Conheça 4 benefícios do cacau para seu corpo

O "alimento dos deuses" pode aumentar a elasticidade da pele, além de outros benefícios.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 7 de jul. de 2023, 08:00 BRT
Amêndoas de cacau da Indonésia, que são normalmente usadas em subprodutos do cacau, como a manteiga ...

Amêndoas de cacau da Indonésia, que são normalmente usadas em subprodutos do cacau, como a manteiga de cacau.

Foto de SARAH E EISSLER

O cacau é um alimento popular obtido pelo processamento das sementes secas encontradas nas vagens que pendem do cacaueiro (Theobroma cacao), informa a Organização Internacional do Cacau (ICCO), uma organização intergovernamental criada em 1973 sob os auspícios das Nações Unidas.

Especificamente, o "alimento dos deuses" está presente em muitos produtos alimentícios, como chocolate, bebidas, cremes e sobremesas, entre outros, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). 

Vários pesquisadores estudaram os possíveis efeitos do consumo de cacau sobre a saúde. Embora alguns aspectos tenham sido reconhecidos, os possíveis benefícios ainda estão sendo avaliados. 

De acordo com a FAO, o cacau é um alimento calórico e fornece nutrientes valiosos, como a fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal. Ele também tem outros benefícios reconhecidos:

1. O cacau pode ajudar a melhorar o humor

O cacau ajuda a combater os momentos de estresse ou de baixo astral graças à sensação prazerosa que ele provoca em nosso cérebro, diz a FAO. 

Isso é confirmado por vários estudos. Por exemplo, uma análise de revisão publicada em 2022 na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition sugere que o consumo de produtos ricos em cacau pode melhorar o humor e o estado de espírito em curto prazo.

Além disso, um grupo de pesquisadores examinou as associações entre o consumo de chocolate e os sintomas depressivos em mais de 13 000 adultos dos EUA. O estudo foi publicado em 2019 e concluiu que o consumo de chocolate, especialmente o chocolate amargo, pode estar associado a uma probabilidade reduzida de sintomas depressivos clinicamente relevantes. No entanto, ele esclarece que são necessárias mais pesquisas sobre o efeito de longo prazo.

2. O cacau ajuda a proteger o sistema imunológico

Em sua forma mais pura, o cacau contém mais antioxidantes do que outros produtos, como o vinho ou o chá verde. Esses antioxidantes agem contra os radicais livres e protegem as células, combinando efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e antimicrobianos, graças à sua defesa do sistema imunológico, acrescenta a FAO.

3. O cacau fornece vitaminas e minerais

Outro benefício à saúde apontado pela organização internacional é que o cacau é fonte de vitaminas A e B, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e potássio. 

"Além disso, se o leite for adicionado ao chocolate, o teor de cálcio aumenta significativamente. Além disso, o ácido fólico e a tiamina (B1) contidos no cacau como matéria-prima são nutrientes essenciais para regular o metabolismo", diz a organização internacional.

4. O cacau tem um efeito importante sobre as doenças cardiovasculares

Um grupo de pesquisadores examinou se a suplementação com extrato de cacau, que contém flavanóis (uma subclasse de flavonoides encontrados em folhas de chá, cacau, uvas e outros alimentos), reduz ou não as doenças cardiovasculares (DCV). O estudo envolveu mais de 21 000 pacientes e durou três anos.

O resultado da pesquisa foi publicado em 2022 no The American Journal of Clinical Nutrition. Os pesquisadores concluíram que o extrato de cacau não reduziu significativamente o total de eventos cardiovasculares entre adultos mais velhos, mas reduziu a morte por DCV em 27%.

Outros benefícios do cacau

Além disso, a FAO menciona que o cacau ajuda a regular a pressão arterial e o colesterol, e aumenta a elasticidade e a hidratação da pele graças aos flavonoides.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados