Qual é a origem da água na Terra de acordo com a ciência?

A água impulsiona o ciclo de vida no planeta e cobre 70% do espaço total disponível na Terra.

Uma onda forte forma-se sobre um sistema de recifes escondido e inexplorado, Ilhas Selvagens, Macaronésia.

Foto de Andy Mann
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 7 de jun. de 2023, 13:37 BRT

A Terra é única na história da vida e do Sistema Solar: é o único planeta com água líquida em sua superfície. Esse líquido cobre 70% do espaço total disponível na Terra, de acordo com a agência espacial norte-americana Nasa, tornando-a a substância mais predominante no mundo. 

Essa porcentagem é composta por oceanos, rios e bacias hidrográficas que conectam os estreitos territórios de todos os países do mundo. A história da água, explica a Nasa, "envolve nosso lar em um contexto muito maior, que se estende até o Universo e nos coloca em uma rica família de mundos oceânicos que abrangem nosso Sistema Solar e além". O que sabemos sobre sua origem? 

Origem da água na Terra

A história dos oceanos é a história da vida", argumenta a agência norte-americana. A água presente no mundo impulsiona o ciclo de vida da Terra. Estima-se que existam aproximadamente 1386 milhões de quilômetros cúbicos de água no mundo, dos quais menos de 3% são de água doce potável. A grande maioria, composta de água salgada, sustenta uma grande diversidade de plantas e animais em seus habitats marinhos. 

Vista de uma tempestade girando sobre o Oceano Pacífico Norte através da janela da Estação Espacial Internacional.

Foto de TERRY VIRTS NASA

A origem definitiva da água está na química: uma molécula de água é composta de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio (H2O), argumenta a Nasa. O hidrogênio nasceu no Big Bang, enquanto o oxigênio é abundante nos núcleos de estrelas ainda mais massivas do que o Sol. Entretanto, os marcadores químicos na água dos oceanos sugerem que a maior parte da água veio de asteroides e cometas que colidiram com a Terra há milhões de anos. 

Esses corpos, pequenos em comparação com a Terra, contêm pistas sobre como era o Sistema Solar há mais de 4,5 bilhões de anos. Eles são os remanescentes de sua formação e contêm água líquida e gelada em seu interior, conclui a Nasa. 

Existe água fora da Terra? 

Em outros sistemas espaciais (estrelas, nebulosas, luas e outros planetas), a água pode ser encontrada em estado gasoso. Um exemplo é a Nebulosa de Órion: a grande nuvem de gás e poeira é composta principalmente de hidrogênio, e as moléculas de água presentes são comparativamente raras em relação às conhecidas na Terra. "Sua produção diária de água é tão grande que poderia cobrir 60 vezes os oceanos da Terra", diz a Nasa. 

Vênus pode ter sido o primeiro mundo oceânico do Sistema Solar: o segundo planeta do Sistema Solar não possui um campo magnético, o que enfraquece sua atmosfera. Portanto, os astrônomos da Nasa afirmam que um forte efeito estufa ferveu a água em seu interior, espalhando-a pelo espaço

A agência norte-americana informa que Marte contém água congelada em seus polos e sob o solo, embora uma pequena quantidade de água salobra e lamacenta possa ser vista descendo as encostas das colinas marcianas durante as estações mais quentes. 

mais populares

    veja mais

    Finalmente, nas luas de Júpiter, Europa e Ganimedes suspeita-se que existam oceanos de água salgada sob suas crostas frias. Ganimedes pode até ter várias camadas de gelo e água entre sua crosta e seu núcleo, resume a Nasa. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados