Onde está localizada a Groenlândia no mapa e qual a sua relação com a Dinamarca?

A maior ilha do mundo tem uma geografia única, riquezas minerais, belas paisagens geladas e tradições próprias que fazem dela um lugar atrativo além do turismo.

Por Redação National Geographic
Publicado 8 de jan. de 2026, 16:02 BRT
Acima, algumas das típicas casas coloridas da capital da Groenlândia, Nuuk.

Acima, algumas das típicas casas coloridas da capital da Groenlândia, Nuuk.

Foto de Thomas Leth-Olsen CC BY-SA 2.0

Um lugar cujo nome em inglês (Greenland) evoca ser uma “terra verde”, mas que na realidade é coberto 80% por gelo, já gera curiosidade logo de cara. Mas Groenlândia vai além disso… A maior ilha do planeta tem belezas e riquezas naturais próprias, curiosidades e uma história que remonta há cerca de 5 mil anos de pessoas habitando seu território, como afirma o Conselho de Ministros Nórdicos (Nordic Council of Ministers), um órgão oficial de cooperação intergovernamental dos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e suas regiões autônomas). 

Para saber mais sobre este território, National Geographic explica onde está localizada a Groenlândia no mapa-mundi, e conta certas curiosidades sobre a grande ilha que tem atraído a atenção do mundo. Saiba também como é a sua situação governamental atual e sua relação com a Dinamarca.

Apesar de estar geograficamente mais próxima da América do Norte e da Islândia, a Groenlândia já ...

Apesar de estar geograficamente mais próxima da América do Norte e da Islândia, a Groenlândia já foi colônia da Dinamarca e possui uma longa conexão com a Europa, já que por séculos foi um território administrado por noruegueses e dinamarqueses. 

Foto de Google Maps

Uma ilha que é quase um continente: onde fica a Groenlândia no mapa?


A Groenlândia é a maior ilha do mundo, mas apesar de seu tamanho gigantesco de mais de 2 milhões de km² – ela não é um continente, como afirma o site oficial de turismo local. Para se ter uma ideia de dimensão, essa área total é maior do que a soma dos territórios dos seguintes países europeus: França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Itália, Grécia, Suíça e Bélgica.

A enorme ilha possui ⅔ localizados dentro do Círculo Polar Ártico, sendo que seu extremo norte se estende a menos de 800 km do Polo Norte. A Groenlândia está separada da Ilha Ellesmere, no Canadá, ao norte, por apenas 26 km, sendo este o território mais próximo a ela, segundo a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido). Estruturalmente, a Groenlândia é uma extensão física do Escudo Canadense, o planalto acidentado do norte do Canadá formado por rochas pré cambrianas duras.

Já o país europeu mais próximo é a Islândia, situada a cerca de 320 km a sudeste, do outro lado do Estreito da Dinamarca. O litoral da Groenlândia é profundamente recortado e tem 39.330 km de extensão, uma distância aproximadamente equivalente à circunferência do planeta Terra na altura da Linha do Equador.

mais populares

    veja mais
    Uma noite na cidade de Nuuk, na Groenlândia, onde é possível ver com certa frequência as ...

    Uma noite na cidade de Nuuk, na Groenlândia, onde é possível ver com certa frequência as belas luzes das auroras boreais.

    Foto de Quintin Soloviev CC BY-SA 4.0

    As principais características geográficas e da natureza da Groenlândia


    Quase 80% do território da Groenlândia está coberto por gelo de calotas polares e de geleiras. Nesse local de dimensões magnânimas, a área livre de gelo é quase do tamanho da Suécia, mas apenas uma pequena parte dela é passível de ser cultivada. É tanto gelo que a Groenlândia só possui uma camada gelada menor que a da Antártida em tamanho, afirma a Britannica.

    A camada de gelo da Groenlândia cobre 1,8 milhões de km² e tem um volume de 2,85 milhões de km³. Ela é tão impressionante que contém aproximadamente 7% de todas as reservas de água doce da Terra, como revela o site oficial de turismo da ilha. E em seu ponto mais espesso, a camada de gelo tem 3.500 metros de espessura.

    Por estar com boa parte do território localizado no Círculo Polar Ártico, a ilha possui clima muito frio durante todo o ano. Os groenlandeses têm 24 horas de luz solar no verão (o fenômeno conhecido popularmente como “Sol da meia-noite”), com temperaturas que não costumam passar de cerca de 10ºC a 15°C, e escuridão quase total no inverno, quando as temperaturas podem atingir cerca de -50°C, como explica o site do Conselho de Ministros Nórdicos.

    A Groenlândia possui diversos cânions e fiordes, como o "Sukkertoppen Ice Cap", que fica localizado na ...

    A Groenlândia possui diversos cânions e fiordes, como o "Sukkertoppen Ice Cap", que fica localizado na região sudoeste da grande ilha gelada.

    Foto de NASA Domínio Público

    capital da Groenlândia é NuuK, que fica a sudoeste da ilha e o ponto mais alto é a montanha Gunn Bjorn, com 3.733 metros de altura acima do nível do mar. A natureza é bem única na região, sendo uma vegetação de pouca extensão, mas com muitas riquezas animais e minerais, continua a plataforma de informação. 

    Em relação aos animais, muitos mamíferos marinhos vivem nos mares ao redor da ilha, incluindo focasmorsas e baleiasUrsos polaresraposas árticaslobosrenas e bois almiscarados podem ser encontrados vagando pelas camadas de gelo da ilha. A área costeira também atrai cerca de 230 espécies de aves, incluindo águias marinhas, que se alimentam de peixes de água salgada, como salmão, linguado e halibute.

    De acordo com a Britannica, a agricultura é possível só em cerca de 1% da área total da Groenlândia, nas regiões sem gelo do sul, sendo que feno e hortaliças são os principais cultivos. Já a criação comercial de ovelhas começou no início do século 20, mas renas também são criadas para carne, e ursos polares às vezes são caçados por sua carne e peles. 

    Segundo conta a fonte britânica, os grandes depósitos de minérios como criolitachumbozincoprata e carvão foram explorados em vários momentos do século 20, e a primeira mina de ouro da ilha foi inaugurada em 2004. A exploração revelou ao longo do tempo também depósitos de ferro, urâniocobremolibdêniodiamantes e outros minerais

    Porém, considerações climáticas e ecológicas limitaram por muito tempo a exploração desses recursos. No entanto, por conta da aceleração do aquecimento global, que não apenas vem derretendo o gelo marinho, mas também tornou a exploração de petróleo e gás natural mais acessível, também abriu extensões de terra para a exploração mineral. A forma como empresas estrangeiras foram autorizadas a realizar exploração e mineração tornou-se uma questão política crucial na Groenlândia no início do século 21 – e tem atraído olhares e ambições de muitos estrangeiros.

    (Conteúdo relacionado: Os Estados Unidos já tentaram comprar a Groenlândia antes. Veja como foram essas iniciativas)

    Qual é a relação entre a Groenlândia e a Dinamarca?


    Com registros de que a região é habitada há cerca de 5 mil anos, a Groenlândia tem hoje uma população de 56.500 pessoas, sendo 90% descendentes dos inuítes. Eles se identificam como kalaallit (groenlandeses ocidentais), inugguit (do distrito de Thule) ou iit (groenlandeses orientais). Trata-se de uma população que têm uma forte mistura com as primeiras gerações de imigrantes europeus, sendo que atualmente 10% da população é dinamarquesa (nascida na Dinamarca mesmo), conta a Britannica.

    Os groenlandeses chamam seu próprio país de Inuit Nunaat ou Kalaallit Nunaat, que significa Terra do Povo ou Terra dos Groenlandeses, respectivamente. E a relação com os povos europeus nórdicos é antiga. Segundo o site oficial do governo da Dinamarca, os primeiros seres humanos a pisar na Groenlândia chegaram há cerca de 5 mil anosvindos do do Canadá, depois que o mar congelou no estreito de Thule, no norte da Groenlândia. Nada menos que seis culturas inuítes diferentes migraram em ondas distintas.

    A Groenlândia possui pouco mais de 56 mil habitantes no total. A foto mostra uma casa ...

    A Groenlândia possui pouco mais de 56 mil habitantes no total. A foto mostra uma casa na cidade de Ilulissat, a terceira maior da ilha. Quem vive neste território pode enfrentar temperaturas negativas de até -50 °C em sua parte norte, que já está localizada dentro do Círculo Polar Ártico. 

    Foto de fgeoffroy (CC BY 2.0)

    Em aproximadamente 1000 d.C., os nórdicos liderados pelo viking norueguês Eriko Vermelho, se estabeleceram no sul da Groenlândia. No século 15, com o fim da Era Viking, os assentamentos nórdicos na ilha desapareceram, engolidos por uma combinação desafiadora de mudanças climáticas, isolamento e rotas comerciais em transformação.

    De acordo com um artigo acadêmico publicado pela Universidade da Groenlândia, o interesse da Coroa Dinamarquesa em estabelecer uma conexão com a Groenlândia e reivindicar soberania sobre ela começou por volta de 1600 e foi motivado por interesses econômicos e geopolíticos. Também pode ser entendido como uma reação às crescentes atividades de exploradores ingleses e baleeiros holandeses nas águas do Ártico. A primeira expedição dinamarquesa à Groenlândia ocorreu em 1605 e a grande ilha se tornou uma colônia da Dinamarca em 1721.

    Após séculos de colonialismo, em 1979 o governo dinamarquês concedeu autonomia à Groenlândia. Nos termos deste acordo, a Gronelândia continuou a fazer parte do reino dinamarquês e cada groenlandês era cidadão dinamarquês, gozando dos mesmos direitos que todos os outros dinamarqueses, explica a Britannica. Durante esse período, a Dinamarca manteve o controle dos assuntos constitucionais, das relações exteriores e da defesa da ilha, enquanto a Gronelândia manteve a jurisdição sobre o desenvolvimento econômico, os regulamentos municipais, os impostos, a educação, a previdência social, assuntos culturais e a igreja estatal. 

    Já os recursos minerais da ilha passaram a ser administrados conjuntamente pela Dinamarca e pela Groenlândia. Talvez tenha sido este último ponto que inspirou os groenlandeses a votarem esmagadoramente em 2008 a favor do aumento da sua autonomia em relação à Dinamarca, e atualmente, a Groenlândia é oficialmente designada como uma divisão administrativa ultramarina autônoma da Dinamarca

    Sob o acordo de autonomia ampliada, que entrou em vigor em 21 de junho de 2009, a Groenlândia manteve uma porcentagem maior da receita do petróleo e dos minerais. Ela também passou a administrar praticamente todos os assuntos internos, incluindo a justiça criminal, e o groenlandês substituiu o dinamarquês como língua oficial do governo. A Dinamarca, em colaboração com os líderes políticos groenlandeses, continuou a administrar as relações exteriores e a defesa da ilha.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Saúde

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2026 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados