Quanto tempo vive o mosquito-tigre, um dos animais mais letais do mundo?
O inseto se espalha facilmente através de recipientes que armazenam água parada, como pneus.
Os mosquitos costumam pôr ovos em folhas carregadas de água nas florestas tropicais.
O mosquito-tigre (Aedes albopictus) deve seu nome a seu padrão característico de listras pretas e brancas. Tal como outros mosquitos, o Aedes albopictus é um inseto pequeno e frágil, com um corpo esguio, um par de asas estreitas e três pares de pernas longas e esguias, como explica o Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados de história natural animal da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
O inseto também possui um apêndice alongado com a qual a fêmea morde e se alimenta de sangue, informa o banco de dados do Grupo de Especialistas em Espécies Invasivas (ISSG) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Onde o mosquito-tigre é encontrado
De acordo com a ADW, o mosquito-tigre é nativo do leste da Ásia e sua área geográfica se estende até a Índia, o Japão e várias ilhas do Pacífico. Entretanto, graças à sua capacidade de propagação, ele foi introduzido em outras partes do mundo.
De fato, de acordo com o ISSG, a espécie pode ser encontrada no Brasil, na América Central e no Caribe. Aqui, ela escolhe habitats como contêineres artificiais e naturais para reprodução e desenvolvimento.
Seus locais de reprodução na natureza são, especificamente, corpos d'água pequenos, restritos e sombreados, cercados por vegetação. Portanto, ele é um inseto comum em áreas rurais com vegetação densa, acrescenta o ISSG.
Entretanto, sua flexibilidade ecológica lhe permite colonizar muitos outros espaços e regiões urbanas. Ou seja, ele pode se reproduzir em vasos de flores, bebedouros, latas de refrigerante e recipientes de água abandonados. Um local de reprodução particularmente útil para esses mosquitos são os pneus, que geralmente ficam armazenados ao ar livre e retêm a água da chuva por um longo tempo, informa o ISSG.
Quanto tempo vive o mosquito-tigre
As evidências sobre a longevidade do Aedes albopictus se concentram nas fêmeas. Como resultado, pouco se sabe sobre a vida útil dos mosquitos-tigre machos, observa o banco de dados.
Entretanto, sabe-se que os fatores ambientais têm um grande efeito sobre a vida útil do mosquito-tigre. Em um clima temperado, por exemplo, com umidade relativamente alta, a vida útil média é de 30 a 40 dias, informa a ADW.
Já no laboratório, a organização revela que alguns experimentos poderiam permitir que as fêmeas vivessem por até 117 dias.
Qual é o impacto do mosquito-tigre na saúde?
Um homem pulveriza o entorno para matar o mosquito Aedes, que carrega o vírus da febre amarela, a fim de controlar o surto da doença em Matadi, na República Democrática do Congo.
O ISSG explica que o mosquito-tigre é um mordedor diurno que tem uma gama muito ampla de hospedeiros. Ele ataca seres humanos, animais domésticos, anfíbios, répteis e pássaros.
Os mosquitos, incluindo o Aedes Albopictus, são vetores de várias doenças humanas importantes, o que os torna os mais letais para os seres humanos, informa um artigo da National Geographic.
Especificamente, o mosquito tigre é responsável pela disseminação de doenças como a febre amarela, a malária, a dengue e o vírus Zika, diz um artigo da National Geographic Espanha.
Por sua vez, a ADW acrescenta que existe uma preocupação especial com as doenças zoonóticas, pois os mosquitos se alimentam de muitas espécies de mamíferos e aves, bem como de seres humanos.
No entanto, o ISSG ressalta que o mosquito Aedes aegypti (também transmissor de doenças como a dengue) é um vetor de doenças ainda mais perigoso do que o Aedes albopictus. "Isso se deve principalmente ao fato de o mosquito tigre ter uma gama maior de hospedeiros do que o Aedes aegypti, que se alimenta quase exclusivamente de seres humanos.