Por que o tiranossauro rex tinha braços curtos?
Ilustração de um tiranossauro rex com seu filhote emplumado.
As patas dianteiras extraordinariamente curtas do tiranossauro rex têm sido um mistério há muito tempo. Entretanto, uma pesquisa recente intitulada Por que os membros dianteiros do tiranossauro eram tão curtos: uma hipótese integrativa, publicada na revista Acta Palaeontologica Polonica, oferece uma hipótese.
Para encontrar uma explicação, o autor do artigo, Kevin Padian, fez a si mesmo duas perguntas-chave que resolveriam a dúvida. Por um lado, por que os membros anteriores do dinossauro se tornaram tão curtos e, fundamentalmente, para que eram usados?
Segundo o especialista, o tiranossauro e outros gigantes tinham cabeças e mandíbulas enormes, com dentes "capazes de esmagar os ossos de quase qualquer dinossauro grande".
Consequentemente, durante a alimentação em grupo com outros predadores, as patas dianteiras ficavam vulneráveis a lesões que poderiam levar à morte.
(Veja também: Como cientistas reconstruíram o maior predador que já viveu)
Especificamente, o autor sugere que as patas dianteiras dos grandes tiranossauros teriam sido reduzidas "porque representavam um perigo para a sobrevivência de indivíduos suficientemente grandes para se alimentarem de uma carcaça comumente", ou seja, ao mesmo tempo que outros animais. Além disso, seu grande crânio e suas mandíbulas forneceram todos os mecanismos predatórios necessários.
Em resumo, Padian sugere que os membros dianteiros dos grandes tiranossauros podem ter sido reduzidos para mantê-los fora do perigo.
"Durante a alimentação em grupo das carcaças, a redução dos membros foi selecionada para manter as patas dianteiras fora do caminho das mandíbulas de grandes predadores semelhantes, evitando ferimentos, perda de sangue, amputação, infecção e morte”.