pope selection white smoke

Conclave de 2025: como é feita a fumaça branca expelida no Vaticano quando um novo Papa é eleito?

A química é a chave para produzir a névoa de cor clara que surge na chaminé da Capela Sistina quando um novo Papa é finalmente escolhido. A seguir, um especialista explica em seis pontos.

A fumaça branca que saiu da chaminé no telhado da Capela Sistina, no Vaticano, em 13 de março de 2013, quando o Papa Francisco foi eleito.

Foto de Gregorio Borgia, AP
Por Katia Andreassi
Publicado 6 de mai. de 2025, 07:05 BRT

Quando uma fumaça branca saiu da chaminé no topo da Capela Sistinano Vaticano, em 13 de março de 2013, era o sinal que todos esperavam na Praça de São Pedro para saber que conclave daquele ano havia terminado – e os cardeais tinham elegido um novo Papa

Ele era Jorge Mario Bergoglio – na época um cardeal argentino de 76 anos arcebispo de Buenos Aires, que adotou o nome de Papa Francisco e foi eleito após a morte de João Paulo 2º. Bergoglio ficou 12 anos como sumo-pontífice até o dia de sua morte, em 21 de abril de 2025.

Agora, mais um conclave está para acontecer. Por isso mesmo, National Geographic retoma uma conversa com Chris Mocella, um químico e pesquisador co-autor de “Chemistry of Pyrotechnics” (“Química da Pirotecnia”), para ajudar a esclarecer o que é feito para criar essa tonalidade branca celestial” que anuncia a eleição do líder máximo da Igreja Católica

(Leia também: Qual foi o conclave mais longo e tenso da história? Os detalhes da eleição que teve até mortes envolvidas)

Como se controla a cor de uma fumaça ao queimar algo? 

Será que toda fumaça é meio cinza? Segundo Mocella, isso depende. “Há duas maneiras de gerar fumaça”, explica. A primeira é a combustão, que produz fumaça quando os materiais são parcialmente queimados, e a vaporização, que ocorre quando materiais sólidos são aquecidos para transformá-los primeiro em líquido e depois em gás. 

A fumaça que você vê quando queima madeira ou palha na lareira é de um produto de combustão; o material com alto teor de carbono na madeira queima, mas não completamente”, explica o químico. Ela libera dióxido de carbono junto com compostos escuros que parecem cinza ou pretos

Já na vaporização, “uma substância sólida é rapidamente derretida e vaporizada pelo calor de uma reação pirotécnica, mas não a ponto de ser queimada, e se recondensa no ar para formar uma névoa – o que veríamos como fumaça”, detalha Mocella.

O que pode ser usado para produzir fumaça branca?

“Há certos produtos de combustão que são brancos ou cinza claro com base em sua natureza”, diz Mocella. 

Ele aponta certos compostos de zinco e fósforo elementar, que atraem umidade quando queimados e podem produzir uma fumaça branca espessa. “Essas são reações bastante simples para um químico pirotécnico”, acrescenta. 

mais populares

    veja mais
    Multidões de fiéis lotam a Praça de São Pedro em ocasiões especiais como a Páscoa, o ...

    Multidões de fiéis lotam a Praça de São Pedro em ocasiões especiais como a Páscoa, o Natal e, claro, quando os cardeais estão em conclave para escolher o próximo Papa da Igreja Católica. 

    Foto de Winfield Parks

    Qual é a metodologia de fumaça branca usada pelo Vaticano?

    vaporização é uma opção, mas é complicada de se dominar, diz Mocella. Ele suspeita que os cardeais usam o processo mais simples de combustão

    Uma maneira fácil de criar fumaça branca é queimar “pó de zinco metálico com enxofre elementar, gerando gás sulfídrico de zinco que é uma nuvem espessa de fumaça esbranquiçada quando gerada”, explica. Esta pode ser a combinação usada pela igreja para criar a tão aguardada névoa branca.

    Já quanto à fumaça preta, o especialista indica que ela é melhor produzida pela queima parcial de material orgânico, como a madeira, diz Mocella. “Se limitarmos a quantidade de oxigênio disponível em uma composição pirotécnica de queima rápida, obteremos muitas partículas de fuligem não completamente queimadas: ou seja, fumaça!”

    Será que o Vaticano já usou palha para criar fumaça preta?

    É necessário lembrar que cada vez que se dá uma votação dos cardeais reclusos dentro da Capela Sistina – e não se chega a um consenso a respeito de um novo para a sucessão papal – a chaminé do complexo do Palácio Apostólico libera uma fumaça em tom preto

    Mas será que Vaticano já usou palha para criar essa fumaça preta?

    “Se um determinado tipo de palha for queimado com acesso limitado ao oxigênio do ar, isso pode produzir fumaça preta, mas talvez não no volume e na espessura desejados”, diz o especialista.

    “Para realmente tornar a fumaça 'preta', ela precisa ser espessa e densa, o que significa produzir muito rapidamente uma composição pirotécnica química, provavelmente não apenas a queima de palha”.

    Os cardeais poderiam emitir fumaça vermelha se quisessem?

    Quando se pensa sobre que outras cores de fumaça seriam possíveis, Mocella explica que é possível, sim, fazer a névoa ter outras cores além de preto ou branco

    “Certamente podemos fazer fumaça colorida”, diz. Certos corantes sólidos podem ser rapidamente derretidos em um líquido e, em seguida, vaporizados em um gás, que se recondensa em minúsculas gotículas no ar, produzindo uma névoa de fumaça colorida, detalha o especialista. 

    “É preciso prestar muita atenção na preparação dos materiais pirotécnicos a serem queimados para vaporizar o corante. Os corantes geralmente são feitos de materiais orgânicos que podem facilmente se transformar em cinzas cinza-escuras se a queima for muito intensa.”

    (Conteúdo relacionado: Conheça o homem que tem as chaves do Vaticano)

    Fumaças de cores diferentes podem ocorrer naturalmente?

    As fumaças coloridas que ocorrem naturalmente são raras, pois são necessárias as condições e os materiais certos para produzi-las. Não consigo pensar em nenhuma fumaça colorida natural – pelo menos neste planeta! – que não seja auxiliada por humanos de alguma forma”, afirma Mocella.

    Para finalizar, o químico e especialista em pirotecnia Chris Mocella comenta que, se os cardeais quisessem, poderiam até mesmo usar fogos de artifício para sair pela chaminé. 

    “Sim, os cardeais certamente poderiam mandar fogos de artifício pela chaminé se ela fosse reta e não dobrasse, ou tivesse qualquer bloqueio”, explica. 

    organização do Vaticano também precisaria retirar a tampa da parte superior do cano da chaminé atual. “Caso contrário, os cardeais teriam um encontro muito próximo com um fogo de artifício na Capela Sistina, provavelmente não o que Michelangelo esperava”, conclui o expert para National Geographic.

    mais populares

      veja mais

      mais populares

        veja mais
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados