Quanto tempo um golfinho pode viver em cativeiro

Saiba mais sobre a expectativa de vida dessa família de cetáceos quando eles estão longe dos oceanos e mares do mundo.

Golfinhos nariz-de-garrafa cativos, no Dolphins Plus em Key Largo, Flórida (EUA).

Foto de BRIAN J. SKERRY
Publicado 4 de jul. de 2023, 14:46 BRT

Os golfinhos (Delphinidae) são uma família de animais oceânicos com um total de 37 espécies diferentes e divididos em 17 gêneros. Apesar da morfologia diferente, todos os golfinhos têm um corpo aerodinâmico e um depósito de gordura chamado "melão", que ajuda na comunicação e na geolocalização, explica o Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados on-line de história natural, distribuição, classificação e biologia da conservação de animais da Universidade de Michigan (EUA).

Você sabia que a orca (Orcinus orca) é uma espécie de cetáceo pertencente à família dos golfinhos? Ela é um dos maiores espécimes da natureza, atingindo um comprimento médio de 10 metros, conclui o ADW.

(Talvez você se interesse por: Oceanos abrigam mais de 2 milhões de toneladas de plástico

Como o golfinho-nariz-de-garrafa vive em cativeiro

Há espécies de golfinhos que vivem nos mares e oceanos em todo o mundo e cuja expectativa de vida é de 10 a 20 anos. Outras espécies, como os golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) podem viver até 60 anos na natureza, embora essa faixa etária diminua quando os animais são amontoados em um tanque de peixes.

A habilidade de caça dos golfinhos-nariz-de-garrafa vai surpreender você
Esses animais estão entre as criaturas mais inteligentes da Terra.

A ADW afirma que a vida útil média dos golfinhos-nariz-de-garrafa em cativeiro é de 30 a 45 anos. Ela diminui especialmente quando eles são isolados de sua família, pois são animais muito sociais e emocionais, que vivem em grupos de até 100 indivíduos.

Nesse estilo de vida, a hierarquia de um grupo de golfinhos é caracterizada pela dominância com base na idade, no tamanho e no gênero de cada golfinho. Os machos assumem o papel mais alto na escada e, na ausência de machos, é a fêmea que toma seu lugar.

Os golfinhos-nariz-de-garrafa são animais muito inteligentes, diz a Animal Diversity, e isso se reflete principalmente em sua capacidade de resolver problemas e testes experimentais em cativeiro. Os golfinhos-nariz-de-garrafa são frequentemente usados por humanos para nadar e fazer acrobacias em vários complexos de atrações turísticas.

Golfinho nariz-de-garrafa brinca debaixo d'água na Ilha Roatán, Honduras.

Foto de BRIAN J. SKERRY

De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o golfinho-nariz-de-garrafa é o cetáceo mais comum em cativeiro no mundo. Dessa forma, as capturas ao vivo para exibição pública chegam a milhares ao longo de décadas. No entanto, não é um animal em perigo de extinção e está listado como "Menos preocupante" (LC) pela IUCN.