Será que o ‘monstro do rio’ Spinosaurus caçava como as aves pernaltas?

Novo estudo refuta as afirmações de que o temível dinossauro com mais de 15 metros de comprimento conseguia perseguir ativamente sua presa debaixo d’água.

Fóssil roubado do Brasil revela dinossauro único, mas gera críticas

Encontrado no Ceará, o fóssil de um dinossauro com plumas vistosas foi levado ilegalmente para a Alemanha em 1995, alegam cientistas brasileiros. Revista onde estudo saiu afirma que a publicação pode ser suspensa.

10 descobertas científicas incríveis que passaram despercebidas em 2020

Desde a descoberta de uma poeira estelar mais antiga que o sol até os primeiros embriões de tiranossauro, confira algumas descobertas fascinantes que podem ter sido ofuscadas este ano.

Duelo fossilizado? Dinossauros ‘agarrados’ podem começar a revelar seus segredos

Espécimes impressionantemente preservados de tiranossauro e tricerátops, emaranhados como se houvessem morrido em combate, foram adquiridos por museu após mais de uma década em mãos privadas.

Esse dinossauro pode ter sido canibal – revelam violentas marcas de mordidas

Os fósseis recém-descobertos mostram que o feroz Allosaurus pode ter se alimentado de restos mortais da sua própria espécie, possivelmente em tempos de escassez de alimentos.

Revelados os primeiros fósseis de embriões de tiranossauros

Novas imagens de uma pequena mandíbula e garra do Cretáceo mostram que, no começo de suas vidas, os ameaçadores dinossauros eram do tamanho de um cão pequeno.

T-rex 'Stan' é vendido por US$ 31,8 milhões – e cientistas estão furiosos

Com valor inestimável para a ciência, pesquisadores temem perder acesso ao fóssil, que agora pertence a um comprador anônimo.

Por que a extinção dos dinossauros ainda é um quebra-cabeça incompleto

Somente na década de 1980 surgiu a teoria de que o impacto de um asteroide eliminou um dos maiores e mais bem-sucedidos grupos de animais que já pisaram na Terra. Até hoje, cientistas juntam pistas do mundo inteiro para entender como isso aconteceu.

Por que a primeira pena de dinossauro conhecida inspirou décadas de disputas?

Uma nova análise fornece o melhor indicativo de que a pluma jurássica é proveniente de um icônico dinossauro com penas.

Dente fossilizado reforça evidências do Spinosaurus, o “monstro dos rios”

Novas descobertas no deserto do Marrocos sugerem que o gigante predador passava a maior parte do tempo na água.

Extinção em massa mais mortal do planeta contribuiu para a ascensão dos dinossauros

Os ancestrais diretos dos dinossauros eram pequenos e destemidos, apresentando características que lhes proporcionaram uma enorme vantagem evolutiva.

Dinossauro ‘cearense’ batizado em homenagem ao Museu Nacional tem um parente na China

Fóssil do terópode carnívoro do Cretáceo foi encontrado na bacia do Araripe, no Ceará, mas estava no museu carioca quando ele pegou fogo, em 2018.

Vulcões ajudaram vida a se recuperar após impacto de asteroide que extinguiu dinossauros

Novos modelos mostram que a atividade vulcânica pode ter ajudado a aquecer o planeta após anos de escuridão e frio devastadores.

O filme Jurassic Park errou quase tudo sobre esse icônico dinossauro

Novas descobertas fósseis e a análise mais detalhada feita até hoje do dilofossauro produziram a primeira imagem clara de como era de fato a aparência do dinossauro com crista.

Misterioso parente dos crocodilos pode ter caminhado sobre duas patas

Pegadas fossilizadas inusitadas, anteriormente atribuídas a um pterossauro, na verdade parecem ser de um animal semelhante ao crocodilo que viveu há mais de 110 milhões de anos.

Como cientistas reconstruíram o maior predador que já viveu

Novos fósseis revelam que o Spinosaurus passava a maior parte do tempo dentro d'água, um caso inédito entre dinossauros.

Animação mostra como o Spinosaurus nadava

Animação mostra como o Spinosaurus nadava (Modelagem: Davide Bonadonna e Fabio Manucci; animação e texturas: Fabio Manucci; cores: Davide Bonadonna, Supervisores científicos da Di.Ma. Dino Makers: Simone Maganuco e Marco Auditore; reconstrução baseada em: Nizar Ibrahim and others, Nature, 2020.)

Animação em 3D mostra o comportamento do Spinosaurus embaixo d'água

Com cauda em formato de remo, um Spinosaurus aegyptiacus passeia por um rio cerca de 97 milhões de atrás no atual Marrocos. Fósseis recém-encontrados revelam que a cauda do animal era adaptada para o nado – fortalecendo a ideia de que o Spinosaurus passava boa parte da vida na água. (Modelagem: Davide Bonadonna e Fabio Manucci; animação e texturas: Fabio Manucci; cores: Davide Bonadonna, Supervisores científicos da Di.Ma. Dino Makers: Simone Maganuco e Marco Auditore; reconstrução baseada em: Nizar Ibrahim and others, Nature, 2020.)

Ilustração em 3D do Spinosaurus aegyptiacus