7 práticas para melhorar a memória

Descubra estratégias indicadas para aguçar a memória e coloque essas medidas em prática.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de dez. de 2022, 10:00 BRT
Um homem olha para o álbum de recortes da família que costuma carregar debaixo do braço ...

Um homem olha para o álbum de recortes da família que costuma carregar debaixo do braço na unidade de cuidados com a memória em Albuquerque Heights Healthcare and Rehabilitation, Albuquerque, Novo México, EUA.

Foto de ISADORA KOSOFSKY

A memória é fundamental na vida cotidiana. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, é possível notar mudanças na capacidade de lembrar das coisas.

Diante disso, uma publicação da Escola de Medicina de Harvard (HMS, na sigla em inglês) lista algumas estratégias úteis para proteger e aguçar a mente.

1. Manter a memória forte: não deixar de aprender

De acordo com a publicação, estudar é uma ótima maneira de manter a memória forte, fazendo com que a pessoa adquira o hábito de ser mentalmente ativa.

“Acredita-se que desafiar o cérebro com exercícios mentais ativa processos que ajudam a manter as células cerebrais individuais e estimulam a comunicação entre elas”.

Seja através de um trabalho que mantenha as pessoas ativas, seja através de aprender uma nova habilidade ou dedicar-se a um hobby, as pessoas podem atingir esse objetivo ao ler, jogar xadrez ou resolver um quebra-cabeças. São atividades que comprovadamente fazem muito por sua memória, reforça o documento de Harvard.

(Veja também: O que acontece com o cérebro quando não dormimos?)

2. Como melhorar a memória: usar todos os sentidos para retê-la

Quanto mais sentidos forem usados ​​para aprender algo, mais partes do cérebro estarão envolvidas na retenção da memória, explica a instituição de Harvard. Uma boa maneira de começar, conforme indicado pela HMS, é adivinhar os ingredientes enquanto cheira e experimenta um novo prato.

3. Crer em você mesmo para fortalecer a memória

Embora possa parecer surpreendente, certos mitos sobre o envelhecimento podem contribuir para a falta de memória

“Alunos de meia-idade e mais velhos têm pior desempenho em tarefas de memória quando estão expostos a estereótipos negativos sobre envelhecimento e memória, e melhor quando as mensagens são positivas sobre a preservação da memória na velhice”, reforça o documento.

4. Economizar o uso do cérebro

A publicação de Harvard também sugere aproveitar o uso de calendários, planilhas ou agendas para manter as informações de rotina à mão. Da mesma forma, designar um espaço para objetos do cotidiano, como chaves ou bolsas, também pode ajudá-lo a se concentrar em aprender e lembrar de coisas novas.

Além disso, remover a desordem do escritório ou de casa permite minimizar as distrações, para que você possa se concentrar nas novas informações que deseja lembrar.

5. Dicas para melhorar a memória: repetir a informação nova 

“Quando você quiser se lembrar de algo que acabou de ouvir, ler ou pensar, diga em voz alta ou escreva. Dessa forma, você reforça a memória ou a conexão”, afirma o artigo. Por exemplo, se você deixar seus pertences em um lugar diferente do habitual, diga em voz alta para se lembrar.

(Conteúdo relacionado: 5 alimentos para uma melhor capacidade intelectual)

6. Faça pausas para aprender e memorizar

Embora a repetição seja uma ferramenta, ela é mais funcional quando feita no momento certo. É melhor não repetir algo muitas vezes em um curto período. 

"Espaçar os períodos de estudo é particularmente valioso quando você está tentando dominar informações complicadas", indica o documento.

7. Memória criativa: fazer mnemônicos

Os mnemônicos são uma maneira criativa de lembrar listas. Por exemplo, indica-se o uso de siglas (termo formado pela união de elementos de duas ou mais palavras) ou frases na hora de se referir a algo que se deseja lembrar.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados