Alerta de gripe aviária: como ela se espalha e quais são os sintomas

A Organização Pan-Americana de Saúde alertou para um aumento dos surtos da doença nas Américas. Alguns países como Equador, Peru e Argentina declararam emergência sanitária.

Por Redação National Geographic
Publicado 23 de fev. de 2023, 12:07 BRT

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico para a crescente detecção de surtos de gripe aviária em aves de dez países da região das Américas.

Foto de David Guttenfelder

gripe aviária é uma doença infecciosa que afeta principalmente as aves. Entretanto, algumas raras cepas do vírus podem afetar seres humanos, adverte a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda que haja poucos casos de humanos infectados – 868 casos confirmados nos últimos 20 anos e 457 mortes segundo a OMS – o alerta dado pela organização afirma que os surtos recentes podem representar uma ameaça à saúde pública

Em 11 de janeiro de 2023, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico para a crescente detecção de surtos de gripe aviária em aves de dez países da região das Américas. 

Além disso, a Opas advertiu sobre a recente confirmação do primeiro caso de infecção humana causada pelo vírus da gripe aviária, do tipo A e cepa H5N1, na América do Sul. O registro aconteceu em 9 de janeiro de 2023.

A pessoa afetada é uma menina de 9 anos de idade que vive em uma área rural da província de Bolívar, no Equador, disse a Opas. Como resultado do aumento das infecções, alguns países emitiram emergências de saúde. O próprio Equador soltou um alerta em 30 de novembro de 2022, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária do país (MAG). 

No mesmo dia, o Serviço Nacional de Saúde Agrícola do Peru declarou uma emergência sanitária em todo o território nacional.

Mais recentemente, em 16 de fevereiro deste ano, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina também declarou emergência sanitária no país, que já registra nove casos da doença em pessoas até o momento.

A gripe aviária (ou influenza aviária) é uma doença infecciosa que afeta principalmente as aves e é causada por um vírus da família Orthomyxoviridae, a mesma família da gripe comum, de acordo com a Opas.

Dependendo de seu subtipo, ela pode ser classificada como de baixa patogenicidade, ou seja, causam sintomas graves em poucos infectados), ou altamente patogênica, que causam sintomas de leves a graves em todas as infecções.

"O vírus da gripe aviária de baixa patogenicidade pode causar uma doença leve, que pode passar despercebida ou sem a presença de sintomas. O vírus da influenza aviária altamente patogênico, principalmente por subtipos (H5 e H7) do tipo A, causa doenças graves em aves que podem se espalhar rapidamente, resultando em altas taxas de mortalidade em diferentes espécies de aves", observa a Opas.

Ainda de acordo com a Opas, a maioria dos vírus da influenza que circulam nas aves não são zoonóticos (que se originam em animais e podem passar para humanos). Entretanto, algumas cepas de influenza aviária altamente patogênicas têm a capacidade de infectar humanos, e ameaçar a saúde pública. 

Como a gripe aviária se espalha

Segundo a Opas, a forma mais comum de entrada do vírus em um território é através das aves silvestres migratórias. O principal fator de risco para a transmissão das aves para humanos é o contato direto ou indireto com animais infectados ou com ambientes e superfícies contaminadas por fezes desses animais.  

"Depenar, manipular carcaças e preparar aves infectadas para consumo, especialmente em ambientes domésticos, também podem ser fatores de risco", explica a entidade.

Quais são os sintomas da gripe aviária

Em humanos, os sintomas podem variar de infecção leve do trato respiratório superior, causando febre e tosse, chegando até a uma pneumonia grave, dificuldade para respirar (síndrome de angústia respiratória aguda), choque e até mesmo morte.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados