Quais são os benefícios dos frutos secos para o cérebro

Estes alimentos são ricos em antioxidantes que podem gerar benefícios à saúde cerebral.

Castanha-do-pará é uma das nozes mais consumidas.

Foto de Rebecca Hale
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de dez. de 2022 10:00 BRT

O consumo de frutos secos pode ter efeitos benéficos na função cognitiva em adultos, sugere o artigo Consumo de frutos secos e função cognitiva: uma revisão sistemática (em tradução livre), datado de 2019 e publicado na revista Nutrição Hospitalar.

De acordo com o documento, a maioria dos estudos experimentais mostra um efeito protetor do consumo de frutos secos em alguma dimensão da função cognitiva.

Segundo o artigo, os padrões alimentares ricos em antioxidantes poderiam contribuir para a prevenção e o tratamento das fases anteriores da demência, de modo que os frutos secos, graças a sua carga antioxidante, teriam efeitos benéficos na incidência de várias doenças crônicas.

(Contenido relacionado: Vírus podem causar Alzheimer? Estudos sobre efeitos da covid-19 no cérebro oferecem indícios)

Somado a isso, são alimentos ricos em ácidos graxos poliinsaturados, que também parecem desempenhar um papel positivo na neurogênese.

Nozes colhidos de uma fazenda em Dordonha, na França.

Foto de GUNNAR KNECHTEL

Além disso, esses benefícios parecem ser independentes do tipo de fruto seco consumido e da quantidade ingerida, assim como a idade e condição inicial dos consumidores.

De acordo com o estudo, também há o “evidente efeito positivo que os frutos secos têm nas doenças e fatores de risco cardiovasculares, que por sua vez se associam ao envelhecimento e à deterioração cognitiva, principalmente devido ao seu efeito na redução do fluxo sanguíneo cerebral”.

No entanto, o artigo reconhece que mais estudos observacionais e experimentais longitudinais são necessários para dar mais firmeza a essas evidências.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
Quais alimentos ajudam a baixar o colesterol?
Ciência
Como a fome afeta o corpo?
Ciência
6 exercícios de relaxamento para reduzir o estresse
Ciência
O que acontece com o organismo após muitas horas de exposição ao sol
Ciência
Como ter boa saúde física e mental

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados