Qual foi o maior dinossauro do mundo?

O maior dinossauro que já andou pela Terra faz com que o popular Tiranossauro-rex pareça um pequeno lagarto.

Dinossauros Aucasaurus atacam bebês Titanosaur recém-nascidos.

Arte de John Sibbick
Publicado 23 de jan. de 2023, 10:37 BRT

maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences

Segundo a publicação, estima-se que o Patagotitan tenha habitado a Terra há aproximadamente 100 milhões de anos, durante o período Cretáceo. Os fósseis do dinossauro foram encontrados no sul da Argentina, na região da Patagônia, em 2012.

De acordo com estimativas dos pesquisadores, um espécime desse dinossauro podia pesar 77 toneladas e medir oito metros de altura e quase 40 metros de comprimento da cabeça à ponta da cauda. Em comparação, o Tiranossauro-rex chegava aos 12 metros de comprimento e pesava oito toneladas.

Os pesquisadores nomearam o dinossauro Patagotitan mayorum em homenagem à região onde foi encontrado e à palavra grega “titan”, que significa grande. O segundo nome homenageia uma família local que hospedou a equipe de pesquisa.

Primeira metade da linha do tempo dos dinossauros dobrada

Arte de ROY ANDERSEN

Fósseis de ossos do quadril de Brontomerus mcintoshi sugerem tamanho e força imponentes.

Arte de Mauricio Antón

Patagotitan: um herbívoro gigante e pescoçudo

Com uma dieta herbívora, à base de plantas e algas, o Patagotitan desenvolveu o pescoço comprido para alcançar árvores mais altas e arbustos enraizados no chão.

Segundo sua descrição, suas patas dianteiras perderam a falange dos dedos ao longo dos milhões de anos, adaptadas para aguentar o enorme peso do animal e conseguirem se sustentar. Já as traseiras, com garras, davam tração ao movimento e também serviam para abrir buracos no solo, onde o dinossauro colocava seus ovos

Os pesquisadores afirmam que o ovo do Patagotitan não era maior que uma bola de basquete e seus filhotes nasciam cerca de 40 mil vezes menores do que os adultos.