Será possível reviver animais extintos?

Cientistas de todo o mundo correm para desenvolver técnicas de reprodução a partir de vestígios de animais mortos, mas os resultados até agora são tímidos. 

Análise de DNA de vítimas de massacre de 6,2 mil anos traz mais perguntas do que respostas

Arqueólogos presumiram que uma família inteira foi morta violentamente há milhares de anos, mas o maior estudo genético de um assassinato em massa já conduzido até hoje refuta a hipótese.
4:51

Passo a passo – pesquisadores coletam sêmen de onça na natureza

Reportagem acompanhou o trabalho de cientistas que manejam material biológico de onças-pintadas para reverter a baixa variabilidade genética de populações isoladas, resultado da destruição de seus habitats.

Descobertos no Alasca os mais antigos restos mortais de um cachorro

Um fragmento de osso conta a história de um companheiro canino que viajou para um novo mundo gélido, fornecendo pistas sobre as migrações dos primeiros norte-americanos.

Doninha-de-patas-pretas é clonada – processo inédito em espécie ameaçada de extinção

Uma doninha-de-patas-pretas morta há mais de 30 anos foi clonada por meio de células preservadas, processo que poderia aumentar a diversidade na população com elevada consanguinidade e ameaçada de extinção.

Dentes de mamute de um milhão de anos contêm o DNA mais antigo do mundo

O material genético recordista está trazendo novas percepções sobre a vida e evolução dos mamutes da América do Norte.

Por que algumas variantes do coronavírus são mais contagiosas – e como podemos detê-las

Um conjunto de mutações virais parece estar acelerando a disseminação da covid-19. Cientistas estão correndo para entender como elas funcionam.

Zebras com manchas e listras incomuns podem ser um alerta sombrio sobre o futuro da espécie

Animais com padrões de pelagem anormais podem ser consanguíneos, uma “evidência dramática” dos prejuízos causados a animais silvestres pela fragmentação de habitats, segundo novo estudo.

Lobos pré-históricos existiram e eram ainda mais estranhos do que pensávamos

Estudo do DNA de animais já extintos revela fatos surpreendentes, como a distância genética entre lobos pré-históricos e lobos-cinzentos.

Câncer ameaçador que aflige diabos-da-tasmânia pode estar diminuindo

Novas análises genéticas revelam que a doença, que provoca grandes tumores faciais, é menos infecciosa do que há uma década.

Extremamente rara, onça-parda com leucismo destaca excentricidade da espécie

“É possível que eu nunca mais veja outra onça-parda com leucismo em minha vida”, diz cientista sobre  jovem felino avistado na Mata Atlântica.

Pesquisadores correm para coletar informações biológicas de animais do Pantanal

A Arca Xenarthra é o primeiro banco de germoplasma da superordem dos tatus, preguiças e tamanduás do mundo. Projeto visa resguardar para gerações futuras informações biológicas de populações chaves ameaçadas. 

Este pássaro magnífico é metade macho, metade fêmea

Ao colocar anilhas em pássaros na Pensilvânia, pesquisadores descobriram um pássaro da espécie Pheucticus ludovicianus bastante incomum.

Restos mortais de vikings revelam que suas raízes genéticas são inesperadamente diversificadas

Em nossa visão moderna, esses antigos navegantes integravam um grupo bastante homogêneo, mas, na realidade, sua composição era bem mais complexa.

Rara abelha mutante possui traços masculinos e femininos

O inseto também tem olhos amarelos, outra peculiaridade genética incomum. Essa combinação de fenômenos inusitados provavelmente não acontecerá novamente por um longo tempo, segundo especialistas.

Afinal, por que ocorrem casos assintomáticos da covid-19?

Autoridades sanitárias estão preocupadas com o motivo pelo qual algumas pessoas que testam positivo para o coronavírus nunca apresentam sintomas.

Descobertas em caverna podem duplicar o tempo que os humanos habitam as Américas

Inóspita e remota, a Caverna Chiquihuite, no México, parecia um lugar improvável para se morar. Mas objetos de pedra recuperados das profundezas da caverna podem contar outra história.

DNA dos cananeus da Bíblia permanece vivo nos árabes e judeus modernos

Estudo de material genético antigo investiga a surpreendente herança genética desse misterioso povo da Idade do Bronze.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados