Viagem ao México: descubra as “Cidades Mágicas” mexicanas que ficam perto das montanhas
De passeios turísticos a atividades de aventura, o país oferece destinos ainda pouco conhecidos que valem muito a visita.
Tlatlauquitepec é “o jardim da Sierra Poblana” em Puebla, segundo o Ministério do Turismo do México.
O México é um dos países da América Latina com uma riqueza cultural imensa e também belezas naturais de tirar o fôlego, com cachoeiras, praias e até vestígios arqueológicos únicos. Dentro deste cenário, alguns destinos são chamados de “Cidades Mágicas” por serem localidades que preservam e valorizam seu patrimônio histórico, cultural e natural.
Para além de destinos mexicanos já bastantes conhecidos, como a capital, Cidade do México, além da cidade de Cancun ou da badalada praia de Tulum, vale seguir o caminho do ar fresco das montanhas e aproveitar a oportunidade para visitar esses três lugares imperdíveis e fora do burburinho turístico. Conheça abaixo:
(Talvez você se interesse por: Mata Atlântica: os 3 fatos essenciais sobre esse bioma)
1. A cidade de Tlatlauquitepec, em Puebla
Tlatlauquitepec está localizada na parte nordeste do estado de Puebla (no sudeste do México) e tem muito a oferecer. Três diferentes tipos de zonas convergem nessa localidade: a encosta do Golfo, a Sierra Norte e a Sierra Poblana. Embora os climas variem, a temperatura média é de 16 °C, de acordo com o Ministério do Turismo do México. No entanto, os visitantes devem estar cientes de que as chuvas são constantes.
Da praça principal da cidade é possível apreciar a magnificência do Cerro Cabezón, uma montanha de calcário que batiza o local. Tlatlauquitepec vem do idioma náhuatl e significa “colina que se colore”, referindo-se à tonalidade que a montanha assume no pôr-do-sol. Para uma vista ainda melhor, recomenda-se subir na torre do sino da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
Para quem se interessa por espeleologia (ciência que estuda a natureza, a origem e a formação das cavernas, e sua fauna e flora), esse destino é imperdível por sua quantidade de cavernas interessantes de se explorar, informa México Desconocido, um portal de conteúdo sobre turismo e cultura do país.
Além disso, é possível praticar esportes de aventura como a tirolesa (há cabos que variam de 80 a 200 metros de comprimento), andar de bicicleta nas trilhas localizadas nas encostas do morro e até mesmo dar um mergulho no final do passeio na Poza Verde (Piscina Verde).
(Leia também: Quais são as cinco maiores causas da perda de biodiversidade no planeta?)
2. Zacatlan, Puebla
O pôr-do-sol na Barranca de los Jilgueros, na cidade de Zacatlán, em Puebla, México.
Também no estado de Puebla, e a cerca de três horas da Cidade do México, está Zacatlán, um destino que expõe sua magia por meio de paisagens cobertas por uma densa neblina. O lugar também é conhecido como Zacatlán de las Manzanas por ser uma dos maiores produtores de maçãs, essa cidade também é famosa por sua tradição relojoeira.
Zacatlán fica à beira da Barranca de Los Jilgueros, uma atração natural localizada a 300 metros do centro da cidade. Ela tem 400 metros de profundidade e tem uma das vistas mais espetaculares da Sierra Norte de Puebla. Além de caminhadas e observação de pássaros, também há programas com mais adrenalina, como a presença da mais alta e rápida tirolesa do país: ela tem 1.400 metros de comprimento!
Existe ainda um mirante, que tem uma pequena ponte de vidro feita de concreto hidráulico, aço inoxidável e vidro temperado, e deve estar na lista de quem passar por perto, recomenda o México Desconocido.
Zacatlán tem um clima de montanha, temperado subúmido, portanto, recomenda-se levar roupas para o frio, pois a temperatura média é de 14°C , de acordo com o Ministério do Turismo mexicano.
(Para viajar na história: Quais animais estavam na arca de Noé? Veja as principais teorias da história)
A Via Ferrata del Chico está localizada em uma montanha com mais de 200 metros de altura, onde os visitantes podem praticar escalada.
3. Mineral del Chico, Hidalgo
O Parque Nacional El Chico é uma área protegida de mais de 2.700 hectares de floresta, nos quais se pode acampar, desfrutar do ar fresco da montanha e andar de bicicleta entre árvores de carvalho.
Esse local também oferece lugares tranquilos para meditar diante de lindas vistas. Peña del Cuervo, um mirante natural localizado no Parque Nacional, é um bom exemplo. De seu cume, é possível ver o vilarejo, as serras e as Monjas (formações rochosas que, segundo a lenda, são o resultado da transformação de algumas freiras em pedra após esquecerem seus votos).
La Peña del Cuervo é um mirante natural que oferece vistas espetaculares em Mineral del Chico.
“Um verdadeiro paraíso natural no meio da floresta” é como o Ministério do Turismo mexicano descreve Mineral del Chico, uma Cidade Mágica no centro do estado de Hidalgo, na Sierra de Pachuca. É um destino turístico perfeito para quem busca combinar natureza e aventura.
“Entre suas montanhas, vales e represas, se pode praticar mountain bike, pesca esportiva, caminhadas, camping, rapel, tirolesa e, principalmente, escaladas, já que no Parque Nacional El Chico há mais de 200 formações rochosas com locais maravilhosos para esse esporte”, descreve o órgão governamental.