Qual é o animal vertebrado mais venenoso do mundo
A criatura vive na América do Sul e seu veneno é letal. Tribos locais perceberam o poder do animal e o usaram para envenenar seus dardos.
Um herpetologista peruano descobriu uma nova espécie de sapo venenoso. Reserva da Biosfera Manu, Peru.
O vertebrado mais venenoso do mundo não é o maior do reino animal, muito pelo contrário. Trata-se da rã flecha-dourada (Phyllobates terribilis) endêmica da costa do Pacífico colombiano, segundo dados da Fundação ProAves, encarregada de estudar e conservar espécies ameaçadas de extinção na Colômbia. Quais são suas características e o que a torna tão perigosa?
Esse animal, pertencente ao grupo da família dendrobatidae, produz uma quantidade massiva de batracotoxina, uma potente neurotoxina, indica o artigo Phyllobates terribilis, publicado no Catálogo de Anfíbios e Répteis Americanos (em tradução livre, com a sigla CAAR em inglês), em 2012.
Um único desses anfíbios pode produzir até 1900 microgramas deste veneno intenso, o que o torna 20 vezes mais tóxico do que outros sapos do gênero phyllobates, observa o artigo.
(Ver também: Como é o canibalismo entre os animais?)
Sobre o nome desse animal, o documento indica: "As tribos nativas reconheceram a potência do veneno e envenenaram suas flechas esfregando-as nas costas de uma rã viva".
Atualmente, a rã flecha-dourada se encontra catalogada em perigo de extinção pela Lista Vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Isso ocorre porque “há um declínio contínuo na extensão e na qualidade de seu habitat devido ao cultivo ilegal, extração de madeira, atividades de mineração e contaminação resultante da pulverização de cultivos ilícitos”, esclarece a UICN.