Por que as aves migratórias são tão importantes?

Uma em cada cinco espécies de aves do mundo é capaz de migrar longas distâncias em busca de um clima favorável para viver. Descubra por que elas são tão importantes e como diferentes organizações estão agindo para conservá-las.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de mai. de 2023, 15:59 BRT
Aves marinhas migratórias sobrevoam um antigo lago de sal restaurado em Menlo Park, Califórnia, EUA.

Aves marinhas migratórias sobrevoam um antigo lago de sal restaurado em Menlo Park, Califórnia, EUA.

Foto de Peter Essick

A migração de pássaros é considerada uma das grandes maravilhas do mundo natural, de acordo com o site da Birdlife International. A organização sem fins lucrativos dedicada à proteção das aves e de seus habitats também define a migração das aves como um feito que exige grande resistência e força por parte delas.

No entanto, apesar da maravilha do fenômeno migratório, todos os anos milhões de aves migratórias são mortas ilegalmente pela atividade humana e por estruturas feitas pelo homem, como linhas de transmissão de energia e poluição luminosa. 

Aves famintas e exaustas podem chegar ao local de parada e descobrir que ele foi destruído pela mão do homem na agricultura ou na urbanização", alerta a Birdlife. Segundo estimativas da organização, na última metade do século, 2,5 bilhões de aves migratórias de 419 espécies diferentes foram mortas.

Duas vezes por ano, as aves migratórias realizam viagens ao redor do mundo em uma escala de quilômetros, como no caso do fuselo (Limosa lapponica), que voa sem parar do Alasca, Estados Unidos, para a Nova Zelândia, na Oceania, durante 11 dias.

São animais cujo habitat depende de alimento suficiente para fazer o ninho e criar filhotes. Se a disponibilidade de alimentos e o clima mudam com as estações, e o resultado não é favorável à vida natural dos animais, eles se mudam de um lugar para outro para sobreviver e prosperar, argumenta a Birdlife

Qual é a importância das aves migratórias para o planeta?

De acordo com um estudo publicado pela Birdlife International em 2022, intitulado "State of Conservation of the World's Birds, State of Conservation of the World's Birds ", as aves de todo o mundo desempenham papéis fundamentais nos ecossistemas que habitam, pois são predadoras, polinizadoras, dispersoras, necrófagas e engenheiras de seus habitats naturais. 

Devido à natureza itinerante, segundo a Birdlife, as aves atuam como um elo entre ecossistemas distantes, circulam nutrientes e dispersam outros organismos vivos, como sementes de árvores, plantas e insetos. 

A ave-lira-soberba (Menura novaehollandiae), por exemplo, move cerca de 156 toneladas de folhas e solo todos os anos em busca de alimento. Essa atividade "reduz a profundidade da folhagem na superfície e a compactação do solo, o que desempenha um papel fundamental no funcionamento do ecossistema", conclui a Birdlife.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados