10 lugares naturais do mundo para visitar pelo menos uma vez na vida

Descubra a beleza natural que estes ecossistemas oferecem.

Vista do Lago Saint Moritz, à frente, e as montanhas Piz Albana e Piz Julier, na Suíça.

Foto de HANS HILDENBRAND
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 24 de fev. de 2023, 09:59 BRT

Cerca de 3,5 milhões de quilômetros quadrados de áreas protegidas em mais de 100 países foram reconhecidos como patrimônios mundiais da natureza pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). São lugares que se destacam por paisagens deslumbrantes e rica biodiversidade.

Confira alguns deles:

1. Arena Tectônica Sardona (Suíça)

A Arena Tectônica Sardona foi listada em 2008 como patrimônio natural mundial e está localizada no noroeste da Suíça, trazendo picos montanhosos com mais de 3 mil metros de altura.

De acordo com a Unesco, a Arena Tectônica Sardona “se destaca pela clara exibição tridimensional das estruturas e tem sido um lugar chave para as ciências geológicas desde o século 18”.

2. Parque Nacional do Grand Canyon (Estados Unidos)

O rio Colorado atravessa o Grand Canyon, Arizona.

Foto de Pete McBride

O Grand Canyon se estende por mais de 493 mil hectares no estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Essa paisagem incrível foi formada durante 6 milhões de anos de atividade geológica e de erosão do Rio Colorado, segundo a Unesco. O Grand Canyon foi declarado patrimônio natural em 1979.

3. Shiretoko (Japão)

Blocos de gelo no Mar de Okhotsk, na Península de Shiretoko, Japão.

Foto de Brian J. Skerry

A península de Shiretoko, no noroeste da Ilha Hokkaido, no Japão, foi declarada patrimônio natural da Unesco em 2009. São 71 mil hectares que funcionam como ecossistema marinho e terrestre para uma vasta quantidade de espécies.

Entre elas, muitas ameaçadas de extinção, como o bufo-pescador-de-Blakistoni (Bubo blakistoni), de acordo com a agência da ONU.

4. Fanjing Shan (China)

No sudoeste chinês, em meio às montanhas Wuling, está o pico mais alto da cordilheira: o Fanjing Shan, com 2,5 mil metros acima do nível do mar.

Esse lugar foi declarado patrimônio natural da Unesco em 2018, e suas rochas funcionam como lar de várias espécies de animais e plantas endêmicas, como a conífera de nome científico Abies fanjingshanensis.

5. Parque Nacional Wood Buffalo (Canadá)

Retrato de dois caçadores indígenas no Parque Nacional Wood Buffalo, Canadá.

Foto de AMANDA ANNAND

Este parque nacional canadense está localizado na região norte e central do país, ocupando um total de quatro milhões de hectares. Segundo a Unesco, é onde está a maior população de bisões selvagens da América do Norte.

O Parque Nacional Wood Buffalo foi declarado patrimônio natural em 1983.

6. Parque Nacional Pirin (Bulgária)

Gorna Sushitsa, Montanhas Pirin. Bulgária.

Foto de James L. Stanfield

Na Bulgária, o Parque Nacional Pirin ocupa 38 mil hectares, de acordo com a Unesco. Este lugar montanhoso possui picos que chegam a 2 mil metros de altura e abrange mais de 70 lagos glaciares, cascatas, estruturas rochosas e cavernas. Em 1983, foi declarado patrimônio natural.

7. Complexo de Conservação da Amazônia Central (Brasil)

Uma vista da floresta amazônica de uma torre de pesquisa, Brasil.

Foto de Craig Cutler

A maior área protegida da Amazônia está no Brasil e é considerada, segundo a Unesco, uma das regiões naturais mais ricas do planeta em termos de biodiversidade. Desde 2000, o complexo é considerado patrimônio natural.

8. Sundarbans (Bangladesh)

Um tigre caminha pelos manguezais na região de Sundarbans.

Foto de Steve Winter

Sundarbans, em Bangladesh, é o maior mangue arbóreo do mundo. Foi declarado patrimônio natural pela Unesco em 1997, e se caracteriza por possuir uma rede complexa de vias fluviais, marismas e pequenos bosques.

Essa área de 139 mil hectares possui uma ampla variedade de fauna como o tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) e o crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus).

9. Montanhas Azuis (Austrália)

As Great Blue Mountains contêm vários pontos populares de canyoning, na Austrália.

Foto de Carsten Peter

Planaltos e bosques de eucalipto são dois exemplos de ecossistemas que podem ser encontrados nesta região australiana que abrange 1 milhão de hectares.

Desde 2000, é patrimônio natural da Unesco e está entre as maiores áreas naturais protegidas da Austrália.

10. Parque Nacional do Iguaçu (Argentina e Brasil)

Parte superior de "La Garganta del Diablo" nas Cataratas do Iguaçu, Argentina.

Foto de THEODORE W. NOYES

O Parque Nacional do Iguaçu abriga uma das cataratas mais espetaculares do mundo. Localizado na fronteira entre Brasil e Argentina, o parque ocupa um total de 55 mil hectares de floresta tropical e foi declarado patrimônio natural em 1984, de acordo com a Unesco.

É o lar de mais de 2 mil espécies de plantas e animais, atraindo turistas do mundo inteiro.