6 exercícios de relaxamento para reduzir o estresse

Todas as pessoas podem se afetar pelo estresse. Práticas de alguns minutos ajudam a diminuir a tensão.

Jovens indianos praticam yoga acima do rio Ganges perto de um estátua de Shiva.

Foto de Pete McBride
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 27 de jan. de 2023, 16:34 BRT

Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode sofrer com estresse em decorrência de diversas situações, relata o guia Em tempos de estresse, faça o que importa, publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em 2022.

Entre as causas mais comuns, a Opas cita: dificuldades pessoais (como conflitos com entes queridos, solidão, falta de renda ou preocupação com o futuro), problemas no trabalho (como conflitos com colegas, alto nível de exigência ou insegurança no emprego) e a presença de ameaças significativas na comunidade (violência, doença ou falta de oportunidade econômica).

No guia, a entidade de saúde disponibiliza informação e conhecimentos práticos para ajudar as pessoas a lidar com o estresse, e aconselha consultar um profissional.

No passo a passo sugerido pelo guia, a Opas cita: conectar e focar em uma atividade, ou seja, prestar atenção total a ela, usando o corpo e os sentidos; detectar e anotar os pensamentos e sentimentos que  preocupam; agir de acordo com os próprios valores; e ser gentil com nós mesmos e com os outros.

6 atividades para reduzir o estresse

A Harvard Medical School (HMS) indica algumas atividades que ajudam a aumentar a calma interior e, portanto, reduzir o estresse. São elas:

Foco na respiração

De acordo com a HMS, fazer respirações longas, lentas e profundas é uma técnica simples, mas poderosa, que ajuda a desconectar a mente de pensamentos e sensações que distraem.

Fazer um escaneamento corporal

A HMS menciona a técnica de escaneamento corporal, que combina o foco na respiração com o relaxamento muscular progressivo, o que promete aumentar a consciência da conexão mente-corpo.

“Depois de alguns minutos de respiração profunda, você se concentra em uma parte do corpo ou grupo muscular de cada vez e libera mentalmente qualquer tensão física que sentir ali”, explica a HMS.

(Você também pode estar interessado em: 3 atividades para acalmar os sintomas da depressão)

Evocar imagens guiadas

Neste caso, é uma técnica que evoca mentalmente cenas, lugares ou experiências relaxantes para ajudar a relaxar e se concentrar. De acordo com a Harvard, aplicativos ou gravações gratuitas podem ser usados ​​para essa prática.

Meditação de atenção plena

A meditação mindfulness, também chamada de atenção plena, é outra sugestão da HMS. Essa prática envolve se sentar confortavelmente, concentrar-se na respiração e trazer a atenção da mente para o momento presente, sem se deixar levar pelas preocupações com o passado ou o futuro.

Yoga, tai chi e qi gong

Essas práticas orientais antigas combinam respiração rítmica com uma série de posturas ou movimentos fluidos, diz a Harvard. Os movimentos físicos dessas práticas exigem um foco mental que pode ajudar a desviar a atenção dos pensamentos acelerados e melhorar a flexibilidade e o equilíbrio.

Orar silenciosamente enquanto pratica o foco na respiração também ajuda. "Pode ser especialmente atrativo se a religião ou espiritualidade for significativa para a pessoa", conclui a HMS.

Por fim, a escola de medicina recomenda tentar várias dessas técnicas para ver qual funciona melhor para cada pessoa. Além disso, a HMS sugere praticá-las por, pelo menos, 20 minutos por dia.

 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados