Uma ilustração mostra a estrutura de dupla hélice do DNA humano.

O que é o DNA e do que ele é composto?

Em 25 de abril de 1953, dois cientistas publicaram uma das descobertas de maior impacto sobre a humanidade: o mapeamento de como é formado o DNA.

Uma ilustração mostra a estrutura de dupla hélice do DNA humano.

Foto de DAVIS MELTZER
Publicado 24 de abr. de 2024, 12:00 BRT

Em 25 de abril de 1953, um artigo publicado na revista científica Nature se tornou um marco para a comunidade científica. O biólogo norte-americano James Watsonfísico britânico Francis Crick explicaram nesse documento o que constituía o DNA humano

Watson e Crick detalharam que o ácido desoxirribonucleico (o DNA), tão essencial à vida, era formado por uma estrutura tridimensional de dupla hélice. A descoberta marcou a história da ciência e, por isso, o dia 25 de abril se tornou o Dia Internacional do DNA.

(Vale a pena ler também: Quem foi Peter Higgs, o cientista que descobriu a "partícula de Deus"?)

Mas, afinal, o que é o DNA?

ácido desoxirribonucleico (DNA) é "uma molécula dentro das células que contém a informação genética responsável pelo desenvolvimento e funcionamento de um organismo", define o Instituto Nacional do Câncer (NIC) do governo dos Estados Unidos.

Como o NIC destaca, o DNA é o meio pelo qual a informação genética é passada de uma geração para a outra.

As informações no DNA são armazenadas como um código composto por quatro bases químicas: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T), explica o MedlinePlus, um serviço de informações produzido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Essas quatro bases químicas se emparelham umas com as outras, adenina (A) com timina (T) e citosina (C) com guanina (G), formando unidades chamadas pares de bases.

As informações genéticas são transmitidas de uma geração para outra por meio do DNA. A imagem mostra uma análise genética no Laboratório de Biotecnologia.

Foto de JEFFERSON CHRISTOFOLETTI Embrapa Pesca e Aquicultura

Do que é composto o DNA?

Cada base, por sua vez, está ligada a uma molécula de açúcar de cinco carbonos (chamada de pentose), a uma base nitrogenada e a um grupo fosfato. Quando juntos, eles formam os nucleotídeos, continua a fonte médica estadunidense.

Os nucleotídeos estão dispostos em duas longas fitas que formam uma espiral chamada de dupla hélice. Como aponta o MedlinePlus, essa estrutura da dupla hélice se assemelha a uma escada em espiral: os pares de bases formariam “os degraus” e as moléculas de açúcar e fosfato seriam “o corrimão”.

genoma (conjunto completo de DNAde um ser humano contém cerca de 3 bilhões de bases e cerca de 20 mil genes em 23 pares de cromossomos, observa o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos Estados Unidos (NHGRI).

Como explica um artigo de National Geographic Estados Unidos intitulado “DNA, explicado”, 99% das bases do DNA humano são exatamente iguais em todas as pessoas. “O 1% restante é responsável por inúmeras características - como cor dos olhostom de peleformato do corpo - que tornam cada pessoa única”, completa o texto.