Onde fica Davos, a cidade sede do Fórum Econômico Mundial?

Davos é conhecida por seus grandes eventos anuais e pelas atividades esportivas de inverno.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de jan. de 2024, 14:32 BRT
Vista de Davos, na Suiça, uma cidade de temperaturas negativas e belas paisagens.

Vista de Davos, na Suiça, uma cidade de temperaturas negativas e belas paisagens. 

Foto de Divulgação Fórum Econômico Mundial (CC BY-NC-ND 4.0 DEED)

Cercada pelos Alpes suíços, Davos é uma cidade que se destaca numa belíssima região do país chamada Cantão dos Grisões (ou Graubünden, em alemão), na parte leste da Suíça, e que fica a 1.560 metros acima do nível do mar, como explica a Encyclopaedia Britannica, uma plataforma educacional com sede no Reino Unido

A zona onde fica Davos é conhecida por suas paisagens nevadas e pela prática de esportes de inverno, e a cidade é  formada por dois vilarejos – Davos-Platz e Davos-Dorf

A enciclopédia acrescenta que, embora Davos já apareça em registros históricos locais que datam de 1160 e 1213, naquela época seus habitantes falavam o romanche. Já no século 18, no entanto, Davos foi tomada pelos alemães. Atualmente, o idioma alemão é um dos oficiais do da Suiça (ao lado de francês, italiano e do romanche já citado). 

Localizada no continente europeu e vizinha de nações como Liechtenstein e Áustria, Davos é também a cidade que fica no ponto mais alto da região alpina suíça. Mas o destino ficou conhecido mundialmente por ser a sede do Fórum Econômico Mundial, uma organização internacional de cooperação público-privada sem fins lucrativos, independente e imparcial, como explica o próprio site da instituição.

Desde 1971, Davos sedia a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, onde os países com as mais fortes economias do planeta discutem questões como preocupações sociais, econômicas e políticas. Nomes do mundo dos negócios também participam do evento. 

O Fórum Econômico menciona ainda que Davos tem uma população de pouco mais de 10 mil habitantes, a maioria de língua alemã e de religião protestante protestante.

A enciclopédia acrescenta que, a partir do século 20, a cidade começou a se desenvolver como uma estação de esqui e ponto de encontro para esportes de inverno, bem como para atividades tradicionais de montanha.

O site do Fórum Econômico Mundial comenta ainda que até o ano de 2030 a cidade de Davos deve se tornar o primeiro destino da Suíça com neutralidade climática, com foco na redução da emissão de carbono. Além de polo turístico, Davos também é um destino que reúne centros de excelência científica e médica. 

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados