National Geographic

Como exemplo, a profissional de saúde menciona as funções da água para a regulação da temperatura corporal, para o transporte de nutrientes, a hidratação das células e a eliminação de toxinas através do suor e da urina. 

falta de água afeta diretamente o funcionamento do corpo. De acordo com o manual médico da MSD (nome no Brasil da farmacêutica norte-americana Merck) e referência para temas de saúde, em casos de desidratação a água se desloca do interior das células para a corrente sanguínea a fim de manter o volume necessário de sangue e a pressão arterial. 

Se a desidratação continuar, os tecidos do corpo começam a secar e as células passam a encolher e a funcionar inadequadamente, podendo levar a pessoa a óbito em casos graves.  A explicação está no manual que integra a Aliança Global de Conhecimento Médico (Global Medical Knowledge Alliance), uma iniciativa de criação de conteúdo educacional para médicos e pacientes baseado em evidências, escrito por especialistas e disponibilizado online. 

Quanto tempo o corpo pode ficar sem água? 

Na prática, a nutricionista Gabriela Cilla afirma que o tempo varia de pessoa para pessoa porque quanto mais massa muscular o indivíduo tem, mais água ele tem estocada no corpo. “O que se calcula é que, em média, o ser humano consegue sobreviver muitas semanas sem comida, mas a maioria das pessoas só permaneceria viva cerca de dois a quatro dias sem água”, diz a nutricionista. 

Para evitar a desidratação, uma pessoa deve tomar uma quantidade de água equivalente a seu peso de massa muscular. “O que varia de 1,6 litro a 2,8 litros ao dia”, diz a especialista em nutrição. “Se a pessoa ingere menos que isso já pode apresentar um cenário de desidratação”. 

(Saiba mais: Quantos litros de água devem ser tomados por dia de acordo com a ciência)

Quais os sintomas da desidratação? 

Segundo o manual médico da MSD, os estágios iniciais da desidratação estimulam o centro de sede do cérebro, como um motivador para que a pessoa beba mais líquidos. Se a ingestão de água não corresponder, os próximos sinais incluem a diminuição da sudorese e urina. 

Boca seca, dor de cabeça, visão turva, rouquidão e fome também são sinais comuns da desidratação, de acordo com a nutricionista.

Para tratar a desidratação, é preciso beber água. “Deve-se aumentar a ingestão de líquidos e, dependendo do caso, também é recomendada a reposição de sódio e eletrólitos”, diz Gabriela Cilla. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados