Quais são as cinco maiores causas da perda de biodiversidade no planeta?

As ameaças aos ecossistemas estão relacionadas principalmente à atividade humana, como o desmatamento ou a poluição. O Dia Internacional da Biodiversidade destaca esses perigos.

A poluição dos ecossistemas pode alterar negativamente a biodiversidade. Na imagem, uma vaca pasta em um prado cercado por florestas no Parque Natural da Madeira, em Portugal.

Foto de Orsolya Haarberg
Publicado 21 de mai. de 2024, 16:07 BRT

biodiversidade, também chamada de diversidade biológicaé a variedade de microrganismosplantasanimais ecossistemas que habitam o planeta. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) explica que é possível identificar múltiplas interações entre seus membros (humanos, plantas ou animais).

Em resumo, a biodiversidade é a “soma do número total de indivíduos de todas as formas de vida do planeta”, explica Mario Ribeira de Moura, biólogo, ecologista e pesquisador brasileiro sobre os efeitos das mudanças globais na biodiversidade em um artigo da National Geographic Latin America.

A atividade humana perturba os ecossistemas por meio do uso de pesticidas, poluição plástica ou poluentes químicos na terra. Na foto, um fazendeiro pulveriza seus campos de arroz com pesticidas em Kajle, um dos vilarejos na fronteira entre a Índia e o Paquistão.

Foto de SAUMYA KHANDELWAL

Quais são os fatores que provocam a perda de biodiversidade?

Os cinco fatores que contribuem para a perda da biodiversidade terrestre são

1. A superexploração de recursos

Trata-se do uso excessivo de recursos naturais por meio de atividades humanas, como mineração ilegalcaça ilegal e pesca insustentável, como pontua um artigo da National Geographic  Espanha intitulado “Estas são as principais ameaças à biodiversidade e o que podemos fazer para combatê-las”. Estás questões podem levar à extinção de várias espécies, adverte

Além disso, o comércio legal e ilegal tem um grande impacto em certos grupos de espécies de plantas, como cactos ou orquídeas, e em animais, como pássaros, diz a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), uma agência das Nações Unidas que busca contribuir para o desenvolvimento econômico da América Latina e do Caribe.

2. A perda e degradação do habitat

Seja por modificaçãofragmentação ou destruição, um habitat pode ser ameaçado de diferentes maneiras, aponta o artigo espanhol.

Ações como o desmatamento, a transformação de florestas, bem como a drenagem de zonas úmidas, são práticas que causam a redução total ou parcial de um ecossistema, acrescenta a Fundação Aquae (um centro de referência na promoção da educação, apoio à sustentabilidade e disseminação do conhecimento) em seu artigo “Causas da perda de biodiversidade”.

(Leia mais: O que são refugiados climáticos?)

3. A poluição do meio ambiente

A Fundação menciona ainda que ecossistemas podem sofrer distúrbios prejudiciais devido a poluentes, os quais podem existir no solono ar ou na água.

Esses distúrbios, acrescenta o artigo de NatGeo, são causados por atividades humanas, sejam elas poluentes químicospoluição plástica ou o uso de pesticidas agrícolas. Eles podem ser prejudiciais não apenas à saúde e à sobrevivência das espécies, mas também aos habitats em que elas se encontram.

O termo biodiversidade abrange plantas, animais, microrganismos e outros ecossistemas da Terra. As Montanhas Gaoligong Shan, na província de Yunnan, China, são uma zona de alta diversidade do país asiático.

Foto de Gilles Sabrié

4. A mudança climática

crise climática é uma das maiores ameaças e pode até mesmo ser a principal causa da perda de biodiversidade, aponta o artigo espanhol.

Entre seus principais efeitos estão o aumento da temperaturaeventos climáticos extremos alterações nos padrões de precipitação. Essas variáveis causadas pelas mudanças climáticas afetam os diversos ecossistemas e espécies, que não conseguem se adaptar às mudanças e, portanto, não sobrevivem.

Os fatores mencionados acima podem levar a consequências como a migração forçada de muitas espécies devido à menor disponibilidade de recursos, à perda de habitats e à desestabilização da interação entre as espécies.

5. A introdução de espécies exóticas invasoras

Esse tópico se refere a espécies introduzidas intencional ou acidentalmente, que se estabelecem e colonizam áreas que não são seus habitats naturais.

O ato faz com que a biodiversidade local seja afetada, causando o deslocamento de espécies nativas. Os motivos podem ser predaçãoparasitismomodificação do habitat ou competição com espécies nativas, de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), uma agência das Nações Unidas que busca contribuir para o desenvolvimento econômico da América Latina e do Caribe.

Já o artigo da National Geographic espanhola completa essa informação explicando que as espécies nativas competem com as espécies invasoras pelos recursos presentes. Além disso, elas podem causar a alteração de ciclos naturaismultiplicar doenças e, como gatilho, provocar a extinção de animais locais.

Quando é o Dia Internacional da Biodiversidade?

Para aumentar a conscientização sobre o assunto, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 22 de maio como o Dia Internacional da Diversidade Biológica. Essa data foi escolhida para comemorar a adoção da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD).

A convenção foi assinada por 150 líderes governamentais na Cúpula da Terra de 1992, no Rio de Janeiro (também conhecida como Eco 92), e tem três objetivos principais: conservar a diversidade biológicausar de forma sustentável seus componentes e compartilhar de forma justa e equitativa os benefícios decorrentes do uso dos recursos genéticos

Como a ONU corretamente aponta, é importante preservar a vasta biodiversidade do planeta, pois tanto os animais quanto os seres humanos dependem dela. Com ecossistemas saudáveis, há disponibilidade de água, alimentos e medicamentos, entre outros, reconhece a agência. Portanto, é necessário “respeitarproteger reparar nossa riqueza biológica”.