Encontrado fóssil de rinoceronte mais alto que girafa na China

A espécie recém-descoberta, um dos maiores animais terrestres já existentes, vagava pela atual região do planalto tibetano e do Paquistão, há mais de 25 milhões de anos.

Radiografias de crânio de dinossauro revelam pistas sobre seu voo e comunicação

Imagens de raios X revelam como esses animais primitivos se movimentavam pelo mundo, como era sua visão e audição e até mesmo como provavelmente era o canto de seus filhotes.

Tiranossauros viviam em bandos? Cientistas debatem sobre novos vestígios fósseis

Novo sítio arqueológico de fósseis revela um grupo de tiranossauros mortos juntos, fornecendo novas evidências de que esses predadores apresentaram alguma forma de comportamento social.

Os dinossauros ainda vivem entre nós?

Ainda hoje convivemos com animais que evoluíram a partir de um grupo de dinossauros com penas que sobreviveu ao impacto de um asteroide há 66 milhões de anos.

Bilhões de tiranossauros possivelmente andaram pela Terra, segundo paleontólogos

A estimada abundância do icônico predador significa que os fósseis de T. rex que existem hoje são extremamente raros.

Será possível reviver animais extintos?

Cientistas de todo o mundo correm para desenvolver técnicas de reprodução a partir de vestígios de animais mortos, mas os resultados até agora são tímidos.

Dentes de mamute de um milhão de anos contêm o DNA mais antigo do mundo

O material genético recordista está trazendo novas percepções sobre a vida e evolução dos mamutes da América do Norte.

Será que o ‘monstro do rio’ Spinosaurus caçava como as aves pernaltas?

Novo estudo refuta as afirmações de que o temível dinossauro com mais de 15 metros de comprimento conseguia perseguir ativamente sua presa debaixo d’água.

Gigantes vermes predadores vivem sob o solo marinho há mais de 20 milhões de anos, revelam fósseis

Tocas preservadas encontradas em rochas antigas sugerem que os vermes anelídeos Eunice aphroditois emboscam peixes no fundo do mar há muito tempo.

Fóssil roubado do Brasil revela dinossauro único, mas gera críticas

Encontrado no Ceará, o fóssil de um dinossauro com plumas vistosas foi levado ilegalmente para a Alemanha em 1995, alegam cientistas brasileiros. Revista onde estudo saiu afirma que a publicação pode ser suspensa.

10 descobertas científicas incríveis que passaram despercebidas em 2020

Desde a descoberta de uma poeira estelar mais antiga que o sol até os primeiros embriões de tiranossauro, confira algumas descobertas fascinantes que podem ter sido ofuscadas este ano.

Duelo fossilizado? Dinossauros ‘agarrados’ podem começar a revelar seus segredos

Espécimes impressionantemente preservados de tiranossauro e tricerátops, emaranhados como se houvessem morrido em combate, foram adquiridos por museu após mais de uma década em mãos privadas.

Esse dinossauro pode ter sido canibal – revelam violentas marcas de mordidas

Os fósseis recém-descobertos mostram que o feroz Allosaurus pode ter se alimentado de restos mortais da sua própria espécie, possivelmente em tempos de escassez de alimentos.

Revelados os primeiros fósseis de embriões de tiranossauros

Novas imagens de uma pequena mandíbula e garra do Cretáceo mostram que, no começo de suas vidas, os ameaçadores dinossauros eram do tamanho de um cão pequeno.

T-rex 'Stan' é vendido por US$ 31,8 milhões – e cientistas estão furiosos

Com valor inestimável para a ciência, pesquisadores temem perder acesso ao fóssil, que agora pertence a um comprador anônimo.

Por que a extinção dos dinossauros ainda é um quebra-cabeça incompleto

Somente na década de 1980 surgiu a teoria de que o impacto de um asteroide eliminou um dos maiores e mais bem-sucedidos grupos de animais que já pisaram na Terra. Até hoje, cientistas juntam pistas do mundo inteiro para entender como isso aconteceu.

Por que a primeira pena de dinossauro conhecida inspirou décadas de disputas?

Uma nova análise fornece o melhor indicativo de que a pluma jurássica é proveniente de um icônico dinossauro com penas.

Dente fossilizado reforça evidências do Spinosaurus, o “monstro dos rios”

Novas descobertas no deserto do Marrocos sugerem que o gigante predador passava a maior parte do tempo na água.

Extinção em massa mais mortal do planeta contribuiu para a ascensão dos dinossauros

Os ancestrais diretos dos dinossauros eram pequenos e destemidos, apresentando características que lhes proporcionaram uma enorme vantagem evolutiva.