Quanto tempo vive o mosquito-tigre, um dos animais mais letais do mundo?

O inseto se espalha facilmente através de recipientes que armazenam água parada, como pneus.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 18 de ago. de 2023, 11:33 BRT
Os mosquitos costumam pôr ovos em folhas carregadas de água nas florestas tropicais.

Os mosquitos costumam pôr ovos em folhas carregadas de água nas florestas tropicais.

Arte de HASHIME MURAYAMA

mosquito-tigre (Aedes albopictus) deve seu nome a seu padrão característico de listras pretas e brancas. Tal como outros mosquitos, o Aedes albopictus é um inseto pequeno e frágil, com um corpo esguio, um par de asas estreitas e três pares de pernas longas e esguias, como explica o Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados de história natural animal da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. 

O inseto também possui um apêndice alongado com a qual a fêmea morde e se alimenta de sangue, informa o banco de dados do Grupo de Especialistas em Espécies Invasivas (ISSG) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Onde o mosquito-tigre é encontrado

De acordo com a ADW, o mosquito-tigre é nativo do leste da Ásia e sua área geográfica se estende até a Índia, o Japão e várias ilhas do Pacífico. Entretanto, graças à sua capacidade de propagação, ele foi introduzido em outras partes do mundo.

De fato, de acordo com o ISSG, a espécie pode ser encontrada no Brasil, na América Central e no Caribe. Aqui, ela escolhe habitats como contêineres artificiais e naturais para reprodução e desenvolvimento.

Seus locais de reprodução na natureza são, especificamente, corpos d'água pequenos, restritos e sombreados, cercados por vegetação. Portanto, ele é um inseto comum em áreas rurais com vegetação densa, acrescenta o ISSG. 

Entretanto, sua flexibilidade ecológica lhe permite colonizar muitos outros espaços e regiões urbanas. Ou seja, ele pode se reproduzir em vasos de flores, bebedouros, latas de refrigerante e recipientes de água abandonados. Um local de reprodução particularmente útil para esses mosquitos são os pneus, que geralmente ficam armazenados ao ar livre e retêm a água da chuva por um longo tempo, informa o ISSG.

Quanto tempo vive o mosquito-tigre

As evidências sobre a longevidade do Aedes albopictus se concentram nas fêmeas. Como resultado, pouco se sabe sobre a vida útil dos mosquitos-tigre machos, observa o banco de dados.

Entretanto, sabe-se que os fatores ambientais têm um grande efeito sobre a vida útil do mosquito-tigre. Em um clima temperado, por exemplo, com umidade relativamente alta, a vida útil média é de 30 a 40 dias, informa a ADW. 

Já no laboratório, a organização revela que alguns experimentos poderiam permitir que as fêmeas vivessem por até 117 dias. 

Qual é o impacto do mosquito-tigre na saúde?

Um homem pulveriza o entorno para matar o mosquito Aedes, que carrega o vírus da febre amarela, a fim de controlar o surto da doença em Matadi, na República Democrática do Congo.

Foto de William Daniels

O ISSG explica que o mosquito-tigre é um mordedor diurno que tem uma gama muito ampla de hospedeiros. Ele ataca seres humanos, animais domésticos, anfíbios, répteis e pássaros.

Os mosquitos, incluindo o Aedes Albopictus, são vetores de várias doenças humanas importantes, o que os torna os mais letais para os seres humanos, informa um artigo da National Geographic.

Especificamente, o mosquito tigre é responsável pela disseminação de doenças como a febre amarela, a malária, a dengue e o vírus Zika, diz um artigo da National Geographic Espanha.

Por sua vez, a ADW acrescenta que existe uma preocupação especial com as doenças zoonóticas, pois os mosquitos se alimentam de muitas espécies de mamíferos e aves, bem como de seres humanos.

No entanto, o ISSG ressalta que o mosquito Aedes aegypti (também transmissor de doenças como a dengue) é um vetor de doenças ainda mais perigoso do que o Aedes albopictus. "Isso se deve principalmente ao fato de o mosquito tigre ter uma gama maior de hospedeiros do que o Aedes aegypti, que se alimenta quase exclusivamente de seres humanos.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados