Conheça 5 praias escondidas e paradisíacas na América Latina
A Praia do Sancho, no arquipélago de Fernando de Noronha (Brasil), foi eleita a praia mais bonita de 2024 por um famoso site internacional de turismo. Sua paisagem apresenta belas falésias de calcário e águas cristalinas.
A América Latina reúne diversos países muito diversos e ricos em sua geografia, natureza e beleza. Uma região única no mundo composta de territórios banhados pelo Oceano Atlântico, o mar do Caribe e o Oceano Pacífico que esconde joias litorâneas em todos os lados.
A National Geographic selecionou cinco praias que ainda não são muito conhecidas e estão espalhadas em países de Norte a Sul da América Latina e que merecem ser visitadas. Um tanto escondidas, essas praias guardam belezas impressionantes com águas transparentes, natureza exuberante que vão de formações rochosas, areia fofa ou águas perfeitas para esportes aquáticos. Confira, a seguir:
(Você pode se interessar por: A Terra é a nossa casa – veja como ela está mudando a cada ano)
1. Praia do Sancho, Fernando de Noronha, Pernambuco – Brasil
A Praia do Sancho é um paraíso natural localizado na baía homônima em Fernando de Noronha – que é um arquipélago vulcânico situado a cerca de 350km da costa do Nordeste do Brasil e pertencente ao estado de Pernambuco. Trata-se de um local de acesso limitado, pois Noronha é um parque marinho protegido pelo Governo Federal do Brasil.
Sempre presente nos rankings internacionais das praias mais bonitas do mundo, a Praia do Sancho foi eleita em 2024 como a mais bela por um famoso site internacional do setor de turismo, como informa a Agência Brasil. Sua paisagem impressiona pelas águas calmas e cristalinas, além das belíssimas falésias de calcário. Como explica o site de turismo de Fernando de Noronha, Sancho é acessível apenas por uma escada íngreme esculpida nos penhascos, sendo relativamente isolada e, por isso, oferece uma sensação de exclusividade e serenidade.
Os visitantes da Praia do Sancho podem fazer mergulhos com snorkel ou com equipamentos em suas águas transparentes, além de explorar cavernas marinhas escondidas ou simplesmente relaxar na areia macia, enquanto apreciam as vistas deslumbrantes do Oceano Atlântico, como indica o órgão de turismo do arquipélago. O lugar também oferece uma variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas e observação de pássaros.
(Leia também: Por que esses filhotes de pinguim-imperador estão pulando de um penhasco de 15 metros de altura?)
2. Playa Balandra, La Paz, Baja California – México
O México é um dos países da América Latina que mais reúne praias deslumbrantes, seja por causa do mar do Caribe, pelo Atlântico, ou por sua costa no Pacífico. Escolher apenas uma praia é um desafio, mas Playa Balandra resume bem as belezas litorâneas locais sem ser tão explorada pelo turismo.
Na Playa Balandra, localizada na Baja Califórnia (México), é uma joia do Pacífico Norte onde é possível fazer mergulho com snorkel e ainda, praticar caiaque e outros esportes aquáticos.
Localizada no distrito de La Paz, na região da Baja California, do lado oeste da península, a Playa Balandra é uma pérola do Oceano Pacífico. É praia em formato de meia-lua ou de cogumelo, como explica o site de turismo do Governo do México, protegida das ondas e com águas azuis tranquilas e transparentes perfeitas para mergulho com snorkel e prática de caiaque.
Suas areias são brancas e fofas, mas há colinas rochosas desérticas em tons avermelhados que cercam a praia com cactos altos que compõem essa paisagem incrível, detalha a fonte oficial mexicana.
3. Playa del Cabo San Juan, Parque Tayrona, Santa Marta – Colômbia
Localizada dentro do Parque Nacional de Tayrona, que pertence à cidade de Santa Marta, na Colômbia, a Playa del Cabo San Juan é banhada pelo mar do Caribe e um local isolado que guarda toda a beleza única desta região.
Para chegar até ela é preciso fazer uma caminhada de duas horas a partir dos arrecifes e passando por uma trilha na selva, ou seguindo uma rota sobre as rochas vulcânicas, conforme explica o site oficial de turismo do Governo da Colômbia.
A paisagem da Playa del Cabo San Juan, que fica dentro do Parque Tayrona (Colômbia), é caracterizada por águas calmas e mornas, que são deslumbrantes e seguras para nadar.
Já segundo o site oficial de Santa Marta, trata-se de uma praia isolada dentro do Parque Tayrona, cuja paisagem mostra altas palmeiras e enormes rochas as quais “guardam” suas águas calmas e mornas deslumbrantes e seguras para nadar.
(Você pode se interessar também por: Você não está imaginando: os invernos estão ficando cada vez mais quentes)
4. Punta de Lobos, Pichilemu – Chile
Localizada a cerca de 200km da capital chilena, Santiago, se encontra a cidade de Pichilemu, conhecida como uma referência mundial do surfe no Pacífico Sul e um local de beleza natural único.
Seu litoral recebe correntes e ventos do Oceano Pacífico, que dão origem a ondas grandes, tubos de água incríveis e ondulações que atraem os entusiastas desse esporte vindos de diferentes partes do mundo, como conta o site oficial de turismo do Chile.
Com diversas praias, Pichilemu possui locais atrativos também para outros esportes aquáticos como stand up paddle (SUP), windsurf, vela e kitesurf. Tem ainda balneários tranquilos e com estrutura mais turística, como La Puntilla.
A Playa de Punta de Lobos, em Pichilemu (Chile), é um dos destinos de surfe mais conhecidos da América do Sul e foi declarada Reserva Mundial de Surfe.
Entre todas as praias, porém, Punta de Lobos chama a atenção por sua beleza. Localizada abaixo de uma enorme rocha em forma de ponta, esse lugar paradisíaco possui um pôr-do-sol impressionante, areia escura e água fria.
Além disso, é um dos destinos de surfe mais conhecidos devido às suas enormes ondas, que podem chegar a seis metros de altura e, por isso, foi declarada Reserva Mundial de Surfe. Punta de Lobos tem também áreas para banhos relaxantes em meio a um ecossistema rico que é o lar de leões marinhos e uma grande variedade de pássaros.
5. Cabo Polonio, Rocha – Uruguai
Um lugar que passa a sensação de estar em outro tempo é este vilarejo tranquilo e isolado no Atlântico Sul, escondido no litoral do Uruguai, a poucos quilômetros da fronteira com o Brasil. A praia de Cabo Polonio pertence ao departamento de Rocha e é conhecida por seu farol, construído em 1881, além da faixa de areia que mostra uma paisagem singular cercada de dunas brancas e pequenas casas do vilarejo. Lá é possível “desconectada do mundo” e aproveitar a praia, observar uma colônia de lobos marinhos sempre presente, e fazer caminhadas.
Na foto, vemos o tradicional farol de 1881 da Playa de Cabo Polonio, que pertence ao departamento de Rocha (Uruguai). É um lugar tranquilo, isolado e com belas dunas de areias - perfeito para observar lobos marinhos que aparecem nesta região do Atlântico Sul.
A praia de Cabo Polonio (e o vilarejo em frente ao mar) fazem parte do Parque Nacional de Cabo Polonio e seu acesso é feito somente por carros 4x4 comandados pela administração do parque para não danificar a paisagem natural. Os visitantes devem deixar seu automóvel na entrada, como explica o site oficial de turismo do departamento de Rocha.