O físico é mundialmente conhecido por sua previsão da existência de uma nova partícula. Em 2013, ...

Quem foi Peter Higgs, o cientista que descobriu a "partícula de Deus"?

Ele recebeu o Prêmio Nobel de Física em 2013, após outros cientistas confirmarem a previsão feita pelo físico britânico em 1964, provando estar à frente de seu tempo.

O físico é mundialmente conhecido por sua previsão da existência de uma nova partícula. Em 2013, ele recebeu o Prêmio Nobel de Física.

Foto de CLAUDIA MARCELLONI CERN
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de abr. de 2024, 16:55 BRT

A principal descoberta da carreira de Peter Higgs, que morreu no último dia 8 de abril de 2024, é tão importante para o campo da física que recebeu o nome de "partícula de Deus". O físico britânico, nascido em 1929, se tornou conhecido no campo científico justamente ao prever a existência do chamado bóson de Higgs – "uma partícula subatômica que é portadora de um campo que confere massa a todas as partículas elementares por meio de suas interações com elas", como explica a Encyclopaedia Britannica, uma plataforma de conhecimento geral.

O cientista morreu aos 94 anos, como informou a Universidade de Edimburgo, na Escócia. Embora Higgs tenha descrito o  bóson de Higgs em meados da década de 1960, sua teoria só foi confirmada em 2013. Reveja a história do físico, que já foi premiado com um Nobel em sua área, e entenda a importante contribuição de Higgs para a ciência.

(Você pode se interessar por: O que é a teoria quântica?)

Quem foi Peter Higgs

Peter Higgs foi um físico e matemático nascido em Newcastle upon Tyne, uma cidade no nordeste do Reino Unido. Conforme relata o site do Prêmio Nobel, ele sofria de asma, de modo que parte de sua educação inicial foi recebida em casa.

Aos 17 anos Higgs foi para Londres a fim de estudar matemática e física, e obteve seu PhD na universidade King's College, em 1954. Em seguida, mudou-se para a Universidade de Edimburgo, onde permaneceu até sua aposentadoria (com exceção de alguns anos no final da década de 1950).

O físico britânico que dá nome ao bóson de Higgs, foi destaque na capa de um artigo da National Geographic, m 2013, quando sua descoberta foi confirmada.

Foto de Reprodução, Reprodução

A contribuição de Peter Higgs para a ciência

Higgs é mundialmente conhecido por sua previsão da existência de uma nova partícula, o chamado bóson de Higgs ou "partícula de Deus", que explica como a matéria foi formada após o Big Bang, de acordo com um artigo da National Geographic Espanha.

Seu trabalho inicial se concentrou na física molecular e no cálculo dos espectros vibracionais das moléculas. Em 1956, ele começou a trabalhar na teoria quântica de campos, informa a Encyclopaedia Britannica.

“Em 1964, o cientista britânico escreveu dois artigos detalhando o que mais tarde se tornaria conhecido como o mecanismo de Higgs, no qual um campo escalar (ou seja, um campo presente em todos os pontos do espaço) confere massa às partículas", explica a plataforma. 

Após um dos artigos ser rejeitado pela revista científica que deveria publicá-lo, Higgs o revisou e acrescentou que sua teoria previa a existência de um bóson pesado.

previsão feita por Higgs em 1964 foi confirmada quase 50 anos depois, graças a experimentos no Grande Colisor de Hádrons (uma ferramenta científica de testes situada a abaixo da superfície), e que fica em Genebra, na Suíça, pertencendo à Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), informa o órgão acadêmico.

Conforme relatado por National Geographic Estados Unidos em 2012, os cientistas do CERN informaram que haviam detectado um sinal o qual provavelmente correspondia a um bóson de Higgs

Ao examinar duas vezes e meia mais dados, os físicos do CERN concluíram, em março de 2013que algum tipo de bóson de Higgs havia sido realmente descoberto, afirma o site do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear.

mais populares

    veja mais

    A partícula de Higgs em erupção a partir da colisão de prótons.

    Foto de MOONRUNNER DESIGN LTD

    Os reconhecimentos de Peter Higgs na carreira

    A contribuição de Peter Higgs para a física foi reconhecida com várias honrarias acadêmicas, como por exemplo  a Medalha Real da Royal Society of Edinburgh (entidade britânica de fomento e reconhecimento à ciência), recebida no ano 2000, além da pessoal e exclusiva Medalha Higgs, dada pela mesma entidade em 2012 – entre muitas outras. Higgs também recebeu títulos honorários de várias universidades pelo mundo.

    Em 2013, o britânico recebeu o Prêmio Nobel de Física, juntamente com François Englert, "pela descoberta teórica de um mecanismo que contribui para nossa compreensão da origem da massa das partículas subatômicas".

    No artigo publicado pela Universidade de Edimburgo em 10 de abril, Peter Mathieson, diretor da instituição acadêmica, descreveu Peter Higgs como uma pessoa extraordinária e disse que seu trabalho científico enriqueceu o conhecimento do mundo. "Seu trabalho pioneiro motivou milhares de cientistas e seu legado continuará a inspirar muitos outros nas próximas gerações.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados