150 anos de Santos Dumont: para além do avião, conheça outras invenções do "Pai da Aviação"

A data de 20 de julho marca os 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, cuja mente inovadora foi além do avião 14 Bis. O inventor está envolvido, por exemplo, na criação do relógio de pulso: saiba mais.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 20 de jul. de 2023, 07:00 BRT
Os 150 anos do nascimento de Santos Dumont será comemorado pela Força Aérea Brasileira, já que ...

Os 150 anos do nascimento de Santos Dumont será comemorado pela Força Aérea Brasileira, já que o inventor também é considerado o patrono da Aeronáutica do país.

Foto de Müller Marin FAB em Agência Brasil

Inventor, visionário, uma personalidade histórica. Neste exato dia 20 de julho, há 150 anos, nascia o mineiro Alberto Santos Dumont, apontado como o precursor de uma das mais importantes criações da humanidade: o avião.

O “pai da aviação”, como é chamado por muitos, também possui outros feitos e invenções creditados a ele, segundo documento do Museu Aeroespacial, instituição ligada à Força Aérea Brasileira (FAB). Entre esses inventos estão:

Relógio de pulso

Imagem de Santos Dumont usada pela FAB nas comemorações dos 150 anos de seu nascimento.

Foto de Divulgação Assessoria de Comunicação da Força Aérea Brasileira

Santos Dumont não criou o relógio de pulso propriamente dito, mas teria sido, de acordo com o documento da FAB, quem deu a ideia ao relojoeiro francês Louis Cartier. 

“Dumont sugeriu, em 1904, criar um relógio com pulseira para ser usado no pulso, o que facilitaria suas consultas enquanto voava. Até então, os relógios da moda eram os de bolso, que ficavam presos à calça com uma corrente”, diz o texto do Museu Aeroespacial.

Chuveiro de água quente 

Dumont inovou ao projetar sua residência na cidade de Petropólis, no Rio de Janeiro, em 1918, com um sistema de chuveiro aquecido a álcool. O objeto funcionava com um balde dividido ao meio e tinha entrada para água quente e fria, algo inédito no Brasil até então, de acordo com o Museu Aeroespacial.

Entretanto, a invenção do chuveiro elétrico como se conhece hoje (e é amplamente usado pela população) é de outro brasileiro: o engenheiro Francisco Canhos, segundo a Universidade de São Paulo (USP).

Hangar para aviões

Os hangares são grandes galpões em que as aeronaves ficam estacionadas quando não estão em uso ou precisam passar por manutenção.

“Foi de Santos Dumont a ideia de construir o primeiro hangar do mundo. Assim, o cientista brasileiro projetou estruturas para poder guardar em segurança seus dirigíveis. Tal espaço deveria ser comprido e alto o suficiente para abrigar o dirigível N-3 e todos os componentes e ferramentas necessários para o trabalho. Ele projetou também portas sobre rolamentos”, explica o Museu Aeroespacial.

Santos Dumont ou Irmãos Wright: quem inventou o avião?

mais populares

    veja mais

    O 14 Bis, avião criado por Santos Dumont em 1906.

    Foto de Divulgação Assessoria de Comunicação da Força Aérea Brasileira

    A disputa até hoje rende debates e a resposta depende muito da fonte consultada e do país em que se faz a pergunta. 

    A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, traz em seu site oficial a informação de que os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright fizeram “o primeiro voo motorizado e controlado na Terra, em Kitty Hawk, Carolina do Norte, em 17 de dezembro de 1903”. Foram realizados quatro voos nesse mesmo dia, cada um mais longo que o anterior, relata a instituição.

    No entanto, há quem questione a ausência de testemunhas no local e que o modelo dos Wright não teria saído do chão por conta própria, precisando supostamente do apoio de uma estrutura (não há consenso sobre essas afirmações). 

    Isso faz com que muitos considerem o 14 Bis de Santos Dumont como o primeiro avião a levantar voo por conta própria. O voo aconteceu em Paris, na França, em 23 de outubro de 1906.

     “O 14 Bis voou, decolando, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura, e aterrissou. Era o primeiro voo homologado do ‘mais pesado que o ar’ para uma multidão de testemunhas eufóricas no campo de Bagatelle, em Paris. No dia seguinte, toda a imprensa francesa louvou o fato histórico”, afirma a página da FAB, acrescentando que Santos Dumont ganhou um prêmio do aeroclube da França pela façanha.

    Ao que tudo indica, a discussão está longe do fim.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados