O que é o DNA e do que ele é composto?
Uma ilustração mostra a estrutura de dupla hélice do DNA humano.
Em 25 de abril de 1953, um artigo publicado na revista científica Nature se tornou um marco para a comunidade científica. O biólogo norte-americano James Watson e o físico britânico Francis Crick explicaram nesse documento o que constituía o DNA humano.
Watson e Crick detalharam que o ácido desoxirribonucleico (o DNA), tão essencial à vida, era formado por uma estrutura tridimensional de dupla hélice. A descoberta marcou a história da ciência e, por isso, o dia 25 de abril se tornou o Dia Internacional do DNA.
(Vale a pena ler também: Quem foi Peter Higgs, o cientista que descobriu a "partícula de Deus"?)
Mas, afinal, o que é o DNA?
O ácido desoxirribonucleico (DNA) é "uma molécula dentro das células que contém a informação genética responsável pelo desenvolvimento e funcionamento de um organismo", define o Instituto Nacional do Câncer (NIC) do governo dos Estados Unidos.
Como o NIC destaca, o DNA é o meio pelo qual a informação genética é passada de uma geração para a outra.
As informações no DNA são armazenadas como um código composto por quatro bases químicas: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T), explica o MedlinePlus, um serviço de informações produzido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.
Essas quatro bases químicas se emparelham umas com as outras, adenina (A) com timina (T) e citosina (C) com guanina (G), formando unidades chamadas pares de bases.
(Vale a pena ler também: Cientistas descobrem um novo titanossauro de 7 toneladas que viveu no sul da Argentina)
As informações genéticas são transmitidas de uma geração para outra por meio do DNA. A imagem mostra uma análise genética no Laboratório de Biotecnologia.
Do que é composto o DNA?
Cada base, por sua vez, está ligada a uma molécula de açúcar de cinco carbonos (chamada de pentose), a uma base nitrogenada e a um grupo fosfato. Quando juntos, eles formam os nucleotídeos, continua a fonte médica estadunidense.
Os nucleotídeos estão dispostos em duas longas fitas que formam uma espiral chamada de dupla hélice. Como aponta o MedlinePlus, essa estrutura da dupla hélice se assemelha a uma escada em espiral: os pares de bases formariam “os degraus” e as moléculas de açúcar e fosfato seriam “o corrimão”.
O genoma (conjunto completo de DNA) de um ser humano contém cerca de 3 bilhões de bases e cerca de 20 mil genes em 23 pares de cromossomos, observa o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos Estados Unidos (NHGRI).
Como explica um artigo de National Geographic Estados Unidos intitulado “DNA, explicado”, 99% das bases do DNA humano são exatamente iguais em todas as pessoas. “O 1% restante é responsável por inúmeras características - como cor dos olhos, tom de pele e formato do corpo - que tornam cada pessoa única”, completa o texto.