Páscoa: comer chocolate faz bem à saúde?

O doce, muito popular nesta época do ano, contém bioativos associados a diversos benefícios à saúde. Nutricionistas recomendam o consumo moderado.

O chocolate pode ser considerado antioxidante apenas no caso do feito com maior teor de cacau. Aqui, uma mesa de chocolates em exposição em Bayonne, França.

Foto de Brian Finke
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 7 de abr. de 2023, 10:00 BRT

Você já pensou em incluir o chocolate na sua dieta para alcançar uma alimentação mais saudável e equilibrada? Pode parecer contraditório, mas o chocolate não é vilão da boa alimentação e pode trazer diversos benefícios à saúde. 

Segundo a nutricionista Edvânia Soares, especialista em nutrição clínica e esportiva, os principais benefícios do chocolate estão relacionados aos compostos bioativos presentes no cacau, como os flavonoides, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras.

“Os flavonoides são um grupo de compostos vegetais que podem ser encontrados no cacau. Especificamente as catequinas, epicatequinas e procianidinas”, específica a profissional de nutrição.

Essas substâncias, segundo ela, podem trazer mais de um benefício para a saúde. O chocolate pode, por exemplo, ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea e diminuir o risco de coagulação e acúmulo de placas nas artérias, o que, por sua vez, diminui o risco de doenças cardiovasculares. 

Além disso, os flavonoides do cacau também podem melhorar a função cerebral. De acordo com Soares, essas substâncias aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando a função cognitiva, a memória e a concentração.

Outros benefícios do chocolate incluem uma ação antioxidante, em que os flavonoides ajudam a proteger as células do estresse oxidativo e dos danos causados pelos radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas e envelhecimento precoce. “Eles também contam com propriedades anti-inflamatórias e podem reduzir a inflamação no corpo, o que contribui para a prevenção de várias doenças”, acrescenta a nutricionista. 

Qual é o melhor chocolate para a saúde? 

Para potencializar os benefícios à saúde que o alimento pode trazer, a nutricionista recomenda escolher o chocolate com maior teor de cacau, idealmente 70% ou mais. ”Quanto mais cacau, maior a quantidade de flavonoides. Portanto, o chocolate amargo ou meio amargo são as opções mais saudáveis em comparação ao chocolate ao leite e ao chocolate branco, que contêm menos cacau e mais açúcar e gordura”, explica Soares. 

O segundo fator importante para que o chocolate seja um item de uma dieta saudável é verificar a gordura vegetal adicionada e a quantidade de açúcar. Para esses dois fatores, quanto menos, melhor. 

Qual a quantidade de chocolate recomendada para uma alimentação saudável?

Não existe uma recomendação específica de frequência de consumo de chocolate, diz Soares. “Isso pode variar de acordo com a dieta individual, preferências, necessidades nutricionais e estado de saúde”, comenta a nutricionista. 

No entanto, se você pretende exagerar no chocolate nesta Páscoa, algumas regras gerais podem ajudar a aproveitar os benefícios do chocolate sem prejudicar a saúde:

  • Consumo moderado: o chocolate é um alimento calórico e pode prejudicar a saúde em grandes quantidades. “Prefira uma porção pequena (cerca de 20-30 gramas) uma vez por semana”, recomenda Soares.  
  • Atenção aos efeitos colaterais: algumas pessoas podem ser alérgicas ou intolerantes a ingredientes presentes no chocolate, como o cacau, leite ou nozes. Se você tem alergias conhecidas, verifique sempre os rótulos e qualidade dos produtos. 
  • O alimento também pode agravar condições médicas, como enxaquecas e refluxo gastroesofágico, alerta a nutricionista. 

Por fim, Soares reforça que todo alimento pode fazer parte de uma alimentação saudável, desde que sem exageros. “Todo consumo precisa ter equilíbrio.”

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados