Qual foi o maior dinossauro do mundo?
Dinossauros Aucasaurus atacam bebês Titanosaur recém-nascidos.
O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.
Segundo a publicação, estima-se que o Patagotitan tenha habitado a Terra há aproximadamente 100 milhões de anos, durante o período Cretáceo. Os fósseis do dinossauro foram encontrados no sul da Argentina, na região da Patagônia, em 2012.
(Veja mais: O que causou a extinção dos dinossauros?)
De acordo com estimativas dos pesquisadores, um espécime desse dinossauro podia pesar 77 toneladas e medir oito metros de altura e quase 40 metros de comprimento da cabeça à ponta da cauda. Em comparação, o Tiranossauro-rex chegava aos 12 metros de comprimento e pesava oito toneladas.
Os pesquisadores nomearam o dinossauro Patagotitan mayorum em homenagem à região onde foi encontrado e à palavra grega “titan”, que significa grande. O segundo nome homenageia uma família local que hospedou a equipe de pesquisa.
Primeira metade da linha do tempo dos dinossauros dobrada
Fósseis de ossos do quadril de Brontomerus mcintoshi sugerem tamanho e força imponentes.
Patagotitan: um herbívoro gigante e pescoçudo
Com uma dieta herbívora, à base de plantas e algas, o Patagotitan desenvolveu o pescoço comprido para alcançar árvores mais altas e arbustos enraizados no chão.
Segundo sua descrição, suas patas dianteiras perderam a falange dos dedos ao longo dos milhões de anos, adaptadas para aguentar o enorme peso do animal e conseguirem se sustentar. Já as traseiras, com garras, davam tração ao movimento e também serviam para abrir buracos no solo, onde o dinossauro colocava seus ovos.
Os pesquisadores afirmam que o ovo do Patagotitan não era maior que uma bola de basquete e seus filhotes nasciam cerca de 40 mil vezes menores do que os adultos.