Qual foi o primeiro dinossauro do mundo a ser identificado?

Embora um grande número de espécimes tenha sido encontrado na América Latina, os primeiros fósseis foram localizados na Europa.

Comparação de dinossauros dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Arte de ROY ANDERSEN
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 8 de jun. de 2023, 16:38 BRT

Os dinossauros eram um grupo diversificado de répteis que habitavam a Terra durante a Era Mesozóica, há cerca de 245 milhões de anos, descreve a Enciclopédia Britannica, plataforma do Reino Unido voltada para a educação. 

Com o passar do tempo, esses fantásticos animais pré-históricos ganharam popularidade e até foram retratados em filmes. No entanto, só recentemente eles se tornaram conhecidos pelos seres humanos: sendo identificados a partir do século 19.

Qual foi o primeiro dinossauro a ser descrito?

Embora fósseis e pegadas de dinossauros tenham sido descobertas ao longo da história humana, há poucos registros e nenhum espécime de achados anteriores ao século 19, diz a Britannica.

O primeiro dinossauro a ser identificado foi o Megalosaurus bucklandii. Ele foi batizado em 1827 pelo naturalista inglês Gideon Mantell a partir de um fragmento de um fêmur fossilizado encontrado por William Buckland, professor de geologia da Universidade de Oxford, de acordo com um artigo da National Geographic Espanha. 

Posteriormente, Mantell encontrou mais dois registros fósseis: em 1827, um dente gigante parecido com o de uma iguana e, em 1832, outros ossos de uma pedreira que lhe permitiram formar um esqueleto parcial. 

Quando surgiu o termo "dinossauro"?

Embora essas descrições fossem relevantes, Mantell não os nomeou como "dinossauros", pois o termo ainda não existia. Na ausência de outras pistas, ele simplesmente os chamou de Megalosaurus (lagarto grande), Iguanodon (dente de iguanodonte) e Hylaeosaurus armatus (lagarto da floresta), explica o artigo da National Geographic.

O termo dinossauro surgiu em 1842, num artigo do paleontólogo inglês Richard Owen, publicado pela British Association for the Advancement of Science, uma sociedade de pesquisa que busca promover a ciência no Reino Unido. No artigo, ele descreveu as características anatômicas do dinossauro e considerou que, embora tivessem semelhanças com outros répteis, essas criaturas eram diferentes dos animais conhecidos até então e, portanto, uma nova subordem deveria ser estabelecida.

O nome proposto foi "dinossauro", que vem do grego e se refere às características mais marcantes do animal: deinos (terrível) e sauros (réptil).

(Talvez você se interesse por: Conheça o recém-descoberto dinossauro que tem braços minúsculos como o T-Rex)

Quando os primeiros dinossauros foram descritos na América do Sul?

De acordo com o artigo Dinosaurios Argentinos y Brasileros: Lista de especies válidas, publicado em 2010 na revista Caminhos de Geografia, foi Florentino Ameghino quem, em 1883, estudou os primeiros restos de dinossauros na Argentina.

No entanto, continua o artigo, foi o paleontólogo inglês Richard Lydekker quem primeiro nomeou formalmente os dinossauros dessa parte do mundo. Em 1893, o especialista publicou um artigo no qual descreveu três espécies encontradas na região: Titanosaurus australisArgyrosaurus superbus Microcoleus patagonicus.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados