Dia Mundial do Atum: conheça 3 fatos sobre este peixe

O atum é um peixe popular e saboroso que tem uma grande demanda por conta de seu valor nutricional. Com isso, sua produção vem sendo explorada em níveis biologicamente insustentáveis pela pesca marinha.

Essa espécie animal é responsável por mais de 8% de todos os produtos de frutos do mar comercializados no mundo. A imagem mostra um atum-rabilho se alimentando no Golfo de São Lourenço, no Canadá.

Foto de Brian J. Skerry
Publicado 2 de mai. de 2024, 12:00 BRT

atum é um peixe do gênero Thunnus que, juntamente com suas topologias derivadas, tem cerca de 40 tipos de espécies existentes presentes nos oceanos AtlânticoÍndico Pacífico, bem como no Mar Mediterrâneo, como explica o artigo da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado “Tuna, a victim of its nutritional success”.

A cada ano, em todo dia 2 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Atum, data estabelecida pela Assembleia Geral da ONU, razão pela qual, nessa ocasião, a National Geographic reuniu três fatos sobre esse peixe tão conhecido e popular na alimentação das pessoas.

Dia Mundial do Atum: 3 fatos sobre esse peixe

As espécies de atum representam mais de 8 % de todos os frutos do mar comercializados no mundo, destaca a ONU. Veja outras curiosidades, a seguir:

1. O atum é um animal marinho altamente explorado

A carne do atum tem vários nutrientes, por exemplo, é rica em ômega-3 e contém vitamina B-12minerais proteínas, explica o artigo da ONU.

É por isso que ele se tornou um dos peixes mais ameaçados de extinção, devido à sua alta demanda. E, de acordo com a organização internacional, cerca de 33,3 % dos estoques das várias espécies-chave são explorados em níveis biologicamente insustentáveis.

"Mais de 7 milhões de toneladas de atum e espécies semelhantes são desembarcadas anualmente. Sendo que elas representam 20% do valor da pesca marinha mundial", diz a ONU.

Além do fator alimentar, eles também são considerados caça grossa pelos pescadores, devido à grande agilidade velocidade com que nadam, acrescenta o informativo “Tuna” da National Geographic dos Estados Unidos.

Há cerca de 40 tipos de espécies nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, bem como no Mar Mediterrâneo. A imagem mostra um atum-rabilho do Atlântico nadando nas águas do Golfo de São Lourenço, no Canadá.

Foto de BRIAN J. SKERRY

2. Atum: um peixe de sangue quente

A maioria dos peixes de água salgada possuem sangue frio, o que está de acordo com a temperatura de seu corpo, que corresponde à da água em que habitam.

No entanto, o Nat Geo norte-americana descreve o atum como sendo diferente, pois é um dos poucos peixes na Terra que tem sangue parcialmente quente, assim como o raro peixe Opah (Lampris guttatus), um peixe com essa característica específica, acrescenta a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).

Há até mesmo algumas espécies de atum que conseguiram desenvolver a capacidade de aquecer temporariamente seus músculos de natação. Graças a essa habilidade, eles conseguem nadar rapidamente e, assim, migrar de águas mais quentes para águas mais frias, acrescenta o artigo da National Geographic norte-americana.

3. Os atuns são peixes migratórios

Esses animais do gênero Thunnus habitam a zona pelágica, que é um habitat com 330 milhões de quilômetros cúbicos de tamanho. Isso significa que eles não são encontrados em áreas de recifes de corais ou no fundo do mar, acrescenta o artigo citado acima.

Eles têm a capacidade de migrar por longas distâncias. De acordo com o artigo da NatGeo estadunidense, há evidências de que alguns atuns-rabilho (Thunnus thynnusnadaram da América do Norte para a Europa e vice-versa várias vezes por ano.

Muitas das migrações têm uma explicação: a época de reprodução. Durante esse período, os peixes tendem a se reunir em grandes grupos e as fêmeas geram milhões de ovos de uma só vez.