Descoberta a origem das listras de gatos malhados

Uma análise detalhada de embriões de felinos revelou a origem surpreendente deste padrão notável em gatos domésticos.

Híbridos de mamute e elefante poderão ser criados em dez anos. Mas deveriam?

Uma nova startup, cofundada pelo geneticista de Harvard George Church, quer utilizar elefantes adaptados ao frio para recriar a tundra ártica. Uma iniciativa que provoca importantes discussões científicas e éticas.

Desvendando os mistérios do cérebro — com a ajuda da extraordinária biologia da lula

Há décadas, fibras nervosas gigantes presentes na lula têm sido essenciais para pesquisas científicas. Avanços recentes na edição dos seus genomas podem levar a uma melhor compreensão do sistema nervoso em geral.

O que precisamos saber sobre o doping em cavalos de corrida

Sempre surgem novos escândalos relacionados às corridas de cavalos nos Estados Unidos. O que é preciso fazer para evitar o doping?

Edição genética pode tratar doenças e viabilizar transplantes entre porcos e humanos

Técnica conhecida como Cripsr tem avançado a passos ligeiros e poderá, em breve, tratar câncer e zerar filas de transplante de órgãos.

Filhos de sobreviventes de Chernobyl não apresentam excesso de mutações genéticas

O maior e mais avançado estudo desse tipo não apenas atualiza os resultados anteriores, como também apresenta novos detalhes sobre como a chuva radioativa do desastre causou determinados tipos de câncer.

Será possível reviver animais extintos?

Cientistas de todo o mundo correm para desenvolver técnicas de reprodução a partir de vestígios de animais mortos, mas os resultados até agora são tímidos.

Análise de DNA de vítimas de massacre de 6,2 mil anos traz mais perguntas do que respostas

Arqueólogos presumiram que uma família inteira foi morta violentamente há milhares de anos, mas o maior estudo genético de um assassinato em massa já conduzido até hoje refuta a hipótese.

Passo a passo – pesquisadores coletam sêmen de onça na natureza

Reportagem acompanhou o trabalho de cientistas que manejam material biológico de onças-pintadas para reverter a baixa variabilidade genética de populações isoladas, resultado da destruição de seus habitats.

Descobertos no Alasca os mais antigos restos mortais de um cachorro

Um fragmento de osso conta a história de um companheiro canino que viajou para um novo mundo gélido, fornecendo pistas sobre as migrações dos primeiros norte-americanos.

Doninha-de-patas-pretas é clonada – processo inédito em espécie ameaçada de extinção

Uma doninha-de-patas-pretas morta há mais de 30 anos foi clonada por meio de células preservadas, processo que poderia aumentar a diversidade na população com elevada consanguinidade e ameaçada de extinção.

Dentes de mamute de um milhão de anos contêm o DNA mais antigo do mundo

O material genético recordista está trazendo novas percepções sobre a vida e evolução dos mamutes da América do Norte.

Por que algumas variantes do coronavírus são mais contagiosas – e como podemos detê-las

Um conjunto de mutações virais parece estar acelerando a disseminação da covid-19. Cientistas estão correndo para entender como elas funcionam.

Zebras com manchas e listras incomuns podem ser um alerta sombrio sobre o futuro da espécie

Animais com padrões de pelagem anormais podem ser consanguíneos, uma “evidência dramática” dos prejuízos causados a animais silvestres pela fragmentação de habitats, segundo novo estudo.

Lobos pré-históricos existiram e eram ainda mais estranhos do que pensávamos

Estudo do DNA de animais já extintos revela fatos surpreendentes, como a distância genética entre lobos pré-históricos e lobos-cinzentos.

Câncer ameaçador que aflige diabos-da-tasmânia pode estar diminuindo

Novas análises genéticas revelam que a doença, que provoca grandes tumores faciais, é menos infecciosa do que há uma década.

Extremamente rara, onça-parda com leucismo destaca excentricidade da espécie

“É possível que eu nunca mais veja outra onça-parda com leucismo em minha vida”, diz cientista sobre  jovem felino avistado na Mata Atlântica.

Pesquisadores correm para coletar informações biológicas de animais do Pantanal

A Arca Xenarthra é o primeiro banco de germoplasma da superordem dos tatus, preguiças e tamanduás do mundo. Projeto visa resguardar para gerações futuras informações biológicas de populações chaves ameaçadas.