Qual é a origem da Aids?

Os especialistas investigam esta doença há mais de 40 anos. No dia mundial de combate à Aids, saiba mais sobre essa enfermidade.

Eletromicrografia de varredura de uma célula T H9 infectada pelo HIV.

Foto de Niaid
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de dez. de 2022, 10:21 BRT

O primeiro caso do que viria a ser conhecido como Aids foi relatado em 5 de junho de 1981, quando pesquisadores em Atlanta, nos Estados Unidos, registraram um aumento no diagnóstico de pneumonia pela bactéria Pneumocystis carinii e de sarcoma de Kaposi em homens jovens, segundo informa o Guia para Comunicadores sobre HIV/Aids, da Iniciativa de Meios Latinoamericanos sobre a Aids (Imlas) coordenada pela Fundação Huésped.

Publicado em 2012, o estudo indica que, até então, essas doenças nunca foram relacionadas a nenhum quadro clínico grave em indivíduos sem problemas imunológicos.

Um ano depois do primeiro caso, em 1982, Bruce Voeller, ex-diretor da National Gay Task Force, propôs nomear a nova doença como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids, na sigla em inglês).

Até então, os especialistas alertavam que o vírus em questão afetava o sistema imunológico, causando várias infecções oportunistas que, de outra forma, seriam facilmente controladas por um corpo saudável.

Em 1984, especialistas identificaram o vírus responsável pela Aids e o chamaram de Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês), que pode ser transmitido pelo sangue ou sexualmente.

No ano seguinte, foram desenvolvidos os primeiros testes para detecção de anticorpos contra o HIV e hemoderivados (medicamentos produzidos com o plasma do sangue humano), que começaram a ser testados nos Estados Unidos e no Japão. 

Além disso, os pesquisadores demonstraram que a transmissão também ocorre entre pessoas heterossexuais, deixando para trás o mito de que é uma condição que afeta apenas homossexuais e hemofílicos.

O ano de 1996 foi chave, diz o guia Imlas, pois a eficácia da terapia antirretroviral altamente ativa (Haart, na sigla em inglês) foi demonstrada e logo se tornou a terapia padrão para o HIV. Depois disso, houve um declínio rápido e constante na mortalidade e nas hospitalizações por Aids.

De onde vem o HIV?

Segundo informações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, "a infecção pelo HIV em humanos veio de um tipo de chimpanzé da África Central". Estudos mostram que o vírus pode ter passado desses animais para humanos no final do século 19.

“A versão do vírus que os chimpanzés têm é chamada de vírus da imunodeficiência símia. O vírus provavelmente passou de chimpanzés para humanos que os caçavam pela carne e entravam em contato com sangue infectado”.

Quando é comemorado o Dia mundial de combate à Aids?

Em 1988, durante a 4ª Conferência Internacional sobre Aids em Estocolmo, o dia 1º de dezembro foi estabelecido como o Dia mundial de combate à Aids. Em 2022, o slogan da campanha estabelecido pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) é “Igualdade Já”.

Em 2022, a agência internacional promove o enfrentamento das desigualdades que impedem o progresso para acabar com a doença e aponta a importância de se comprometer com o aumento da disponibilidade, qualidade e adequação dos serviços de tratamento. Além desses, destacam-se a testagem e prevenção do HIV, reformar as leis, políticas e práticas para lidar com o estigma e a exclusão, e garantir o compartilhamento de tecnologia para permitir o acesso igualitário à melhor ciência para o combate ao HIV.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados