Um homem caminha entre prédios em Baisha, Lijiang, na China. Caminhar pelo quarteirão pode ajudar principalmente ...

Caminhar pelo quarteirão é bom para saúde – e por um motivo surpreendente

Para além de espantar o sedentarismo, fazer uma caminhada pelo bairro pode ajudar a criar conexões sociais importantes para o bem-estar das pessoas.

Um homem caminha entre prédios em Baisha, Lijiang, na China. Caminhar pelo quarteirão pode ajudar principalmente a melhorar a saúde mental. 

Foto de NA ZHOU
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 15 de abr. de 2024, 12:00 BRT

Já está mais do que comprovado que o simples ato de caminhar diariamente faz muito bem à saúde e é um antídoto para o sedentarismo a quase todas as pessoas, independentemente da idade e da quantidade de exercícios físicos que faz semanalmente. 

Segundo a revista científica British Journal of Sports Medicine, a prática de caminhar de 9 a 10 mil passos diários reduz o risco de morte em mais de 1/3. Também diminui o risco de doenças cardiovasculares em pelo menos 20%, como reforça um artigo de National Geographic sobre o tema, intitulado A sua caminhada diária precisa ter 10 mil passos? Veja o que a ciência diz. “Mesmo aumentos menores no número diário de passos mostraram benefício à saúde”, informam os pesquisadores após um estudo da realizado com mais de 72 mil pessoas.

Já de acordo com o American Council of Exercise (organização global sem fins lucrativos que trabalha para melhorar os níveis de atividade física) mesmo o ato de caminhar em volta do quarteirão, no próprio bairro, já beneficia o corpo – e faz dessa atividade a mais acessível para cuidar da saúde.

A seguir, confira o que diz a entidade médica sobre praticar esse exercício bem perto de casa, caminhando pelo quarteirão.  

(Vale a pena ler também: Quer caminhar mais? 5 ideias para criar uma rotina de caminhada, segundo os especialistas)

Os benefícios de fazer uma caminhada no quarteirão

De baixo risco e fácil de começar, a caminhada deve ser incentivada por causa de seus vários benefícios à saúde, que incluem redução da pressão arterialmelhora da saúde mental”, reforça a ACE sobre o tema. 

A entidade explica que a caminhada pelo bairro também ajuda a conectar as pessoas com seus vizinhos e a própria comunidade. “Só nos Estados Unidos, mais de um quinto dos adultos diz que frequentemente ou sempre se sente solitário ou isolado dos outros. Ao incentivar as pessoas a caminharem em suas vizinhanças, elas encontram mais oportunidades de se envolverem com os membros de suas comunidades, obtendo assim benefícios sociais e de saúde, informa a ACE. 

Ainda segundo dados do órgão norte-americano, pesquisas apontam para a importância de bairros que podem ser percorridos a pé e da “caminhada como um meio de restaurar as conexões sociais”.

Em tempos nos quais diversos serviços de saúde mundo afora indicam que há uma “epidemia de solidão” entre as pessoas adultas, a ACE defende que a caminhada pelo quarteirão acompanhado de um vizinho ou membro da comunidade traz vantagens adicionais semelhantes às de um amigo do fitness”, ou seja, o famoso “colega de academia”. “Ambos proporcionam um benefício social, bem como um fator de responsabilidade, o que aumenta a probabilidade de que a atividade física seja mantida e continuada”.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados