Os 10 melhores lugares do mundo para viajar em busca de chocolate

Que tal fazer uma viagem cheia de sabores únicos e ainda comer os melhores chocolates? Satisfaça sua vontade de comer bons doces em paraísos de chocolate em diferentes cidades do mundo.

Por Redação National Geographic
Publicado 7 de dez. de 2023, 08:00 BRT
Os viajantes podem ver de perto como o chocolate é produzido e provar diversos doces em ...

Os viajantes podem ver de perto como o chocolate é produzido e provar diversos doces em Broc, na Suíça.

De bufês de chocolate à vontade a lugares para comer churros até tarde da noite, confira a seguir o guia de viagem preparado pela National Geographic para os amantes de chocolate se deliciarem em diferentes lugares do mundo.

Maison Cailler em Broc, Suíça 

Visite a casa de uma das marcas de chocolate mais antigas da Suíça, no vilarejo suíço de Broc, onde a Cailler opera uma fábrica desde 1898. Lá, é possível ver como esse famoso chocolate é produzido e, em seguida, deliciar seus sentidos com uma generosa amostra na sala de degustação da fábrica.

Dica de viagem: As visitas duram até uma hora e meia. Aproveite para passear nas proximidades da fábrica, pois há trilhas para caminhadas. Faça uma escalada ou caminhe pela trilha do Lago Gruyère.

Magnolia Bakery em Nova York, Estados Unidos

Essa pequena e aconchegante doceria no estilo dos anos 50 ganhou fama quando os personagens de uma famosa série de TV paravam para comer um cupcake em Nova York. Só que além dos cupcakes de chocolate red velvet, a doceria oferece um arco-íris de cupcakes de vários sabores, além de pudim de banana, cookies, cheesecake de cereja e brownies. O bolo de chocolate alemão é um ponto alto. 

Dica de viagem: A Magnolia tem quatro pontos de venda, incluindo a filial da Bleecker Street, no Village, que é a mais famosa.

Max Brenner em Nova York, Estados Unidos

Conhecido por seu chocolate quente servido em uma "caneca de abraço" especialmente projetada para aquecer as mãos, o Max Brenner Chocolate Bar Restaurant da Broadway, em Nova York, oferece uma variedade alucinante de produtos à base de cacau, desde martini com trufas de chocolatefondue de chocolate até a cerveja Young's chocolate stout. 

Dica de viagem: Max Brenner fica na 841 Broadway Ave.

Chocolate maia na região de Tabasco, México

No estado de Tabasco, provável local de nascimento do chocolate – e da própria palavra, que possivelmente derivada do xocoatl maia – aproveite para provar o chocolate quente ao estilo maia: espesso, espumoso, agridoce e aromatizado com pimentas. Os conquistadores espanhóis temperavam a bebida amarga com açúcar, canela, amêndoas moídas e leite. Experimente os dois jeitos

Dica de viagem: Vá à cidade de Comalcalco, em Tabasco, pois lá tem um Museu do Cacau e belas fazendas de cacau.

Sachertorte em Viena, Áustria

Um pão de ló de chocolate, finamente coberto com geleia de damasco e depois coberto novamente com chocolate amargo, a torta doce Sachertorte recebeu o nome de seu inventor em 1832, o austríaco Franz Sacher. Ele criou a sobremesa para impressionar seu empregador, Klemens Wenzel, Príncipe von Metternich, ganhando fama e fortuna para si mesmo. Em 1876, seu filho Eduard abriu o Hotel Sacher de Viena – visite o esplêndido café ou uma das quatro lojas Sacher de Viena. Dica de viagem: cubra sua Sachertorte com chantilly sem açúcar. Vale a pena prová-la com café ou champanhe.

Chocolate quente em Turim, Itália

Na capital italiana do chocolate, saboreie um “cioccolato caldo”. Essa bebida de inverno é muito espessaquentelevemente amarga, coberta generosamente com chantilly. Experimente o bicerin, uma bebida em camadas de chocolate quente e café expresso servida em xícaras de vidro, disponível somente em Turim, ou experimente o giandujotto, um doce de chocolate e avelã embrulhado em papel alumínio.

 Dica de viagem: Visite a cidade em fevereiro para o festival do chocolate, o Cioccola-Tò – compre um Choco-Pass no escritório de turismo e ganhe descontos em doces pela cidade.

Valrhona Chocolate em Tain l’Hermitage, França

Na região vinícola da cidade francesa, que fica na margem esquerda do rio Rhône, visite a famosa casa do chocolate Valrhona, preferido por muitos dos principais chocolatiers e chefs do mundo. Excepcionalmente, o chocolate é feito apenas com gordura natural da manteiga de cacau – nenhuma gordura vegetal é adicionada. Os viciados em chocolate terão a chance de experimentar ou comprar na loja da fábrica, enquanto os chefs profissionais podem estudar na École du Grand Chocolat de Valrhona, uma escola de culinária de chocolate

Dica de viagem: A loja da fábrica abre diariamente, exceto aos domingos. Aproveite para explorar a cidade medieval de Tournon, do outro lado do rio.

Chocolate e Churros em Madri, Espanha

Poucas instituições oferecem melhor evidência da insônia de Madri do que suas eternamente populares “chocolaterías” ou “churrerías”, geralmente repletas de foliões noturnos das 4h da manhã até a hora do café da manhã. Seu prato de marca registrada é o churros, um longo bastão de massa frita saborosa semelhante a um waffle, comido mergulhado em um chocolate quente agridoce muito espesso. Faça uma parada na badalada Chocolatería San Ginés, que existe desde 1894. Espere um serviço divertidamente brusco, luzes brilhantes e uma atmosfera frenética.

Dica de viagem: A Chocolatería San Ginés fica no centro da cidade, na Pasadizo San Ginés e fica aberta a noite toda.

Nemesis, do The River Cafe em Londres, Inglaterra

Um dos melhores restaurantes de Londres e o local de origem de muitos chefs famosos, incluindo Jamie Oliver, a sobremesa exclusiva do café é o bolo Chocolate Nemesis. Com uma leve crosta no topo, ele ganha sua riqueza com uma quantidade impressionante de chocolate. Dica de viagem: Os viciados em chocolate podem participar de uma excursão do Chocolate Ecstasy em Londres.

Chocolate Hotel em Bournemouth, Inglaterra

Para comerrespirar e dormir chocolate, onde melhor se hospedar do que neste hotel com tema de chocolate? Lá, os hóspedes podem fazer degustação de chocolateaulas de fabricação de chocolate, o que garante que os chocólatras saiam satisfeitos: O hotel fica na West Cliff, perto da praia e do centro de Bournemouth. Abra o apetite caminhando pela magnífica praia da cidade.

Este artigo foi extraído do livro da National Geographic "Food Journeys of a Lifetime".

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados