Por que as pessoas têm cores de olhos diferentes? Veja o que diz a ciência

A cor dos olhos é resultante da pigmentação da íris e é determinada por variações nos genes. Saiba mais sobre o tema.

Publicado 11 de set. de 2023, 12:00 BRT

Morador da aldeia de Qala-e Panja, Afeganistão. Olhos claros contam com menos melanina na íris.

Foto de MATTHIEU PALEY

De azul muito claro a castanho escuro, a cor da íris (estrutura que envolve a pupila) pode variar entre as pessoas. Essas diferenças nas cores dos olhos são explicadas pelas complexidades da genética.

Como a cor dos olhos é determinada?

De acordo com o MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM, na sigla em inglês), a cor dos olhos de uma pessoa é o resultado da pigmentação da íris e é determinada por variações nos genes

A maioria dos genes associados à cor dos olhos está envolvida com a produção, transporte ou armazenamento de um pigmento chamado melanina. Enquanto as pessoas de olhos castanhos têm uma grande quantidade de melanina na íris, as de olhos azuis possuem menos.

Como aponta o MedlinePlus, há uma região específica do cromossomo 15 que desempenha um papel importante na cor dos olhos. Nela, há dois genes localizados próximos um do outro (o OCA2 e o HERC2). A proteína produzida pelo primeiro desses genes, conhecida como proteína P, é crucial na quantidade e na qualidade da melanina presente na íris.

Entretanto, algumas variações comuns (polimorfismos) no gene OCA2 reduzem a quantidade de proteína P funcional que é produzida. Isso resulta em menos melanina na íris e, consequentemente, em uma maior probabilidade de ter olhos azuis.

Da mesma forma, foi demonstrado que um polimorfismo em uma área do gene HERC2, conhecido como intron 86, também diminui a produção da proteína P, resultando em menos melanina na íris e em olhos de cor mais clara.

Há também outros genes que desempenham um papel, embora menor, na determinação da cor da íris. É provável que os efeitos desses genes se combinem com os do OCA2 e do HERC2 para produzir cores de olhos diferentes, acrescenta o MedlinePlus.

A cor dos olhos é hereditária?

A hereditariedade da cor dos olhos é uma questão complexa porque vários genes estão envolvidos, informa a NLM.

"Embora a cor dos olhos de uma criança possa ser prevista com base na cor dos olhos de seus pais e de outros parentes, às vezes as variações genéticas produzem resultados inesperados.”

Isto é, não necessariamente o filho de um casal terá a mesma cor de olhos dos seus pais.

Qual a cor de olhos predominante no mundo?

O castanho é a cor mais comum em todo o mundo, diz a NLM. Já olhos mais claros, como azul ou verde, são encontrados mais entre pessoas de ascendência europeia.