As 6 curiosidades sobre a capivara, o maior roedor do mundo

Graças à persistência da espécie, este grande animal se adaptou para viver entre os humanos. Saiba mais sobre o que a capivara come, onde vive e seu estado de conservação.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 18 de abr. de 2023, 16:38 BRT

Uma capivara fêmea e filhotes no Pantanal Matogrossense no Brasil.

Foto de Steve Winter

Popular em quase toda a  América do Sul, a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é um roedor herbívoro com hábitos semi-aquáticos que pode ser encontrado em áreas úmidas, savanas e selvas por quase toda esta parte das Américas. 

O animal tem três dedos dos pés nas patas dianteiras, quatro nas patas traseiras e seu pelo é caracteristicamente áspero, longo e esparso, como descreve o Sistema Argentino de Informação sobre Biodiversidade (SIB), encarregado de compilar, classificar e distribuir informações sobre as espécies biológicas protegidas do país. 

Este roedor se alimenta principalmente de gramíneas, plantas ciliares e aquáticas. Geralmente consome frutos, sementes e flores, e tem o costume de roer a casca das árvores para desgastar seus protuberantes incisivos. 

Além destas características, conheça outros fatos sobre este enorme animal sul-americano.

1. É um animal territorialista

A capivara é um animal gregário, ou seja, vive em bandos normalmente dominados por um macho e várias fêmeas, que mantêm um regime hierárquico entre seus descendentes e diferentes machos subordinados. 

Além disso, o instituto argentino de biodiversidade explica que elas costumam habitar uma espaços entre 10 a 200 hectares, onde dividem seu território em diferentes “áreas de uso”, como locais específicos para repouso, pastagem e banho. 

A instituição argentina também diz que se uma capivara de outra comunidade invade o território de um bando, podem ocorrer confrontos agressivos, independentemente do sexo ou da idade do animal invasor. Quando ameaçadas, as capivaras emitem gritos semelhantes a um latido e escapam para a água, nadando agilmente para longe do perigo. 

(Relacionado: Os 4 animais mais incomuns da América Latina

2. Capivaras formam uma espécie de harém para se reproduzir

Uma capivara macho pode procriar com mais de uma fêmea em sua comunidade. Isto porque, como explica o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, seu comportamento reprodutivo é semelhante ao funcionamento de um harém. Ou seja, um animal macho se relaciona com as diversas fêmeas do grupo.

A fase de cio do roedor ocorre na primavera e cada fêmea pode gerar de três a oito filhotes por ciclo reprodutivo. A expectativa de vida do animal varia de 10 anos na natureza a até 15 anos em cativeiro.  

3. São roedores que vivem às margens de rios e lagoas

Sua distribuição se estende principalmente na região das Américas, do Panamá ao sul de Buenos Aires, na Argentina, e habitam desde savanas, áreas úmidas, veredas e florestas, como indica acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

4. A capivara é o maior roedor vivo

O animal é o maior roedor vivo do mundo. De acordo com informações compiladas pelo ministério argentino, uma capivara adulta pesa cerca de 55 kg, tem mais de um metro de comprimento e alcança entre 50 e 62 centímetros de altura. "Tem a aparência de um porquinho-da-índia gigante", acrescenta a agência governamental. 

5. As capivaras estão adaptadas à vida urbana

Em 2022, como parte do Dia Internacional da Capivara, o biólogo brasileiro Marcos Vinícius Rodrigues contou à National Geographic sobre a adaptação do roedor às cidades e a coexistência com os humanos. 

"Tornou-se o que chamamos de animal generalista, aprendendo a socializar com a presença humana e a se adaptar às cidades", disse o especialista, deixando claro que a incorporação do animal nas cidades é puramente um instinto de sobrevivência. 

O desmatamento e o avanço humano em seus habitats forçaram esses animais a se adaptarem para sobreviver, ressaltou Rodrigues. "Eles buscam refúgio nas florestas próximas aos rios. Nas cidades, sem esta vegetação, eles permanecem sob pontes, em ilhas de terra em rios assoreados e em áreas verdes urbanas". 

6. Qual é o estado de conservação das capivaras?

De acordo com a classificação da IUCN de 2016, a capivara se encontra no menor nível de de ameaça à extinção devido a:

  • Sua ampla distribuição na região; 
  • A presença de suas espécies em áreas protegidas de seu habitat;
  • Pouca probabilidade de suas populações diminuam no ritmo necessário para que a espécie qualifique-se como ameaçada de extinção. 

Entretanto, a IUCN adverte que seu habitat está em perigo principalmente pela urbanização acelerada e, em menor escala, pela caça.

A organização internacional de conservação  acrescenta que a capivara é caçada por sua carne e pele, que é valorizada na América do Sul pela indústria de couro. Ocasionalmente, o animal também é usado como isca para presas maiores. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados