Por que nos sentimos inchados após comer?
A sensação é comum, mas quando se torna crônica ou vem acompanhada de outros sintomas, um profissional de saúde deve ser consultado.
Os visitantes de Wat Chedi comem em um café perto do templo, Nakhon Si Thammarat, Tailândia.
A sensação de inchaço no abdômen geralmente é o resultado de um acúmulo de gases no intestino. Esse fenômeno pode ter várias causas, incluindo comer demais, intolerância à lactose e constipação, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer dos EUA (NCI, na sigla em inglês).
O que causa o inchaço abdominal
O inchaço ocorre quando uma quantidade anormal de gás se acumula no abdômen. De acordo com a Harvard Medical School (HMS), isso acontece por vários motivos.
As enzimas e bactérias do sistema digestivo quebram os alimentos em açúcares simples para absorção. Entretanto, os níveis de enzimas no estômago e nos intestinos diminuem naturalmente com a idade. Com menos enzimas, os alimentos não são completamente decompostos, deixando mais trabalho para as bactérias, o que resulta em mais gases.
Outro motivo para o inchaço é a dificuldade que algumas pessoas têm para digerir determinadas categorias de carboidratos conhecidas como Fodmap (abreviação em inglês de oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis). Entre esses alimentos, Harvard lista brócolis, feijão, lentilhas, trigo, alho, cebola, maçãs e sucos de frutas.
O excesso de gases também pode resultar da aerofagia (ato de engolir ar em excesso), diz a HMS. Isso geralmente ocorre ao comer rapidamente ou ao falar enquanto engole os alimentos.
(Veja também: 5 recomendações para uma alimentação saudável)
Quando o inchaço no abdômen desaparece?
Como explica a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM, na sigla em inglês), o inchaço causado por uma refeição pesada desaparece depois que o alimento é digerido.
Entretanto, nos casos de inchaço causado pela aerofagia, a NLM sugere evitar bebidas com gás e goma de mascar, não beber líquidos com canudo e comer devagar.
Por fim, quando o inchaço é causado por má absorção, a NLM sugere modificar a dieta, reduzir o consumo de leite e conversar com um profissional da área médica.
Embora um pouco de inchaço seja normal, se ele ocorrer com frequência ou por períodos prolongados, ou se o inchaço for acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal, perda de peso ou febre, um médico deve ser consultado, conclui a HMS.