Conheça os benefícios que o abraço faz ao nosso corpo

O contato físico produz melhorias em vários aspectos, independentemente da idade.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de jul. de 2023, 14:17 BRT
As netas de Aretha Franklin se abraçam após se apresentarem no último evento beneficente de Aretha ...

As netas de Aretha Franklin se abraçam após se apresentarem no último evento beneficente de Aretha Franklin.

Foto de Elias Williams

O abraço é uma simples demonstração de afeto com grandes efeitos sobre a saúde e o humor das pessoas. Embora o abraço traga benefícios para todas as idades, ele é vital durante os primeiros anos de vida da pessoa.

Abraços salvam vidas  

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu novas diretrizes para melhorar as chances de sobrevivência e os resultados de saúde dos bebês nascidos prematuros (antes de 37 semanas de gestação) ou pequenos (menos de 2,5 kg ao nascer). 

No documento, a organização sugere que o contato pele a pele com o cuidador deve ocorrer imediatamente após o nascimento, conhecido como "método da mãe canguru". Esse método combina o contato pele a pele com o cuidador principal (geralmente a mãe) pelo maior tempo possível com a amamentação.

Especificamente, a aplicação do método logo após o parto salva muito mais vidas, reduz infecções e hipotermia e melhora a nutrição, diz a agência.

Karen Edmond, médica oficial da OMS para a saúde do recém-nascido, diz: "o primeiro abraço com um dos pais não é apenas importante emocionalmente, mas também é absolutamente fundamental para melhorar as chances de sobrevivência e os resultados de saúde para bebês pequenos e prematuros.

Abraçar as crianças durante a vacinação evita o estresse

Tomar vacinas pode ser um momento estressante para as crianças, mas o abraço dos pais e responsáveis pode desempenhar um papel importante nesse momento, afirmam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência de saúde do governo dos EUA.

Segurar as crianças durante esse período evita com segurança que elas movam os braços e as pernas durante as injeções, e permite que o médico tenha controle do local da injeção.

Mas isso não é tudo, "ele evita que as crianças fiquem assustadas, pois o abraço lhes mostra conforto em vez de dominação".

Os abraços fortalecem os casais

Abraçar ou dar as mãos ajuda a fortalecer o relacionamento entre casais, sugere um estudo publicado em 2020 no Journal of Social and Personal Relationships

Embora as razões para isso não sejam claras, o gesto de se aproximar do parceiro mostra efeitos de melhoria e satisfação no relacionamento.

O abraço ajuda você a se sentir melhor

O abraço ajuda a aumentar os níveis de oxitocina, um tipo de hormônio gerado no hipotálamo que promove sentimentos positivos.

De acordo com a Harvard Medical School, o "hormônio do amor" reduz os níveis de estresse e ansiedade, e pode ser liberado por meio de atividades como exercícios ou canto. Outra forma é o abraço, uma maneira de aumentar a oxitocina e elevar a sensação de bem-estar.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados