Você sabe quais são os quatro tipos de ovos que comemos?

Um método desenvolvido por cientistas espanhóis diferencia pela primeira vez os quatro tipos de ovos de acordo com a qualidade de vida das aves, uma marca deixada na gema.

Por Cristina Crespo Garay
Publicado 19 de mai. de 2023, 10:36 BRT

Além do tamanho e da cor, a União Europeia rotula os ovos com números diferentes de acordo com o sistema de produção utilizado. Pela primeira vez, um grupo de cientistas espanhóis conseguiu ler a marca que a qualidade de vida das aves deixa na gema por meio de um método pioneiro.

Foto de Nik GC, Unsplash

A qualidade dos ovos de uma galinha caipira, que vive na natureza e se alimenta ao ar livre, tem pouco a ver com a dos ovos de aves que nunca saem de uma gaiola. Tanto a dieta das galinhas quanto a liberdade de movimento ao ar livre e, em resumo, a qualidade de vida das aves, deixam uma marca na gema dos ovos que, pela primeira vez, um grupo de cientistas espanhóis conseguiu ler por meio de um método pioneiro.

Além do tamanho e cor dos ovos, a União Europeia os rotula com números diferentes, de acordo com o sistema de produção utilizado. Assim, o código começa com o número 0, 1, 2 ou 3, dependendo se são ovos produzidos organicamente, caipiras, ao ar livre ou em gaiolas, respectivamente. Esse número é seguido pelas primeiras letras do país, por exemplo, "ES" no caso da Espanha.

No caso dos ovos do tipo 0 ou de produção orgânica, as galinhas vivem em galinheiros que têm acesso permanente a parques ao ar livre, onde podem bicar a vegetação, cavar, tomar banhos de areia para cuidar das penas, descansar ou botar ovos nos ninhos que se encontram ali.

A diferença entre esses ovos e os do tipo 1 ou de criação livre é que os ovos produzidos organicamente são regulados por normas específicas certificadas pelos Conselhos Reguladores da Agricultura Orgânica e incluem o selo na embalagem.

Os ovos do tipo 2 ou ovos de galinhas criadas ao ar livre são aqueles em que as aves têm liberdade de movimento, mas são mantidas em um aviário coberto sem acesso ao ar livre. Por fim, os ovos do tipo 3 ou ovos de gaiola são aqueles produzidos em um sistema em que as galinhas vivem em gaiolas dentro de um galpão, sem acesso ao ar livre e em pequenos grupos.

Primeiro método que difere os quatro tipos de ovos

Cientistas espanhóis da Universidade de Santiago de Compostela se propuseram a desenvolver o primeiro método que diferencia com 100% de confiabilidade os quatro tipos de ovos, o que em breve poderá ser usado para evitar fraudes no comércio de ovos. A técnica, publicada na revista Food Chemistry, na Science Direct, consiste em extrair lipídios da gema para determinar o tipo de ovo.

Por meio de espectroscopia aplicada ao líquido da gema, ou seja, determinando seu espectro de absorção em comprimentos de onda ultravioleta, esse se torna o primeiro método capaz de diferenciar os quatro tipos com 100% de precisão e, portanto, conhecer a qualidade de vida do animal que o pôs.

"Esses resultados indicam que esse extrato lipídico é uma ferramenta promissora para a verificação analítica do sistema de criação", dizem os autores em seu relatório. Eles esperam que, em um futuro próximo, essa técnica possa ser usada para verificar a veracidade da qualidade de vida dos animais em sistemas de produção.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados