É possível que um tipo de gordura nos mantenha mais jovens?

Pesquisas sugerem que a gordura marrom – que perdemos à medida que envelhecemos – pode reduzir o risco de doenças inflamatórias, controlar a obesidade e, por fim, prolongar nossas vidas.

Por Michael F. Roizen, M.D., Peter Linneman, Albert Ratner
Publicado 16 de fev. de 2023, 09:55 BRT

Temos a chamada gordura boa em nossos corpos quando somos bebês, mas a perdemos à medida que envelhecemos. Os cientistas estão tentando encontrar uma maneira de repor essa gordura para ajudar a combater o envelhecimento.

Foto de FroggyFrogg iStock, Getty Images Plus

Em um mundo onde interruptores são onipresentes, é fácil ver por que um botão on/off pode ser tão atraente, biologicamente falando. Ligue o que você quiser. Desligue o que você não faz. Um interruptor em nosso metabolismo.

Em agosto de 2020, uma equipe de pesquisa internacional relatou ter descoberto como ativar algo chamado gordura marrom. A gordura marrom é uma das chaves do metabolismo, controlando a obesidade e o diabetes, e talvez a longevidade. Os resultados da colaboração entre o Centre de recherche du Centre hospitalier universitaire de Sherbrooke (CRCHUS), em Québec, e o Novo Nordisk Foundation Centre for Basic Metabolic Research (CBMR), na Universidade de Copenhagen, foram publicados na revista Cell Metabolism.

A gordura marrom queima energia e gera calor – um processo chamado termogênese – depois de ser ativada por temperaturas frias ou sinais químicos. Os seres humanos têm pequenos depósitos de gordura marrom, e os cientistas há muito levantam a hipótese de que encontrar maneiras alternativas de ativar farmacologicamente essa gordura ou transformar a gordura branca em marrom pode ajudar a melhorar o metabolismo.

A ciência e a tecnologia vão revolucionar nossa capacidade de viver mais tempo, mais jovem e melhor, de acordo com The Great Age Reboot, do qual este artigo é adaptado. O livro foi publicado originalmente pela National Geographic Partners, LLC, em 13 de setembro de 2022. Copyright ©2022 Michael F. Roizen. Todos os direitos reservados..

Foto de National Geographic

Gordura branca x marrom

Nem toda gordura é criada igual. A gordura mais comum é conhecida como gordura branca, pois parece branca ou amarela-esbranquiçada quando você a vê sob a pele. Mas você também nasceu com gordura marrom (que, sem surpresa, parece marrom).

A gordura marrom – encontrada no pescoço e nos ombros dos recém-nascidos – é metabolicamente eficiente, pois queima muitas calorias, o que serve para mantê-lo aquecido (importante para os recém-nascidos). Perdemos a maior parte da nossa gordura marrom à medida que envelhecemos. Aos seis anos, você tem menos de 5% da gordura marrom com a qual nasceu; a gordura que ganhamos com o tempo é quase toda gordura branca. A gordura branca é metabolicamente ineficiente, o que significa que é relativamente inativa. Não gasta muita energia, é difícil de queimar, acumula-se e causa outros problemas de saúde.

Mas o que isso tem a ver com juventude? Pesquisadores de uma empresa perto da Universidade da Califórnia, Davis (EUA) e da Universidade de Copenhague (Dinamarca) pegaram gordura branca em tubos de ensaio, regrediram-na a uma gordura mais pluripotente, acionaram alguns interruptores epigenéticosvoilà! – transformaram-na em gordura marrom. Eles então injetaram a gordura marrom em ovelhas gordas. O que aconteceu? Como esperado, as ovelhas com mais gordura marrom ficaram magras, perderam a síndrome metabólica e o diabetes.

Um obstáculo ao uso da gordura marrom é que todas as coisas boas que ela faz devem ser programadas na gordura branca anterior, mas isso provou ser factível. Um grupo em Delaware (EUA) fez em pequena escala essa transformação de gordura branca em marrom, ativando a gordura marrom dormente em algumas mulheres com um medicamento já aprovado. Isso poderia levar a pesquisas para desenvolver novos medicamentos, e também pode levar a um conjunto de transplantes de células-tronco e exossomos, que podem transformar mais gordura branca em gordura marrom metabolicamente mais ativa. A maioria das pessoas mais velhas não tem quantidades significativas de gordura marrom. Portanto, você precisa fazer mais do que apenas ativar a gordura marrom que possui – você precisa de mais gordura marrom.

mais populares

    veja mais

    Uma ressonância magnética de uma mulher obesa mostra como a gordura branca afeta os órgãos do corpo.

    Foto de Marty Chobot Nat Geo Image Collection

    Reprogramação e regeneração

    Mas e se a gordura branca de uma pessoa pudesse ser transformada em gordura marrom, por meio do que é chamado de regeneração tecidual induzida – usando a reprogramação para transformar um tipo de célula em células pluripotentes? Então, e se genes específicos pudessem ser ativados para fazer essas células funcionarem como células de gordura marrom? E se essas células recém-formadas de gordura marrom pudessem ser injetadas de volta na pessoa?

    Este processo requer duas descobertas distintas e importantes. Como observamos anteriormente, as células-tronco pluripotentes induzidas de células adultas são uma grande promessa. O Dr. Shinya Yamanaka, no Japão, reverteu as células adultas ao seu estado embrionário original (no ponto em que elas podem se transformar em muitas células diferentes, como gordura marrom, gordura branca, coração, cérebro ou rim, etc.). Yamanaka fez essa reversão ativando quatro genes (agora chamados de fatores de Yamanaka), o que ele conseguiu ativando quatro interruptores embrionários.

    Então, depois de reverter as células de gordura branca adulta em células pluripotentes, o grupo de pesquisa fez mais algumas mudanças epigenéticas para formar células de gordura marrom. Eles então cultivaram as células de gordura marrom em cultura e as tornaram não imunogênicas ativando outro gene que mudou a expressão de proteínas na superfície das células. Isso tornou possível injetar a gordura marrom de volta nas ovelhas gordas sem que as ovelhas a rejeitassem.

    Prevê-se que o cronograma para essa capacidade revolucionária de transformar gordura branca em gordura marrom seja menos de cinco anos após o início dos estudos em humanos. A gordura marrom provavelmente o deixará muito mais magro e reduzirá o risco de diabetes, doenças cardíacas, câncer, osteoartrite e demência.

    Melhorando a longevidade

    Por que isso é importante? Desde 1974, uma das principais causas da redução da expectativa de vida – da própria doença e do aumento de doenças crônicas como osteoartrite, diabetes tipo 2 e muitos cânceres – é o aumento do nível de gordura branca. Muitos dos sintomas do envelhecimento, até mesmo a fadiga e a falta de energia, são derivados da destruição biológica e da inflamação decorrente do excesso de gordura branca. O acúmulo de gordura branca na sociedade resultou em uma expectativa de vida menor do que seria.

    E embora os tratamentos médicos tenham atenuado grande parte da doença e da mudança na expectativa de vida causada pela gordura branca, os humanos continuam acumulando excesso deste tipo de gordura. Grande parte desse aumento vem da ingestão de alimentos que contêm gorduras saturadas e alimentos que produzem um aumento muito rápido nos níveis de açúcar no sangue.

    Se os cientistas encontrarem uma maneira de substituir a gordura branca pela marrom, isso provavelmente reduzirá os riscos de todas as doenças inflamatórias, como osteoartrite, diabetes, doenças cardíacas, derrame e disfunção cerebral, e fornecerá níveis de energia aumentados. Ou seja, você ficará metabolicamente mais jovem. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados