Confira cinco benefícios de comer melancia

Estudos associam essa deliciosa fruta a muitos benefícios para a saúde.

Por Amanda Fiegl
Publicado 21 de ago. de 2023, 10:02 BRT
Watermelon Benefits Boy Archive

Com a cara mergulhada na melancia, um menino come uma fatia suculenta da fruta em um festival.

Foto de James P. Blair National Geographic

1. Alivia os músculos doloridos

De acordo com um novo estudo publicado no Journal of Agricultural Food and Chemistrybeber suco de melancia antes de um treino intenso ajudou a reduzir a frequência cardíaca dos atletas e a dor muscular no dia seguinte. Isso se deve ao fato de a melancia ser rica em um aminoácido chamado L-citrulina, que o corpo converte em L-arginina, um aminoácido essencial que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e a melhorar a circulação.

Os sete participantes do estudo, todos homens, receberam 500 ml de suco de melancia natural, suco de melancia enriquecido com citrulina adicional ou uma bebida placebo uma hora antes do treino. É interessante notar que o suco natural foi tão eficaz quanto o suco enriquecido. Os pesquisadores também determinaram que as células intestinais podem absorver mais citrulina do suco de melancia do que dos suplementos de citrulina, especialmente quando o suco não é pasteurizado.

2. Ajuda a saúde do coração

Mulheres na pós-menopausa apresentaram melhora na saúde cardiovascular após seis semanas de ingestão de suplementos de extrato de melancia disponíveis no mercado contendo citrulina e arginina, de acordo com um estudo publicado no início deste ano pelo fisiologista Arturo Figueroa, da Universidade da Flórida, EUA.

E em um estudo de 2012, também liderado por Figueroa, esses suplementos ajudaram a aliviar a pressão arterial elevada em adultos obesos de meia-idade

3. Ela pode ser um Viagra natural

A melhora da circulação pode beneficiar mais do que apenas o coração, conforme apontado por pelo menos um pesquisador de melancia. Mas você provavelmente teria que comer muito para obter o efeito desejado – e comer demais poderia causar efeitos colaterais infelizes, já que a melancia há muito tempo tem a reputação de ser um diurético natural.

4. É rica em vitaminas e minerais, mas tem poucas calorias

Você poderia supor que a melancia tem pouco valor nutricional, e ela é mais de 90% água. Mas uma fatia de 300 ml de melancia contém cerca de um terço do valor diário recomendado de vitaminas A e C, além de uma quantidade modesta de potássio (9% do valor diário).

5. Ela pode até combater o câncer

A melancia está entre as melhores fontes dietéticas de licopeno, um antioxidante ligado tanto à prevenção quanto ao tratamento do câncer de próstata, embora os cientistas ainda estejam investigando os detalhes dessa conexão.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados