Como os cães se comportam de acordo com suas raças

As raças de cães são muitas e influem em seu comportamento. Contemplam desde as menores, como os chihuahuas, até animais de grande porte, como o dogue alemão.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de jun. de 2023, 17:16 BRT
Um labrador retriever é treinado para detectar odores de animais e plantas com uma bola de ...

Um labrador retriever é treinado para detectar odores de animais e plantas com uma bola de brinquedo.

Foto de Adam Ferguson

Os cães (Canis lupus familiaris) têm sido companheiros dos seres humanos por muitos séculos, de várias maneiras, seja como caçadores ou protetores. Todos eles pertencem a uma mesma espécie, mas o que os diferencia são suas raças. Atualmente, eles são considerados, em sua maioria, animais domésticos

De acordo com a Enciclopédia Britannica, uma plataforma de educação do Reino Unido, esses animais se tornaram sociais, ou seja, ao longo do tempo eles foram domesticados e se acostumaram a viver em sociedade com as pessoas e outros cães.

Independentemente da raça, e seja ele macho ou fêmea, filhote ou adulto, os cães são territoriais, ou seja, marcam território urinando ou se esfregando em árvores ou no chão para deixar seu cheiro.

Um especialista canino de campo lava um border collie após o trabalho de campo.

Foto de Adam Ferguson

O comportamento das diferentes raças de cães

São muitas as raças de cães atualmente. Além da anatomia física, eles são animais que comportam de maneiras diferentes. Isso faz parte do instinto inato que cada cachorro tem, o que marca suas personalidades, e que pode ser observado desde cedo, durando toda a vida do animal.

Os cães que são companheiros em exercícios esportivos, por exemplo, tendem a ser aventureiros, informa a Britannica. Por outro lado, há alguns mais independentes, como os cães de caça, que são arredios e instintivamente preferem vagar e conhecer o terreno por conta própria, sem demonstrar muita atenção à interação humana.

O border collie, por exemplo, tem um comportamento voltado para o "pastoreio" e, como os akitas, são conhecidos por sua lealdade. Há também aqueles que são protetores, como o pastor-maremano-abruzês ou o pastor húngaro, animais geralmente são treinados, desde pequenos, para guiar e guardar rebanhos de ovelhas, reforçando assim os instintos com os quais nasceram. 

Enciclopédia Britannica também observa que os terriers estão entre as raças mais ativas, animadas e criadas para perseguir e caçar presas. A fonte também menciona os cães da raça terra-nova, que têm comportamento muito calmo e instinto de salvar vidas. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados