4 motivos para trocar o xampu em frasco pelo em barra

Xampus em barra são mais ecológicos, baratos e muito mais fáceis de levar em viagens

Por Amanda Ogle
Publicado 20 de ago. de 2018, 16:22 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Os xampus em barra são altamente concentrados e não precisam de plástico, assim duram por mais ...
Os xampus em barra são altamente concentrados e não precisam de plástico, assim duram por mais tempo comparado com as versões em frasco.
Foto de Rebecca Hale

O XAMPU em barras — produto de limpeza capilar no formato de barra de sabonete – é a mais nova moda em cosméticos para cuidado do cabelo. Geralmente, eles são produzidos com ingredientes naturais para promover a saúde capilar, além de não afetarem tanto o meio ambiente e serem ótimos para transportar em viagens. Aqui listamos motivos para trocar o frasco pela versão em barra.  

Redução de plásticos

Atualmente, cerca de 9 milhões de toneladas de plástico são descartadas no oceano todos os anos, o equivalente a um caminhão de lixo cheio sendo despejado no mar por minuto. Os xampus em barra eliminam a necessidade do frasco plástico, e a maioria das barras são embaladas em papel reciclado ou caixas de papelão. Além disso, são convenientes para viagens, basta armazená-los em um recipiente de metal.

Chega de preocupação com os limites na hora de viajar de avião

O pior pesadelo de um viajante é que um agente do aeroporto abra sua mochila para saber se você ultrapassou o limite de 100 ml, ou ainda, abrir a mala depois de um voo e se deparar com o frasco de xampu vazando em cima da sua roupa favorita. O xampu em barra elimina os dois cenários citados, já que o agente não vai descartar a barra e tampouco o xampu em barra vai arruinar suas roupas. Na verdade, pode até deixa-las com um perfume agradável.

Feitos para durar mais

A grande maioria dos xampus contêm 80% de água, podendo ter mais ainda em condicionadores, que chegam nos 95%. Então, por que pagar por água se você pode adicionar por conta própria? Xampus em barra são superconcentrados e geralmente duram mais que as versões em frasco. Em média, uma barra de xampu dura duas ou três vezes mais do que o xampu líquido, ou seja, você pode economizar dinheiro e idas ao mercado.

Livre de crueldade e totalmente natural  

Muitas marcas que produzem xampus em barra estão empenhadas na proteção dos oceanos, da vida selvagem e dos ecossistemas que estão sendo afetados pela produção em massa de produtos cheios de substâncias químicas da indústria de cosméticos. Muitos xampus em frasco estão cheios de conservantes e produtos químicos que removem óleos naturais do cabelo e deixam a sensação de ressecamento no couro cabeludo. Normalmente esses produtos químicos não são encontrados nos xampus em barra, muitos deles contêm óleos essenciais e ingredientes naturais e estão livres de crueldade animal. Quer mais? Muitos xampus em barra não possuem óleo de palma, um ingrediente ligado ao desmatamento e degradação do habitat.

mais populares

    veja mais
    Em viagem a Belize, nossa repórter aceitou um desafio: não utilizar plásticos de uso único
    Evitar plásticos de uso único na nossa rotina já é difícil, mas a tarefa fica ainda mais complicada quando estamos longe de casa.

     

     

    Onde encontrar: Utilizando fontes sustentáveis e ingredientes naturais, a linha britânica Lush Cosmetics foi uma das primeiras empresas a criar o xampu em barra e até lançou a versão em barra para condicionadores. A Beauty and the Bees, localizada na Tasmânia, Austrália, também confecciona produtos para pele e cabelo com  ingredientes locais e puros há mais de 25 anos. Outra empresa relativamente nova no setor, a Ethique, da Nova Zelândia começou a produzir cosméticos em barra em 2012, criando desde então muitos seguidores graças aos ingredientes eticamente produzidos. Os produtos das marcas Basin e Chagrin Valley Soap and Salve

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados