Conheça 3 dicas simples para melhorar a concentração

Algumas atitudes fáceis ajudam a superar a dificuldade da mente para se concentrar.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 29 de dez. de 2022 13:00 BRT
Um sous chef usa um conta-gotas para finalizar um prato de vegetais silvestres grelhados e cozidos ...

Um sous chef usa um conta-gotas para finalizar um prato de vegetais silvestres grelhados e cozidos no vapor, guarnecidos com uma pasta feita de vieiras caramelizadas.

Foto de Brian Finke C/O EVERYBODY SOMEBODY INC,

Colocar qualquer atividade em prática pode se tornar uma tarefa complexa e demorada quando é difícil se concentrar. Para superar essa questão, a Faculdade de Medicina de Harvard (nos Estados Unidos) sugere algumas estratégias que ajudam a manter o foco e evitar a dispersão. 

Veja algumas de suas principais recomendações.

1. Praticar o mindfulness ajuda a melhorar a concentração

"O mindfulness é um estado em que a pessoa focaliza a atenção plena no momento presente. Tem sido demonstrado que esta prática redesenha o cérebro para que a atenção seja mais forte na vida cotidiana", diz Kim Willment, neuropsicóloga do Brigham and Women's Hospital, no artigo de Harvard. 

Para conseguir isso, a especialista recomenda sentar-se por alguns minutos, a cada dia, em silêncio e olhos fechados, concentrando-se na respiração, nos sons e sensações ao seu redor.

(Conteúdo relacionado: 7 práticas para melhorar a memória)

2. O treinamento cognitivo melhora a concentração

Por outro lado, os jogos ou desafios mentais podem melhorar as atividades cognitivas da vida diária, como a memória e o foco. De acordo com a neuropsicóloga, há evidências de que a capacidade de uma pessoa de prestar atenção pode ser melhorada quando o indivíduo avança progressivamente para níveis mais altos de desempenho nessas atividades.

"Se você atingir um certo nível de atenção sustentada e insistir para aumentar o tempo de atenção, por exemplo, pode ajudar a melhorar essa habilidade no dia a dia”, diz Willment.

3. Um estilo de vida saudável também contribui para uma melhor concentração

Hábitos saudáveis, como a prática de exercícios e sono regular, têm um efeito na execução de tarefas que requerem concentração.

"O exercício aumenta a disponibilidade de produtos químicos para o cérebro, os quais promovem novas conexões cerebrais, reduzem o estresse e melhoram o sono", explica Kirk Daffner, neurologista e diretor do Centro de Medicina do Cérebro/Mente do Brigham and Women's Hospital. 

“Quando você dorme, reduz os hormônios do estresse que podem ser prejudiciais ao cérebro e elimina as proteínas que danificam esse órgão", complementa.

É por isso que a Faculdade de Medicina de Harvard aconselha de sete a oito horas de sono por noite e cerca de 150 minutos de exercícios aeróbicos (como caminhadas rápidas) por semana.

Fatores que afetam a concentração

Por outro lado, há certos fatores que prejudicam a concentração. Mantê-los sob controle pode ajudar a afiar o foco.

Entre eles, a publicação da instituição educacional menciona: consumo excessivo de álcool; sobrecarga de informação; efeitos colaterais de alguns medicamentos; e condições subjacentes, como depressão ou distúrbios do sono.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
6 exercícios de relaxamento para reduzir o estresse
Ciência
5 benefícios que a hipnose pode trazer ao corpo
Ciência
O que Freud diz sobre o amor na psicanálise
Ciência
O que acontece com o cérebro quando nos apaixonamos
Ciência
Por que é importante bocejar?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados